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RANCHO ALEGRE D'OESTE

Copacol renova parceria social com a prefeitura de Rancho Alegre D`Oeste

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A prefeita Suely Silva assinou na última quarta-feira, renovação de convênio com a Copacol, garantindo apoio da cooperativa a projetos sociais desenvolvidos pela atual administração.


A solenidade de assinatura aconteceu em Cafelândia, durante evento que contou com a participação de vários outros prefeitos e autoridades, bem como representantes da diretoria da Copacol.
Durante a solenidade, a prefeita Suely Silva destacou a importância da parceria da Copacol com a prefeitura. Se hoje nós temos uma Fanfarra, por exemplo, é graças ao apoio desta cooperativa, citou.
“É mais uma grande iniciativa da Copacol, pois o apoio cultural ao nosso município vem dando resultados positivos, com nossos alunos podendo receber inclusive uniformes”, acrescentou a prefeita. “É a Copacol ajudando no desenvolvimento do nosso município”, finalizou.
O vice-prefeito Adão Primo também esteve presente e aproveitou para dizer que graças ao apoio da Copacol, os projetos sociais realizados pelo município, têm sido um sucesso. ‘Nós somos testemunhas. Graças à Copacol, os projetos estão dando certo”, disse.

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BOA ESPERANÇA

Copel suspende corte de luz por 90 dias. Determinação da Aneel em virtude da pandemia coronavírus

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A Copel publicou esta nota:

A Copel suspendeu por 90 dias o corte do fornecimento de energia elétrica por inadimplência.

A medida segue determinação da Aneel.

Vale para residências partir desta quarta-feira.

Serão mantidos, no entanto, os juros e multas quando a conta em atraso foi quitada.

Já a Sanepar adiou por 90 dias a cobrança dos consumidores cadastrados na tarifa social.

 

Veja a nota da Aneel

 

Começa a valer a partir de (25) a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de suspender durante 90 dias o corte no fornecimento de energia elétrica dos consumidores residenciais urbanos e rurais e também de atividades essenciais no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19). O prazo poderá ser prorrogado, casos haja necessidade.

A decisão foi tomada ontem pela diretoria da agência em reunião extraordinária, realizada por meio virtual, e se aplica às distribuidoras de energia elétrica. Além da proibição da suspensão do fornecimento de energia elétrica, a Aneel também autorizou as distribuidoras a suspender o atendimento presencial e determinou que elas tomem medidas para priorizar os atendimentos telefônicos das solicitações de urgência e emergência e intensifiquem o uso de meios automáticos de atendimento ao consumidor.

Além da suspensão do atendimento presencial, a Aneel também determinou outras medidas para evitar a circulação de profissionais que prestam serviços para as distribuidoras, como a suspensão da entrega da fatura mensal impressa no endereço dos consumidores e a permissão para que as distribuidoras realizem a leitura de consumo em horários diferentes do usual ou mesmo a suspensão da leitura.

Ao adotar a suspensão da entrega da fatura impressa, as distribuidoras deverão enviar fatura eletrônica ou o código de barras aos consumidores, por meio de canais eletrônicos ou disponibilizá-las em seu site ou aplicativo.

Já na hipótese de suspensão da leitura do consumo, o faturamento será feito com base na média aritmética do consumo nos últimos 12 meses. “A distribuidora deverá disponibilizar meios para que o consumidor possa informar a auto-leitura do medidor, em alternativa ao faturamento pela média”, disse a Aneel.

Outra medida aprovada pela agência foi a suspensão dos prazos para que os clientes realizem pedidos de ressarcimento por danos em equipamentos, em razão de problemas no fornecimento de energia. Segundo a Aneel, a medida é necessária, “uma vez que o processo de ressarcimento envolve a circulação de técnicos até a casa do consumidor para verificar o dano.”

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