GOIOERÊ
Câmara de Goioerê inaugura ‘Galeria Lilás’ em homenagem a mulheres ex-vereadoras
Câmara de Goioerê inaugura ‘Galeria Lilás’ em homenagem a mulheres ex-vereadoras
A Câmara Municipal de Goioerê deu um passo significativo na valorização da participação feminina na política com a inauguração da ‘Galeria Lilás’. A iniciativa, proposta por Luci Alvino, presidente do Poder Legislativo, busca homenagear as mulheres que já ocuparam o cargo de vereadora na história do município.
Durante a cerimônia realizada nesta segunda-feira (9), Luci Alvino destacou a importância de reconhecer o legado dessas mulheres e incentivar a representatividade feminina nos espaços de decisão política. “Elas desempenharam um trabalho brilhante em prol da comunidade, e essa galeria não é apenas uma homenagem, mas também um convite para que mais mulheres se engajem na política local”, afirmou a presidente.
Estatísticas apresentadas durante a sessão reforçam a relevância da ação: embora as mulheres sejam mais da metade do eleitorado brasileiro (52%), elas ocupam apenas 16% das cadeiras nas Câmaras Municipais e 12,1% das prefeituras do país. Esses números evidenciam o desafio de ampliar a participação feminina em cargos legislativos.
Entre as homenageadas da ‘Galeria Lilás’ estão mulheres que marcaram a história política de Goioerê, como Loudinha Barros e Eva Santiago, já falecidas, e as ex-vereadoras Maria Inês Geraldo, Rose Scardelato, Neide Sena, Ivonete Rocha e a própria Luci Alvino.
A galeria não é apenas um reconhecimento, mas também uma inspiração para as novas gerações. “É uma forma de eternizar as contribuições dessas mulheres para o desenvolvimento da cidade e motivar outras a se envolverem na política”, completou Luci.
A inauguração da ‘Galeria Lilás’ representa mais do que uma homenagem; é um marco na luta pela equidade de gênero na política, reforçando a mensagem de que a presença feminina é essencial para o fortalecimento da democracia.
GOIOERÊ
“Operação Força Total” reforça segurança em Goioerê e região em locais com maiores índices de criminalidade
Na última quinta-feira (23), o 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) deu início à “Operação Força Total” em Cruzeiro do Oeste, com o objetivo de intensificar a segurança e combater a criminalidade nos 13 municípios sob sua jurisdição. A operação abrange patrulhamentos ostensivos e preventivos, com foco em locais estratégicos e áreas com maiores índices de criminalidade.
Além de Cruzeiro do Oeste, as ações incluem os municípios de Cidade Gaúcha, Goioerê, Guaporema, Mariluz, Moreira Sales, Nova Olímpia, Quarto Centenário, Rancho Alegre d’Oeste, Rondon, Tapira, Tapejara e Tuneiras do Oeste.
Entre as ações realizadas estão: Posicionamento de viaturas em pontos estratégicos;Patrulhamento tático;Saturação de áreas críticas; Abordagens a suspeitos; Inspeções de veículos e pedestres.
O planejamento das atividades é baseado em análises criminais detalhadas, garantindo que os esforços sejam concentrados em locais com maior demanda por segurança pública.
De acordo com o comando do 7º BPM, a “Operação Força Total” reafirma o compromisso da Polícia Militar do Paraná com a proteção da população e a redução dos índices de criminalidade. A presença ostensiva e estratégica busca não apenas combater delitos, mas também oferecer tranquilidade às comunidades da região.
-
Geral8 meses atrás
PRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
Geral2 anos atrás
Sonho realizado
-
Geral3 anos atrás
Jovem fica com o nariz necrosado após procedimento estético malsucedido
-
FAROL3 anos atrás
A prefeitura de Farol vai voltar a realizar este ano a Expofar com shows, rodeio e portões abertos
-
GOIOERÊ3 anos atrás
Chegou a novidade da Coral na Tigrão Tintas “verniz anti-mosquito” – Veja o vídeo
-
JURANDA2 anos atrás
Sanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
Geral2 anos atrás
Placa Mercosul | Como descobrir a cidade de origem do carro?
-
CAMPINA DA LAGOA2 anos atrás
Conheça perigos e consequências da picada de escorpião