conecte-se conosco


CAMPINA DA LAGOA

Como afastar os insetos durante o verão? Veja dicas para evitá-los em casa

Publicados

em

Como afastar os insetos durante o verão? Veja dicas para evitá-los em casa

Biólogo explica a atividade dos insetos no verão e dá dicas de como evitá-los
Durante o verão é comum se deparar com os insetos no fim de tarde, nas lâmpadas de casa, e durante a noite atrapalhando o sono. O professor biólogo aposentado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e professor visitante sênior da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Eduardo Fortes Gonzalez, explica que o comportamento destes animais fica mais ativo durante o verão, por vários fatores.

 


“O clima quente e úmido favorece o metabolismo, a reprodução e o comportamento deles. Muitos insetos, como mosquitos e borboletas, têm ciclos de vida acelerados nessa época, aproveitando a abundância de alimento e as condições ideais para o desenvolvimento”, explica o professor.
Dessa forma, é preciso tomar cuidado com algumas espécies, como o Aedes Aegypti, causador de várias doenças e de fácil reprodução durante o verão. Segundo Gonzalez, a estação chuvosa torna muitos ambientes propícios para a reprodução dos insetos.
Como evitar os insetos?
O professor Carlos Eduardo indicou algumas maneiras eficazes para se proteger dos insetos nessa época do ano, sem causar grandes impactos ambientais; confira:
• Remova recipientes com água parada, como vasos, pneus ou calhas, para evitar a proliferação de mosquitos;
• Mantenha o lixo em sacos fechados e latas com tampa para evitar atração de moscas e baratas;
• Vede buracos em paredes, janelas e portas, que podem servir de abrigo para insetos;
• Instale telas em janelas, portas e ralos para evitar que os insetos entrem;
• Use vedantes na parte inferior das portas para impedir a entrada de baratas e formigas;
• Mantenha os ambientes limpos;
• Guarde alimentos em recipientes fechados e evite deixar restos expostos;
• Limpe ralos e mantenha a rede de esgoto em bom estado, já que podem ser entrada para baratas e outros insetos;
• Incentive a presença de predadores naturais, como pássaros ou lagartixas, que ajudam a controlar insetos de forma natural;
• Use luzes amarelas ou de LED, que atraem menos insetos, especialmente perto de portas e janelas;
• Utilize armadilhas luminosas, eficazes contra insetos voadores;
• Plantas como citronela, manjericão e lavanda podem afastar os insetos;
• Realize o uso moderado de inseticidas, evitando aplicá-los em locais de uso frequente, como cozinhas.
Entretanto, o professor enfatiza a importância dos insetos para o equilíbrio biológico. Mesmo que seja compreensível eliminar espécies que causam algum prejuízo para o ser humano, matar insetos pode ser um problema dependendo de cada contexto.
“Muitos insetos desempenham papéis cruciais nos ecossistemas, como a polinização, controle de pragas e na reciclagem de nutrientes. Além disso, são fundamentais nas cadeias alimentares. Muitos insetos são alimentos para aves, répteis e outros animais, influenciando positivamente na manutenção da biodiversidade”, disse Gonzalez.
RIC Mais

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Médico encontra aranha dentro do ouvido de paciente
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAMPINA DA LAGOA

Governador anuncia concurso público com 2.600 vagas para PM e Corpo de Bombeiros

Publicados

em

Governador anuncia concurso público com 2.600 vagas para PM e Corpo de Bombeiros

2.000 vagas serão para o Quadro da PM e 600 para o Quadro do Corpo de Bombeiros. A Secretaria da Segurança Pública, responsável pelo certame, vai fazer a contratação da empresa organizadora, o que deve ocorrer já nos próximos dias.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta sexta-feira (17) que o Governo do Estado prevê realizar um concurso público em 2025 com 2.600 vagas destinadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Do total, 2.000 vagas serão para o quadro da PM e 600 para o quadro do Corpo de Bombeiros.
“Na próxima segunda-feira será publicado no Diário Oficial do Estado a autorização para a organização desse concurso. Este é mais um passo para reforçar a segurança pública no Paraná, garantindo mais efetivo para atender melhor os paranaenses e proteger nossas cidades”, afirmou o governador.

 


A partir desse despacho, a Secretaria da Segurança Pública, responsável pelo certame, poderá fazer a contratação da empresa organizadora, o que deve ocorrer já nos próximos dias.
“Estamos reforçando cada vez mais nosso efetivo, e garantindo toda a estrutura necessária para trabalhar, com novas viaturas, armamento novo, helicópteros e equipamentos modernos”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
A divulgação de mais detalhes sobre o concurso será apenas por meio de edital. Além disso, a Agência Estadual de Notícias, canal oficial do Governo do Paraná, também publicará informações, conforme o cronograma que será estabelecido pelo edital.

Leia Também:  Motorista perde controle, carga cai de carreta e mata ciclista na PR 487

CARREIRAS – O anúncio do concurso ocorre em um momento em que as carreiras na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros estão ainda mais atrativas. Em novembro do ano passado, o governador sancionou a lei que reestruturou as carreiras das duas corporações, trazendo ganhos salariais e modernizando os cargos.
Além disso, em dezembro, o Governo também sancionou a criação dos Quadros de Oficiais Especialistas (QOE), que possibilita a ascensão de praças – de soldados a subtenentes – à carreira de oficiais, tanto na PM como no Corpo de Bombeiros.
CONTRATAÇÕES RECENTES – Em 2023 ocorreu a formatura de 2.485 policiais militares aprovados em concurso. Eles já estão atuando em todas as cidades do Paraná e ajudaram a encorpar o efetivo estadual. Outros 419 bombeiros também se formaram no mesmo ano, o que representou a maior contratação da história da corporação, à época.
Recentemente outros 98 peritos foram incorporados à Polícia Científica. A formação dos novos técnicos ainda inclui o curso de três meses e estágios práticos nas seções e na UETC. Na Polícia Civil são 103 novos servidores: 88 agentes de polícia judiciária, 10 delegados de polícia e cinco papiloscopistas aprovados no concurso público realizado em 2021 e que foram convocados no final de 2024.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA