conecte-se conosco


Geral

Bolsonaro rebate denúncia da PGR e nega envolvimento em tentativa de golpe

Publicados

em

Foto: Danilo Martins/OBemdito

Defesa do ex-presidente fala em “narrativa fantasiosa”

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou nesta terça-feira (18) contra a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), classificando-a como “estarrecedora e indignante”. Segundo os advogados, a peça acusatória não apresenta provas que vinculem Bolsonaro a qualquer plano de ruptura democrática.

A PGR acusa Bolsonaro de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito. Há também acusação por golpe de Estado, dano qualificado contra patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado e participação em organização criminosa. Em suma, as penas podem chegar a 43 anos de prisão, além de um possível prolongamento da inelegibilidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Defesa critica falta de provas
Em nota, os advogados afirmam que, após dois anos de investigações e buscas em seus telefones, nenhuma mensagem comprova a participação do ex-presidente. Além disso, a acusação, segundo a defesa, se baseia exclusivamente na delação premiada de Mauro Cid, que teria mudado sua versão diversas vezes.

“A PGR chega ao cúmulo de atribuir a Bolsonaro envolvimento em planos contraditórios entre si, sem qualquer elemento concreto que o conecte às alegações”, diz a nota. Ademais, os advogados reforçam que Bolsonaro confia na Justiça e acreditam que a denúncia não passará.

Leia Também:  Monitor teria oferecido drogas em troca de sexo em clínica de reabilitação no PR

Bolsonaro minimiza acusações
Mais cedo, durante uma visita ao Senado, Bolsonaro disse estar tranquilo em relação à denúncia. “Não tenho nenhuma preocupação quanto às acusações, zero”, afirmou a jornalistas. Ele questionou a existência da chamada “minuta do golpe” e as provas contra ele, afirmando que não teve acesso às delações.

Além do ex-presidente, outras 33 pessoas receberam denúncias. Nesse sentido, estão incluídos ex-ministros como Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Anderson Torres, além de 23 militares das Forças Armadas. No momento, seis dos acusados estão presos preventivamente, incluindo Braga Netto.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

IPVA 2025: 4ª parcela de veículos de placas com finais 3 e 4 vence nesta quarta-feira

Publicados

em

O prazo de pagamento da quarta parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 para donos de veículos com finais de placa 3 e 4 encerra nesta quarta-feira (23).

Os contribuintes que optaram pelo parcelamento em cinco vezes devem fazer o pagamento da quarta cota do imposto ao longo desta semana, sem a incidência de juros. É crucial ficar atento às datas de vencimento, que variam de acordo com o final da placa do veículo. Em caso de atraso, a multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 10% do valor do imposto.

OPÇÕES DE PAGAMENTO – Assim como já ocorria em anos anteriores, as guias de recolhimento (GR-PR) não são enviadas pelos Correios. A Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Estadual também não encaminham boletos por e-mail nem aplicativos de mensagens. Os contribuintes do Paraná devem gerá-las para pagamento por meio dos canais oficiais. Como o Portal IPVA, os aplicativos Serviços Rápidos, da Receita Estadual, e Detran Inteligente, disponíveis para Android e iOS, ou Portal de Pagamentos de Tributos.

Uma alternativa de pagamento do IPVA é o pix, por meio do QR Code inserido na guia de recolhimento, a partir de mais de 800 instituições financeiras. O pagamento nessa modalidade é compensado em até 24 horas e pode ser feito nos canais eletrônicos dos bancos ou por meio de aplicativos, não limitados aos parceiros do Estado.

Leia Também:  Paraná deve iniciar na próxima semana vacinação de adolescentes e dose de reforço contra a Covid-19

Além disso, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, que permite parcelar os débitos em até 12 vezes. Neste caso, a Fazenda e a Receita chamam a atenção para as taxas cobradas pelas instituições operadoras. A tabela dos juros aplicados por cada uma delas está disponível AQUI.

ALERTA GOLPES – A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre a existência de sites falsos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é de que as guias de pagamento sejam sempre geradas através dos sites oficiais, cujos endereços terminam com a extensão “pr.gov.br”, ou por meio dos apps da Receita Estadual e do Detran, que fornecem formas seguras de realizar os pagamentos.

Confira o calendário de pagamento da quarta parcela do imposto:

Placas 1 e 2: 22 de abril (vencido)

Placas 3 e 4: 23 de abril

Placas 5 e 6: 24 de abril

Placas 7 e 8: 25 de abril

Placas 9 e 0: 28 de abril

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA