PARANÁ
Aplicativo Menor Preço entra na rotina de consumidores e ajuda paranaenses a economizar

O aplicativo Menor Preço se tornou um poderoso aliado dos consumidores na hora de encontrar as melhores ofertas e economizar. Uma ferramenta tão útil que, para muitos paranaenses, é impossível sair de casa sem ela – uma verdadeira parceira na hora das compras.
É o caso do analista Luiz Fernando Belloni, de 48 anos. Morador de Curitiba, ele se descreve como um usuário assíduo do app, do tipo que não vai ao mercado ou à farmácia sem antes consultar os preços no aplicativo. A estratégia tem dado resultado.
Com várias opções de estabelecimentos próximos de casa, Luiz afirma que consegue economizar significativamente. “Já aconteceu de ir a um mercado e depois a outro só para aproveitar preços melhores em determinados itens. Às vezes deixo de comprar algo na hora porque sei que está mais barato em outro lugar próximo”, diz. Com o aumento da inflação e dos alimentos, ele acredita que pesquisar antes de comprar virou uma necessidade.
Adepto do Menor Preço desde o lançamento do serviço, Luiz destaca também a praticidade da ferramenta. “A busca é muito fácil. Uso bastante o recurso de leitura de código de barras, que agiliza muito a comparação. Quando não encontro assim, filtro pelo raio de distância para ver o que está por perto”, completa o analista, que conta que também é um grande divulgador da ferramenta, sempre a recomendando para familiares e amigos.
Outro usuário do app é o aposentado Carlos Augusto Becker, de 75 anos. Ele também utiliza o aplicativo desde o seu lançamento e diz que a ferramenta facilita o dia a dia. “Uso diariamente. É prático e ajuda a economizar tempo e dinheiro, além de evitar gastos desnecessários com produtos semelhantes”.
Ele conta que aproveita os menores preços fornecidos no aplicativo, principalmente em estabelecimentos perto de sua residência. “Gosto bastante dos filtros por localização, que tornam tudo mais simples”.
Gratuito e fácil de usar, o Menor Preço foi desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), mostrando em tempo real os valores ofertados nos estabelecimentos comerciais com base nas notas fiscais eletrônicas emitidas. Para isso, o sistema é integrado ao programa Nota Paraná e, cada vez que uma nota fiscal é emitida, informações como nome do estabelecimento, endereço, produto e valor são repassadas em tempo real ao aplicativo, garantindo precisão e atualizações constantes.
Para Marta Gambini, coordenadora do Nota Paraná, o Menor Preço é um exemplo de como a tecnologia pode beneficiar tanto o consumidor quanto o Estado. “Com mais pessoas pedindo CPF na nota, mais produtos aparecem no sistema. Isso torna os dados mais completos e úteis para todos os usuários”, explica.
COMO FUNCIONA – Disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos App Store (iOS) e Google Play (Android) e também no site do Menor Preço, a ferramenta utiliza as notas fiscais emitidas pelos estabelecimentos para montar uma base de dados em tempo real, mostrando os preços de um mesmo produto em diferentes locais, distâncias e traçando rotas. A distância escolhida pode variar entre 1 km e 20 km, enquanto que a data da venda vai de 1 hora até 15 dias da emissão da nota fiscal.
Para isso, o sistema utiliza a localização do aparelho, que precisa ter habilitado o GPS. Após a instalação, é possível fazer a pesquisa do produto desejado pelo nome, com a exibição de uma lista de estabelecimentos onde ele está disponível e os respectivos preços. A listagem pode ser ordenada ou filtrada de acordo com o preço do item pesquisado ou a distância para o estabelecimento. Ele também pode ser usado para ler códigos de barras com a câmera do celular.
DE CARA NOVA – No final de 2024, o aplicativo Menor Preço ganhou uma nova interface, mais moderna e intuitiva, e elementos visuais e interativos, além de outras funcionalidades. Agora, o consumidor pode montar uma lista de compras e o aplicativo indica qual estabelecimento tem o menor valor total para o conjunto de produtos. Depois, na hora da compra, é possível fazer o checklist: consultar e eliminar os itens conforme forem adquiridos.


PARANÁ
MEC publica resultado da primeira chamada do Prouni do 2º semestre

Participam desta edição 887 instituições privadas, com oportunidades em 370 cursos diferentes
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (7) o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2025. A consulta deve ser feita diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
De acordo com o cronograma oficial, o período para comprovação das informações dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Prouni vai de 7 a 18 de julho. Já o resultado da segunda chamada será publicado em 28 de julho, com prazo para entrega da documentação entre 28 de julho e 11 de agosto.
Aqueles que não forem contemplados nas chamadas regulares ainda poderão manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 18 e 19 de agosto. O resultado da lista será divulgado em 22 de agosto.
Mais de 211 mil bolsas ofertadas em todo o Brasil
Nesta edição, o Prouni oferece 211 mil bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior espalhadas pelo país. Do total, 118.000 são bolsas integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e 93.000 são parciais, com 50% de desconto.
Participam desta edição 887 instituições privadas, com oportunidades em 370 cursos diferentes. O curso com o maior número de vagas é Administração, com 13.774 (9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais). Direito aparece em seguida, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais).
Logo após, Pedagogia oferece 11.339 vagas (8.465 integrais e 2.874 parciais), e Educação Física conta com 8.939 bolsas (6.063 integrais e 2.876 parciais). Por fim, no curso de Medicina, um dos mais concorridos, estão disponíveis 1.159 bolsas, sendo 988 integrais e 171 parciais.
Quem pôde se inscrever
Para participar do processo seletivo do segundo semestre de 2025, o candidato precisava em primeiro lugar ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024. A nota mínima exigida era de 450 pontos de média nas áreas do conhecimento, bem como, nota superior a zero na redação.
-
Geral2 anos atrás
Sonho realizado
-
Geral1 ano atrás
PRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
ESPORTES4 meses atrás
-
GOIOERÊ4 meses atrás
O Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
Janiópolis2 anos atrás
Sanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
GOIOERÊ4 meses atrás
Goioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
ESPORTES3 anos atrás
Conheça perigos e consequências da picada de escorpião
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE5 meses atrás
Rancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção