conecte-se conosco


Geral

Com foco na economia local, Governo lança Programa Queijos Nobres Paraná

Publicados

em

Com foco na economia local, Governo lança Programa Queijos Nobres Paraná
Programa oferece capacitação gratuita para os pequenos produtores que desejam aprimorar os seus conhecimentos sobre produção de queijos artesanais. Duas turmas já foram formadas e a expectativa é que, ao longo dos próximos dois anos, cerca de 300 produtores e técnicos sejam capacitados.
O Governo do Paraná lançou nesta quinta-feira (28) o Programa Queijos Nobres Paraná, durante a abertura da Feira de Sabores, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Com o objetivo de promover o desenvolvimento regional e fomentar a economia local, o programa busca consolidar o Estado como um polo regional de queijos diferenciados, gerando impacto positivo, promovendo o crescimento dos pequenos produtores e garantindo a qualidade e inovação da produção local.
Idealizado pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Invest Paraná, Sebrae/PR, Biopark e Biopark Educação, o programa oferece capacitação gratuita para os pequenos produtores que desejam aprimorar os seus conhecimentos sobre produção de queijos artesanais.

Leia Também:  Estado alerta para necessidade de cuidados para evitar incêndios florestais

 

Desde de outubro estão sendo realizadas as atividades de divulgação, orientação e promoção do programa. Duas turmas já foram formadas e a expectativa é que, ao longo dos próximos dois anos, cerca de 300 produtores e técnicos sejam capacitados.

“O Governo do Paraná aposta em soluções práticas com a colaboração de diversos setores. Com esta capacitação vamos conseguir incrementar a renda familiar dos pequenos produtores e fomentar novas habilidades que impactarão positivamente na economia local. Estamos dando condições para que os produtores possam aumentar sua competitividade e alcançar cada vez mais consumidores”, destacou o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.
As vagas para as turmas de 2025 já estão abertas e as capacitações acontecem de março a novembro. As aulas são gratuitas e conduzidas por uma equipe de profissionais do Biopark, localizado em Toledo, na região Oeste do Estado. Serão abordados temas essenciais, como a qualidade do leite e da água até a maturação dos queijos, com o objetivo de aprimorar cada etapa de fabricação.
“A atividade leiteira já é uma das mais importantes do Paraná, mas podemos ainda mais. Nossos produtores são muito criativos e estão transformando o leite em derivados com altíssimo valor agregado garantindo renda para o sustento familiar e a economia local. O programa Queijos Nobres chega para elevar ainda mais a qualidade”, afirmou Richard Golba, diretor-presidente do IDR-Paraná.
Além disso, a iniciativa do Governo do Paraná também contribuirá para a regularização das queijarias artesanais no Estado, garantindo que os produtos atendam aos requisitos de segurança sanitária e saúde pública. “O Governo do Paraná reconhece a importância dos queijos artesanais e, por esse motivo, tem lançado diversas frentes de trabalho para promover e valorizar esse importante produto, como é o caso deste programa”, completou Barros.

COMO PARTICIPAR – Os interessados em participar das próximas turmas de capacitação podem entrar em contato diretamente com o IDR-PR ou acessar os seguintes canais: www.idrparana.pr.gov.br; www.seic.pr.gov.br e [email protected].

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mulher morre carbonizada após marido atear fogo na residência que ela vivia

Publicados

em

Mulher morre carbonizada após marido atear fogo na residência que ela vivia

De acordo com a Polícia Civil, a mãe da vítima disse que o suspeito ainda tentou forçá-la a dizer que foi um incêndio acidental

Uma mulher, de 28 anos, morreu carbonizada em um incêndio criminoso em Nossa Senhora das Graças, região de Maringá, na tarde do último domingo (8). A vítima, identificada como Maria Aparecida Moraes, teria sido morta pelo companheiro, que foi preso em flagrante suspeito de atear fogo no imóvel após uma briga do casal.

De acordo com a Polícia Civil, a mãe de Maria Aparecida denunciou o genro, que teria tentado forçá-la a dizer que o incêndio foi acidental. Segundo o delegado Vagner Malaquias, o homem teria incendiado o quarto onde a vítima estava. “A mãe da vítima relatou que foi ameaçada pelo autor, que colocou fogo no cômodo após uma discussão”, explicou.

O incêndio atingiu principalmente o quarto, onde o corpo da vítima foi encontrado. Maria Aparecida e sua mãe moravam na residência, que pertencia ao suspeito. O casal tinha um histórico de violência doméstica, e o homem já havia sido preso por três meses por agredir a vítima, mas foi solto após ela retirar as queixas.

Leia Também:  Luau de Carnaval do GOJ Filhos de Pentecostes em Goioerê está com inscrições abertas

Equipes da Polícia Científica realizaram uma perícia no local para determinar as causas do incêndio. O suspeito foi levado para Maringá e permanece preso. O caso é investigado como feminicídio.

(Com informações RIC Mais)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA