Geral
Colorau é saudável? Descubra os potentes benefícios desse tempero
Colorau é saudável? Descubra os potentes benefícios desse tempero
O pó vermelho, bastante famoso nos supermercados. é uma boa aposta para melhorar o sabor e a qualidade nutricional dos alimentos
Com certeza você, durante uma ida ao supermercado, deparou-se com um pozinho de pigmento vermelho, lá na seção de temperos. Esse temperinho nada discreto é conhecido como colorau e a típica dúvida é se esse pó avermelhado se trata de algo realmente saudável ou não.
Também conhecido como colorífico, falso açafrão ou urucum, esse condimento é produzido a partir da trituração de uma semente, do urucuzeiro, árvore típica das regiões tropicais das Américas do Sul e Central.
A coloração avermelhada não tem nada de artificial e se deve a alta quantidade de caratenóides, mesma família de compostos bioativos responsável pela cor do mamão, da cenoura e da batata-doce. Além dos caratenóides, também é possível encontrar outros tipos de fitoquímicos nesse tempero, como terpenóides, flavonóides e os terpenos.
E os benefícios disso? O pó possui propriedades antioxidantes relevantes, que podem neutralizar moléculas potencialmente prejudiciais, conhecidas como radicais livres que, em excesso, danificam o metabolismo e aceleram o processo de envelhecimento.
Apesar doas poucas pesquisas em humanos sobre o consumo de colorau, estudos in vitro registraram atividade anticancerígena, antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, anticonvulsionante e ainda benefício na saúde ocular.
A única contraindicação seria para indivíduos que possuem alergia. Se não é o seu caso? Use sem medo de ser feliz.
Para fins de curiosidade, antigamente, devido sua coloração avermelhada, ele era utilizado por povos indígenas para fazer pinturas corporais. Nos próximos Carnavais, também vale investir no colorau!
Metrópoles
Geral
Jovem morre atropelada por ônibus ao tentar atravessar a rua
Jovem morre atropelada por ônibus ao tentar atravessar a rua
A jovem tentou atravessar a avenida fora da faixa de pedestres
Dávilen Dias, de 25 anos, estava internada em estado grave do Hospital Universitário da cidade. A mulher era formada em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá. Em nota, a empresa que ela trabalhava lamentou a morte da jovem:
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nossa estimada colaboradora Davilen, ocorrido nesta madrugada. Davilen fazia parte da equipe do suporte técnico, desempenhando suas funções com dedicação, profissionalismo e espírito de equipe, deixando um legado de respeito e admiração entre colegas, parceiros e clientes.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a jovem tentou atravessar a avenida fora da faixa de pedestres. Na sequência, ela passou entre os veículos e, ao chegar na faixa exclusiva para transporte público, a mulher foi atropelada.
Em seguida, ela foi socorrida pelos bombeiros. Ela passou por cirurgia após sofrer politraumatismo, mas morreu por volta na madrugada desta quarta-feira (15).
https://massa.com.br
-
Geral8 meses atrás
PRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
Geral2 anos atrás
Sonho realizado
-
Geral3 anos atrás
Jovem fica com o nariz necrosado após procedimento estético malsucedido
-
FAROL3 anos atrás
A prefeitura de Farol vai voltar a realizar este ano a Expofar com shows, rodeio e portões abertos
-
GOIOERÊ3 anos atrás
Chegou a novidade da Coral na Tigrão Tintas “verniz anti-mosquito” – Veja o vídeo
-
JURANDA2 anos atrás
Sanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
Geral2 anos atrás
Placa Mercosul | Como descobrir a cidade de origem do carro?
-
CAMPINA DA LAGOA2 anos atrás
Conheça perigos e consequências da picada de escorpião