RANCHO ALEGRE D'OESTE
Combate ao tabagismo: Estado reforça disponibilidade de tratamento pelo SUS
Combate ao tabagismo: Estado reforça disponibilidade de tratamento pelo SUS
Dia Mundial sem Tabaco será neste sábado (31). Em 2025, a campanha “Desmascarando a Indústria do Tabaco: expondo as táticas das empresas para deixar os produtos de tabaco e nicotina mais atrativos” visa incentivar a implementação de medidas que protejam a população da atratividade.
Às vésperas do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado neste sábado (31), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância da conscientização sobre os riscos associados ao tabagismo. A data é um marco global para alertar a população sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao consumo de tabaco, tanto em sua forma tradicional quanto em dispositivos eletrônicos.
Em 2025, a campanha “Desmascarando a Indústria do Tabaco: expondo as táticas das empresas para deixar os produtos de tabaco e nicotina mais atrativos” visa incentivar a implementação de medidas que protejam a população da atratividade e do apelo desses produtos, que causam dependência e inúmeras doenças.

Helison Sávio Ramos, morador de Inácio Martins, na região Centro-Sul do Paraná, tem 33 anos e há dois anos e seis meses parou de fumar. Ele decidiu parar pois o hábito de fumar estava em conflito com seu bem-estar e causando falta de ar. “Decidi parar porque o cigarro estava em conflito direto com o estilo de vida que eu gosto de levar. Sempre fui uma pessoa ativa, gosto de praticar exercícios físicos”, lembra.
“No início foi bem difícil, pois eu fumava bastante. Mas, após uma ou duas semanas de tratamento, percebi uma melhora significativa: a ansiedade e os sintomas de abstinência diminuíram bastante”, afirma.
Uma das principais estratégias do Estado para diminuir o uso do tabaco está no Programa Estadual para o Controle do Tabagismo, que visa reduzir a prevalência de fumantes e a mortalidade decorrente do consumo de produtos derivados. As ações englobam capacitações, comunicação ativa, ações educativas junto à população, prevenção da iniciação do tabagismo, proteção acerca do tabagismo passivo, entre outras.
“O atendimento para quem deseja parar de fumar está disponível pelo Sistema Único de Saúde. Trata-se de uma condição totalmente evitável, desde que haja informação, conscientização e apoio adequado. O Dia Mundial Sem Tabaco representa uma oportunidade fundamental para promover a reflexão, incentivar hábitos saudáveis e fortalecer o cuidado com a saúde”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
ATENDIMENTO PERTO DE CASA – A Secretaria estadual da Saúde fornece capacitação profissional e distribui medicamentos para tratamento contra o tabagismo aos municípios. O usuário que precisa do tratamento deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de sua cidade ou procurar a unidade básica mais próxima para se informar sobre a oferta do serviço na sua localidade.
Helison iniciou por esse caminho, procurando os serviços do SUS perto de casa. “Pedi ajuda na Unidade Básica de Saúde da minha cidade. Conversei com o médico, que me orientou sobre os métodos disponíveis. Comecei o tratamento com adesivos de nicotina e com o tempo, fui sentindo que já não precisava mais dos adesivos. Com orientação médica, finalizei o tratamento ainda na fase dos adesivos de 14 mg”, afirma.
“Precisamos estar atentos, pois a indústria do tabaco sempre produz novidades, a fim de garantir novas gerações que consumam os produtos”, alerta Rejane Cristina Teixeira Tabuti, chefe da Divisão de Prevenção e Controle de Doenças Crônicas e Tabagismo.
“Sem falar nos malefícios dos cigarros eletrônicos, no qual os usuários poderão encontrar dificuldades para o tratamento da dependência, considerando que esses dispositivos entregam cada vez mais nicotina e outros componentes nocivos à saúde”, complementa.
O programa está disponível em 332 municípios. A ideia principal da Divisão da Sesa é sensibilizar gestores, profissionais de saúde e a sociedade sobre as estratégias utilizadas pela indústria do tabaco para atrair novos consumidores — especialmente crianças, adolescentes e jovens.
“Parar de fumar transformou minha vida. Ganhei mais disposição, energia para as atividades do dia a dia e, principalmente, um sentimento de liberdade que não tem preço”, complementa Helison Ramos.

RANCHO ALEGRE D'OESTE
Nota oficial: O prefeito Cassio Zanuto de Rancho Alegre publicou em suas redes sociais
Nota oficial: O prefeito Cassio Zanuto de Rancho Alegre publicou em suas redes sociais uma nota lamentando os estragos causados pelas fortes chuvas e garintiu total apoio para que tudo se normalize no mais curto espaço de tempo, afim de não prejudicar ainda mais a qualidade dos atendimentos a população.
Veja a nota:
NOTA OFICIAL:

“Rancho Alegre D’Oeste foi atingido por um forte vendaval, que causou grandes prejuízos em várias partes do nosso município. Desde o primeiro momento, estive acompanhando de perto todos os danos, prestando apoio às famílias afetadas e me solidarizando com os nossos agricultores, que infelizmente tiveram grandes perdas em suas lavouras.
Tivemos várias casas fortemente atingidas e vou verificar pessoalmente cada caso, garantindo que nenhuma família fique sem o devido amparo. Também tivemos prédios públicos danificados, mas já estamos trabalhando para reparar os estragos.
Desloquei a equipe do Pátio de Máquinas para auxiliar na desobstrução da rodovia e garantir a segurança e o acesso de todos. Graças a Deus, ninguém se feriu.
As equipes da administração e da Assistência Social está atuando para que todas as famílias afetadas sejam atendidas e se necessário fiquem alocadas em locais seguros. Graças a equipe da COPEL a energia já foi reestabelecida em nosso município, e as equipes da SANEPAR já estão trabalhando para reestabelecer o abastecimento da água. Seguimos firmes, com união e responsabilidade, cuidando da nossa cidade e do nosso povo” disse Cassio Zanuto

-
Geral2 anos atrásSonho realizado
-
Geral1 ano atrásPRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
ESPORTES8 meses atrás -
GOIOERÊ8 meses atrásO Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
Janiópolis2 anos atrásSanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
GOIOERÊ8 meses atrásGoioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE9 meses atrásRancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção
-
ESPORTES2 anos atrás‘Maria-Fedida’: 4 fatos curiosos sobre os percevejos fedorentos



