PARANÁ
Com 122 leitos, Hospital Infantil Waldemar Monastier amplia atendimentos pediátricos

O Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM), em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, é referência estadual no atendimento de média e alta complexidade a crianças e adolescentes. Com foco exclusivo no público pediátrico do Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade tem ampliado sua estrutura e serviços, consolidando-se como um dos principais hospitais infantis do Paraná.
Administrado pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), o hospital conta atualmente com 122 leitos ativos, sendo 20 de UTI Neonatal, 20 de UTI Pediátrica, além de leitos clínicos, cirúrgicos e de hospital dia. Entre os avanços recentes, destaca-se a ampliação da UTI Pediátrica, que dobrou sua capacidade, passando de 10 para 20 leitos e fortalecendo o atendimento a pacientes graves de todo o Estado.
“Esse hospital é um verdadeiro símbolo do cuidado pediátrico no Paraná. As melhorias e ampliações feitas aqui fazem parte da nossa missão de garantir atendimento de excelência às nossas crianças e adolescentes”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A estrutura do HIWM inclui um moderno centro de diagnóstico por imagem, com tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, exames laboratoriais e outros recursos essenciais para uma assistência precisa e segura.
Entre 2023 e o primeiro trimestre de 2025, o hospital registrou avanços expressivos: foram mais de 11,3 mil internamentos, 7 mil cirurgias, cerca de 62 mil consultas ambulatoriais e mais de 315 mil exames laboratoriais e de imagem, incluindo 2,6 mil tomografias realizadas no período.
Além do cuidado clínico, a unidade investe continuamente na capacitação profissional, por meio de programas de educação continuada e da residência médica em pediatria, realizada em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe. Também integra o projeto “Saúde em nossas mãos”, promovido pelo Hospital Israelita Albert Einstein em parceria com o Ministério da Saúde, com foco na redução de infecções hospitalares na UTI Pediátrica.
Outro diferencial do hospital é o forte vínculo com a comunidade local, mantido por um ativo programa de voluntariado. Grupos como Medicando Alegria, Nariz Solidário e Amor Viral promovem momentos de descontração e acolhimento às crianças internadas. Iniciativas como o “Projeto Dia do Irmão”, a capelania hospitalar e o SAREH (atendimento educacional a crianças hospitalizadas) reforçam o compromisso da unidade com a humanização do cuidado.
“Trabalhamos todos os dias para que o Hospital Infantil Waldemar Monastier seja um espaço de acolhimento, excelência técnica e, acima de tudo, esperança para milhares de famílias”, afirma o diretor-presidente da Funeas, Geraldo Biesek.
INVESTIMENTOS – Nos últimos dois anos, a unidade recebeu mais de R$ 6,8 milhões em investimentos voltados à renovação do parque tecnológico, com aquisição de equipamentos como aparelhos de raio-X, intensificadores de imagem, bisturis eletrônicos, autoclaves, computadores, entre outros. Reformas estruturais importantes, como a substituição do telhado e a readequação do sistema de escoamento sanitário, também foram executadas para garantir o pleno funcionamento da unidade.
“Com esse conjunto de ações e investimentos, o Hospital Infantil Waldemar Monastier reafirma seu papel estratégico na rede estadual de saúde, garantindo atendimento especializado e de qualidade para o público infantojuvenil de todas as regiões do Paraná”, enfatiza o secretário Beto Preto.


PARANÁ
MEC publica resultado da primeira chamada do Prouni do 2º semestre

Participam desta edição 887 instituições privadas, com oportunidades em 370 cursos diferentes
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (7) o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2025. A consulta deve ser feita diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
De acordo com o cronograma oficial, o período para comprovação das informações dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Prouni vai de 7 a 18 de julho. Já o resultado da segunda chamada será publicado em 28 de julho, com prazo para entrega da documentação entre 28 de julho e 11 de agosto.
Aqueles que não forem contemplados nas chamadas regulares ainda poderão manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 18 e 19 de agosto. O resultado da lista será divulgado em 22 de agosto.
Mais de 211 mil bolsas ofertadas em todo o Brasil
Nesta edição, o Prouni oferece 211 mil bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior espalhadas pelo país. Do total, 118.000 são bolsas integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e 93.000 são parciais, com 50% de desconto.
Participam desta edição 887 instituições privadas, com oportunidades em 370 cursos diferentes. O curso com o maior número de vagas é Administração, com 13.774 (9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais). Direito aparece em seguida, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais).
Logo após, Pedagogia oferece 11.339 vagas (8.465 integrais e 2.874 parciais), e Educação Física conta com 8.939 bolsas (6.063 integrais e 2.876 parciais). Por fim, no curso de Medicina, um dos mais concorridos, estão disponíveis 1.159 bolsas, sendo 988 integrais e 171 parciais.
Quem pôde se inscrever
Para participar do processo seletivo do segundo semestre de 2025, o candidato precisava em primeiro lugar ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024. A nota mínima exigida era de 450 pontos de média nas áreas do conhecimento, bem como, nota superior a zero na redação.
-
Geral2 anos atrás
Sonho realizado
-
Geral1 ano atrás
PRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
ESPORTES4 meses atrás
-
GOIOERÊ4 meses atrás
O Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
Janiópolis2 anos atrás
Sanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
GOIOERÊ4 meses atrás
Goioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
ESPORTES3 anos atrás
Conheça perigos e consequências da picada de escorpião
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE5 meses atrás
Rancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção