conecte-se conosco


REGIÃO

Corpo de idosa desaparecida é encontrado em lago no Parque Dom Bosco, em Umuarama

Publicados

em

As buscas haviam sido interrompidas no fim da tarde de segunda-feira (30) e foram retomadas nesta manhã

O Corpo de Bombeiros de Umuarama encontrou, na manhã desta terça-feira (1º/7), o corpo de Maria Aparecida Correia, de 79 anos, que estava desaparecida desde o fim de semana. O corpo foi localizado em um dos lagos de um pesqueiro na rua Dom Eugênio, no bairro Parque Dom Bosco.

O Corpo de Bombeiros de Umuarama encontrou, na manhã desta terça-feira (1º/7), o corpo de Maria Aparecida Correia, de 79 anos, que estava desaparecida desde o fim de semana. O corpo foi localizado em um dos lagos de um pesqueiro na rua Dom Eugênio, no bairro Parque Dom Bosco.

Equipes dos Bombeiros e da Polícia Militar estão no local e acionaram o Instituto de Criminalística para recolher o corpo e investigar as circunstâncias da morte. As buscas haviam sido interrompidas no fim da tarde de segunda-feira (30) e foram retomadas nesta manhã. Segundo os bombeiros, o corpo foi encontrado durante a operação.

Até o momento, não há informações oficiais sobre as causas do óbito. A Polícia Civil deve conduzir as investigações para esclarecer o caso. Maria Aparecida desapareceu no domingo (29), quando saiu de casa, no mesmo bairro, e não retornou.

Leia Também:  Indígenas liberam BR-272 entre Terra Roxa e Guaíra após protesto por demarcação de terras

Segundo familiares, Maria Aparecida saiu de casa por volta das 6h da manhã, enquanto os demais moradores ainda dormiam. Uma vizinha relatou tê-la visto pouco depois, caminhando sozinha e subindo a rua. Imagens de câmeras de segurança de residências da região, divulgadas nesta segunda-feira (30), mostram a idosa seguindo pela via em direção ao pesqueiro onde seu corpo foi localizado.

A idosa tinha deficiência intelectual e fazia uso de medicamentos controlados para epilepsia. Segundo os familiares, ela já havia desaparecido anteriormente, há cerca de 15 anos, sendo encontrada na ocasião próximo ao município vizinho de Maria Helena. OBemdito está no local e acompanha a situação. Em breve, mais detalhes.

Whatsapp Image 2025 07 01 At 08.36.02 (1)

Whatsapp Image 2025 07 01 At 08.36.03

Whatsapp Image 2025 07 01 At 08.55.35

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REGIÃO

Aluno de Douradina representará o Brasil na Olimpíada Internacional de IA

Publicados

em

Samuel Mobilia Mota, 3º ano do Ensino Médio, garantiu vaga entre os quatro melhores da ONIA e agora se prepara para competir na China (Foto Colaboração/Colégio Estadual Cleoracy Aparecida Gil)
Samuel Mobilia Mota, do Colégio Cleoracy Aparecida Gil, vai representar o Brasil na competição mundial em Pequim, na China

O estudante Samuel Mobilia Mota, de 17 anos, aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Cleoracy Aparecida Gil, em Douradina, conquistou uma das quatro vagas brasileiras para disputar a Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial, que será realizada em agosto, em Pequim, capital da China.

A conquista foi anunciada nesta segunda-feira (7), com a divulgação dos resultados finais da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA). Iniciada no fim de 2024, a competição teve sete meses de duração e reuniu 716 mil estudantes de todo o Brasil em quatro etapas que testaram desde letramento digital até habilidades práticas com programação e análise de dados.

“É muito gratificante saber que fiquei entre os quatro melhores do país. Mesmo com uma rotina puxada, trabalhando de manhã e estudando à noite, consegui dar meu melhor. Sou muito grato ao apoio que recebi do meu colégio”, afirmou Samuel.

Leia Também:  Saúde Juranda: Escola Paulo Leminski realiza atividades em alusão ao “Setembro Amarelo”

Paraná lidera desempenho nacional

Paraná foi o estado com maior número de premiações na ONIA, conquistando 84 reconhecimentos — incluindo 8 medalhas de ouro, 21 de prata, 36 de bronze e 19 menções honrosas —, mais que o dobro do segundo colocado, São Paulo, que obteve 36.

A força paranaense se destacou desde a primeira fase, com mais de 30 mil alunos classificados para a segunda etapa. Já na semifinal, o Estado teve 1.378 dos 3.332 classificados (41,3%), mantendo a liderança na fase final, com 87 entre os 235 finalistas.

Reconhecimento estadual e prêmios

O resultado de Samuel foi celebrado pelas autoridades estaduais. O secretário de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, destacou: “É um orgulho ver um paranaense entre os quatro brasileiros que representarão o país. Isso mostra que investir em educação, ciência e tecnologia dá resultado.”

Já o secretário da Educação, Roni Miranda, elogiou a conquista como um reflexo do ensino público de qualidade: “Parabenizo o Samuel e toda a comunidade escolar de Douradina. O Paraná está na vanguarda da inovação e isso se reflete na nossa rede.”

Leia Também:  Homem é preso após torturar gato de vizinho no Paraná

A diretora do colégio, Francys Paula, comemorou a classificação: “Essa conquista é fruto da dedicação do Samuel e do apoio da família e da escola. É um começo promissor que certamente inspirará outros jovens.”

Premiação e próximos passos

Como forma de incentivo, o Governo do Estado vai entregar 70 prêmios, incluindo notebooks e tablets, aos estudantes com melhor desempenho na 3ª fase da ONIA. A logística de entrega será divulgada ainda em julho pela Secretaria da Inovação.

Agora, Samuel inicia a preparação para cruzar mais de 18 mil quilômetros até Pequim, onde representará não só o Paraná, mas todo o Brasil no maior palco de jovens talentos da Inteligência Artificial no mundo.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA