Geral
Artista umuaramense se destaca na criação e venda de esculturas realistas para todo o Brasil
Artista umuaramense se destaca na criação e venda de esculturas realistas para todo o Brasil
Tiago Junior Evangelista produziu as estátuas de dinossauros que estão em exibição no Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste
O empresário e artista umuaramense Tiago Junior Evangelista, de 35 anos, é proprietário da Model Art, empresa especializada em esculturas em tamanho real. Fundada em 2009, a Model Art é liderada por Tiago desde 2014.
Originalmente, a empresa possuía outro dono e focava na recuperação de peças em fibra de vidro. Tiago, na época, trabalhava com pintura automotiva e aerografia, até que um cliente o procurou com algumas esculturas de animais sem pintura, questionando se ele poderia finalizá-las.
“Expliquei para ele que eu poderia pintar, mas que não tinha muita experiência. Como ele conhecia meu trabalho em aerografia, disse que não se importava. Depois, ele me perguntou se eu conseguiria replicar as peças, pois queria mais exemplares para a fazenda dele”, relatou Tiago.
Mesmo sem experiência prévia, ele aceitou o desafio e utilizando seus conhecimentos em fibra de vidro, deu início ao trabalho. Embora suas primeiras peças não tenham atingido o padrão desejado, a localização das esculturas, em uma propriedade à beira da rodovia, atraiu a atenção de figuras públicas, empresas e curiosos.
“As pessoas começaram a me procurar. Como eu já havia feito o molde, consegui replicá-las. Logo, recebi pedidos de prefeituras, parques aquáticos e outros clientes”, contou.
Ao perceber a necessidade de diversificar seu portfólio, Tiago buscou referências e por meio de contatos, conheceu um artista plástico de São Paulo que na época morava na Capital da Amizade com sua esposa.
“Ele dava aulas em uma empresa local e vi o trabalho dele. Entrei em contato e embora não estivesse mais lecionando, ele aceitou trabalhar no meu espaço, pois não tinha estúdio aqui. Foi assim que nos tornamos amigos e parceiros”, explicou Tiago.
O empresário que havia contratado Tiago para pintar suas esculturas encomendou uma girafa e o artista aceitou o desafio. Na época, a modelagem era feita à mão, em isopor e argila, sem o auxílio de impressoras 3D e quem realizava era o outro artista com quem Tiago iniciou a empresa.
“Concordamos que eu cobraria apenas o custo dos materiais e ficaria com o molde para poder revendê-lo, e ele aceitou”, relatou Tiago.
A parceria durou cinco anos e permitiu que Tiago aprimorasse suas técnicas, uma vez que o artista de São Paulo recebia muitas encomendas graças aos seus contatos na capital paulista. Em 2014, com o fim da sociedade, Tiago adquiriu a parte do sócio e continuou à frente da Model Art.
“Apesar de não ter certeza sobre o futuro, pois eu era apenas o assistente, decidi assumir o negócio. As pessoas faziam comparações no início, mas cada artista tem seu próprio estilo. Então, me dediquei a estudar e a criar minha identidade artística”, contou.
Tiago desenvolveu uma técnica própria, aprendendo por meio de tentativas e erros. “Quando me perguntam como aprendi, respondo que foi na prática, pois é assim que se adquire a técnica. Cometi muitos erros antes de alcançar um padrão de mercado”, explicou.
Hoje Tiago utiliza dez impressoras 3D para criar moldes, que são finalizados com fibra de vidro, massa plástica, lixa, tinta e finalizados com verniz adequado ao tipo de peça. “Se faço um elefante, uso verniz fosco para deixá-lo mais realista. Já para figuras de cartoon, aplico o brilhante”, detalhou.
A Model Art já produziu peças para eventos como o lançamento de “Os Vingadores”, para franquias de entretenimento como a da Xuxa, Salão do Automóvel, e para empresas como a Unilever e Nickelodeon. Tiago também produziu as estátuas de dinossauros em exibição no Museu de Paleontologia Cruzeiro do Oeste.
“Sempre ressalto que não trabalho sozinho. Tenho uma equipe comprometida que merece o mesmo mérito que eu. Recentemente, entregamos uma encomenda para Barretos, incluindo um cavalo de 5,5 metros e uma onça de 6 metros”, relatou.
A tecnologia também otimiza o tempo de produção. “Hoje, algumas peças são finalizadas em 15 dias, graças às impressoras 3D e ao apoio de um braço de usinagem de isopor de Santa Catarina, que envia modelagens prontas”.
Ele também conta com cinco modeladores terceirizados, cada um especializado em um tipo de modelagem. Com a ajuda de ferramentas de edição e manipulação de imagem, Tiago consegue apresentar protótipos 3D para aprovação antes da produção. Assim, o cliente pode solicitar ajustes, o que agiliza o processo quando o trabalho começa efetivamente.
Ao longo de sua trajetória, Tiago já produziu centenas de peças para destinos nacionais e até para empresas no Paraguai. Algumas de suas criações que estão sendo produzidas, irão para o famoso Natal de Gramado, no Rio Grande do Sul, nos próximos dias.
A Model Art realiza locações e atende a encomendas variadas de estátuas, vasos e móveis decorativos de diferentes estilos e tamanhos. Para mais informações sobre o trabalho de Tiago e da Model Art os interessados podem entrar em contato pelos telefones (44) 3055-4151, (44) 99908-7001 (WhatsApp), ou visitar o perfil no Instagram @model.art.esculturas.
Fotos: Danilo Martins/OBemdito
STEPHANIE GERTLER – OBEMDITO
Geral
Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda
Cerca de 268 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco acertarão as contas com o Leão nesta sexta-feira (31). Às 10h, a Receita Federal libera a consulta ao lote da malha fina de janeiro. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, 268.144 contribuintes receberão R$ 864,83 milhões. Desse total, R$ 402,88 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso.
Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 125.751 contribuintes, informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Desde 2023, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.
Em segundo, há 52.525 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em terceiro, vêm 16.003 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante dos contribuintes prioritários é formado por 7.321 contribuintes idosos acima de 80 anos e 4.519 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
A lista é concluída com 61.995 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais.
Aberta desde o último dia 24, a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será feito em 31 de janeiro, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
-
Geral8 meses atrás
PRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
Geral2 anos atrás
Sonho realizado
-
Geral3 anos atrás
Jovem fica com o nariz necrosado após procedimento estético malsucedido
-
FAROL3 anos atrás
A prefeitura de Farol vai voltar a realizar este ano a Expofar com shows, rodeio e portões abertos
-
GOIOERÊ3 anos atrás
Chegou a novidade da Coral na Tigrão Tintas “verniz anti-mosquito” – Veja o vídeo
-
JURANDA2 anos atrás
Sanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
Geral2 anos atrás
Placa Mercosul | Como descobrir a cidade de origem do carro?
-
CAMPINA DA LAGOA2 anos atrás
Conheça perigos e consequências da picada de escorpião