conecte-se conosco


Geral

Consumo de alimento vencido pode causar intoxicação séria; saiba os prazos na geladeira

Publicados

em

A data de vencimento só deve ser levada em consideração enquanto o alimento ainda está fechado.
que estão com a data de validade vencida não devem ser consumidos, mesmo que apresentem um bom aspecto visual.


Além de estarem mais propensos à ação de fungos e bactérias, substâncias dos próprios alimentos começam a se modificar, depois deste período, podendo causar intoxicações.
“Algumas propriedades do alimento, depois do prazo de vencimento, já não agem da mesma forma. É o bom-senso também. Isso não começa já no primeiro dia pós-vencido, mas é melhor evitar”, explica Thiago Gara, gastroenterologista do hospital São Luiz.
O médico explica que a data de vencimento só deve ser levada em consideração enquanto o alimento ainda está fechado.

“Quando aberto, o que vale é o aspecto do alimento. Cor e cheiro, principalmente. Se estiverem diferentes do que normalmente aquele tipo de alimento deveria apresentar, não devem ser consumidos”, explica.
Ana Cristina de Castro Amaral, doutora em Medicina e médica assistente da disciplina de Gastroenterologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), concorda. “A margem de segurança provavelmente existe, mas a gente não pode ter garantia nenhuma.”

 

 

Ela explica que existem tempos diferentes para alimentos diferentes. “Depois de aberto ele vai se deteriorar mais rápido, existe o próprio contato com o ar.”

Sobre alimentos preparados, como arroz, feijão e carnes, Thiago Gara explica que não tem problema guardá-los na geladeira para consumo posterior. No entanto, ele alerta de que é importante sempre colocá-los em recipientes que possam ser tampados. “Quando você cobre, mesmo estando na geladeira, você aumenta a durabilidade do alimento.
Segundo Ana Cristina de Castro, médica da Unifesp, podem ser conservados na geladeira por até dois dias, normalmente, alimentos como carne moída, peru, carne cozida, peixe, marisco. Até quatro dias, molhos e sopas. Alimentos defumados como bacon podem esperar até sete dias.
“A grande maioria das pessoas não se atenta a isso, mas existe uma orientação de como guardar alimentos em geladeira. Inclusive, recomendações de quais prateleiras cada classe de alimento deve ficar”, afirma.
Os alimentos in natura, como carne fresca, podem ser congelados para consumir depois e devem ser descongelados na geladeira.

Leia Também:  Coronavírus pode causar lesões de retina, revela estudo brasileiro

 

 

 

INFECÇÃO ALIMENTAR
A infecção alimentar é um termo genérico para qualquer infecção adquirida por meio da ingestão de água ou alimento contaminado. Ela pode ser provocada por bactéria, vírus ou parasita.
Entre os principais sintomas estão diarreia, vômito, e nos casos mais graves, dor abdominal, febre, dor no corpo e desidratação. A doença é mais problemática para crianças, idosos e pessoas com doenças graves.
Na maioria das vezes, o corpo de um adulto consegue resolver este tipo de problema em até 48 horas. A indicação é tomar muito líquido e procurar tratamento médico se tiver mais que três evacuações por dia, diarreia com sangue, dor abdominal intensa, febre, calafrio e taquicardia.
Suco de fruta natural, chá, água de coco e isotônico são as melhores formas de se hidratar. Quem está em crise deve seguir uma dieta leve, sem alimentos gordurosos ou muito temperados.
Entre as dicas para prevenir estão analisar a higiene dos locais quando precisar se alimentar fora de casa e evitar comer alimentos crus em locais em que não se conhece o preparo.

Leia Também:  Operação investiga grupo suspeito de causar prejuízo milionário após golpe na compra de 300 televisores no Paraná

CUIDADOS
Não consuma alimentos vencidos
Observar o aspecto dos alimentos (cor e cheiro) mesmo daqueles que estão dentro da validade
Analisar a higiene dos locais quando precisar se alimentar fora de casa
Evitar comer alimentos crus em locais em que não se conhece a forma de preparo
Após aberto, a validade dos alimentos não conta mais. Deve-se ficar atento a forma de acondicionamento e aos aspectos como cor e cheiro
Alimentos in natura podem ser congelados, sem problema, mas deve-se evitar congelar novamente

NA GELADEIRA
Utilize recipientes com tampas
Não deixe latas abertas na geladeira
Não deixe a porta da geladeira aberta
Ovos não devem ficar na porta
Maionese, catchup e mostarda não devem ficar na porta da geladeira
Não forre as prateleiras, pois dificulta a circulação de ar frio
Limpe os alimentos antes de congelá-los, e embale em plásticos próprios para o congelamento

TEMPO DE VALIDADE DOS ALIMENTOS
Peixe: 1 dia
Frango: 2 dias
Carne: 2 dias
Salsichas e bacon: 7 dias depois de abertos
Sopas e carnes cozidas: 3 a 4 dias
Maionese industrializada: 2 meses depois de aberta
Frios: 3 dias
Ovos: 15 a 30 dias
Sobras: 1 a 2 dias
Leite: 2 dias depois de aberto
Doces: 3 dias
Legumes e frutas: 3 a 7 dias
Verduras e temperos: 2 a 3 dias
Molhos: 20 a 30 dias

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR
É um termo genérico utilizado para caracterizar uma gastroenterite que suspeita-se que tenha sido causada por algum alimento
Os principais sintomas são diarreia, vômito e nos casos mais graves dor abdominal, febre, dor no corpo e desidratação

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Embarcação é encontrada com vários corpos em decomposição; caso será investigado

Publicados

em

Embarcação é encontrada com vários corpos em decomposição; caso será investigado

Um barco foi encontrado à deriva com alguns corpos já em decomposição, em um rio localizado na região de Salgado, no nordeste do Pará. A Polícia Federal (PF) confirmou que já foi informada sobre o caso e que já iniciou as investigações, com o envio de uma equipe da superintendência no Pará ao local.


Contatada pela Agência Brasil, a PF informou que também estão sendo enviados peritos e papiloscopistas da sede da PF em Brasília, e que um dos objetivos da investigação é descobrir quem eram as pessoas no barco. Para tanto, usarão “protocolos de Identificação de Vítimas de Desastres [DVI]”. “Ainda não se sabe a quantidade, nacionalidade e causa da morte das vítimas”, informou a PF.
Em um vídeo divulgado por alguns habitantes da região, filmado no momento em que a embarcação foi encontrada, fala-se que havia cerca de 20 corpos no barco, e que eles estariam já em estado avançado de decomposição.
Em nota, o Ministério Público Federal (MPF) no Pará informou que foi determinada a abertura de duas investigações sobre o caso. “Uma investigação criminal foca em eventuais crimes cometidos e na responsabilização penal de autores. A investigação cível concentra-se em questões de interesse público e na proteção de direitos que não necessariamente envolvem crimes”, explica o texto.
Foto: Reprodução/Redes Sociais/Terra

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mecânico precisa de ajuda para comprar medicamentos para tratar queimaduras
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA