GOIOERÊ
Crise hídrica e elevação no consumo comprometem abastecimento em Goioerê
A falta de chuvas, o calor intenso e o aumento no consumo de água agravam a as condições do abastecimento público em Goioerê. Nesta última semana, os poços que abastecem a cidade apresentam queda acentuada na vazão, reduzindo ainda mais a capacidade diária de produção de água na cidade. Por outro lado, o consumo subiu 16% nesse mesmo período, trazendo consequências diretas no abastecimento. Esses fatores causaram a redução dos níveis dos reservatórios, o que pode causar desabastecimento, nas regiões fora do rodízio, principalmente, horários de maior pico desta quarta-feira (21) até no fim de semana.
Nesse momento, o déficit entre a produção e a demanda de água da cidade chega a 35%, mesmo com o auxílio de caminhões-pipa. As medidas emergenciais adotadas até agora e o complemento do abastecimento com auxílio de caminhões-pipa já não suportam atender a demanda da cidade. As obras de ampliação do sistema de captação de água seguem em ritmo acelerado. Na próxima semana, deverá ser interligado o poço 10, perfurado na região próxima ao Parque de Exposições. A Sanepar está adquirindo as conexões hidráulicas para que o poço entre em operação e contribua com a produção de 120 mil litros de água por dia. Também deve ser concluída a perfuração do poço 11, na área dos reservatórios, no centro da cidade. A vazão dessa unidade vai ser confirmada pelos testes operacionais após o término da perfuração.
COOPERAÇÃO E ESFORÇO – Até que esses poços integrem o sistema de abastecimento da cidade é indispensável o uso racional da água. Temperaturas elevadas e tempo seco convidam para atividades que utilizam mais água. Enquanto as chuvas não voltam à normalidade na região, a Sanepar vai continuar mantendo esforços para reduzir os impactos da falta de água em Goioerê. O rodízio vai permanecer na modelagem e cronograma estabelecidos até o momento e irá manter os caminhões-pipas para garantir o abastecimento.
Porém, essas ações não terão o efeito esperado se não houver apoio e cooperação de todos. É de fundamental importância que a população utilize a água de forma racional. A recomendação é que o uso seja feito prioritariamente na alimentação e higiene pessoal.
As limpezas mais pesadas, a lavagem de calçadas, carros e de fachadas, a rega de hortas e jardins devem ser postergadas. Se não houver a cooperação de todos, a tendência é a de que a situação se agrave ainda mais.
Por Tribuna Região
GOIOERÊ
“Operação Força Total” reforça segurança em Goioerê e região em locais com maiores índices de criminalidade
Na última quinta-feira (23), o 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) deu início à “Operação Força Total” em Cruzeiro do Oeste, com o objetivo de intensificar a segurança e combater a criminalidade nos 13 municípios sob sua jurisdição. A operação abrange patrulhamentos ostensivos e preventivos, com foco em locais estratégicos e áreas com maiores índices de criminalidade.
Além de Cruzeiro do Oeste, as ações incluem os municípios de Cidade Gaúcha, Goioerê, Guaporema, Mariluz, Moreira Sales, Nova Olímpia, Quarto Centenário, Rancho Alegre d’Oeste, Rondon, Tapira, Tapejara e Tuneiras do Oeste.
Entre as ações realizadas estão: Posicionamento de viaturas em pontos estratégicos;Patrulhamento tático;Saturação de áreas críticas; Abordagens a suspeitos; Inspeções de veículos e pedestres.
O planejamento das atividades é baseado em análises criminais detalhadas, garantindo que os esforços sejam concentrados em locais com maior demanda por segurança pública.
De acordo com o comando do 7º BPM, a “Operação Força Total” reafirma o compromisso da Polícia Militar do Paraná com a proteção da população e a redução dos índices de criminalidade. A presença ostensiva e estratégica busca não apenas combater delitos, mas também oferecer tranquilidade às comunidades da região.
-
Geral8 meses atrás
PRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
Geral2 anos atrás
Sonho realizado
-
Geral3 anos atrás
Jovem fica com o nariz necrosado após procedimento estético malsucedido
-
FAROL3 anos atrás
A prefeitura de Farol vai voltar a realizar este ano a Expofar com shows, rodeio e portões abertos
-
GOIOERÊ3 anos atrás
Chegou a novidade da Coral na Tigrão Tintas “verniz anti-mosquito” – Veja o vídeo
-
JURANDA2 anos atrás
Sanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
Geral2 anos atrás
Placa Mercosul | Como descobrir a cidade de origem do carro?
-
CAMPINA DA LAGOA2 anos atrás
Conheça perigos e consequências da picada de escorpião