conecte-se conosco


BOA ESPERANÇA

Dezembro terá duas chuvas de estrelas cadentes; prepare-se

Publicados

em

Dezembro terá duas chuvas de estrelas cadentes; prepare-se


Último mês do ano, dezembro fecha 2024 com duas chuvas de estrelas cadentes: os picos vão ocorrer entre 13 e 14; 21 e 25. – Foto: NASA/ Luo Hongyang

O ano de 2024 está prestes a acabar e já está entre os que mais tiveram espetáculos nos céus. Dezembro, por exemplo, terá duas chuvas de estrelas cadentes. Mas tem muito mais. O Só Notícia Boa organizou aqui o calendário do último mês do ano.
Atenção para os dias 13 e 14 quando estão previstos os picos das chuvas das estrelas cadentes. É a chuva de meteoros Geminídeas, a mais famosa e a mais esperada entre os astrônomos amadores.
A segunda chuva de meteoros, as Úrsidas, ocorrerá entre os dias 17 e 25 de dezembro. Porém, o pico é esperado para os dias 21 e 22, quando haverá cerca de 5 a 10 meteoros por hora.
Estrelas cadentes
As estrelas cadentes são produzidas pelos detritos deixados pelo asteroide 3200 Phaethon e ocorre anualmente de 7 a 17 de dezembro, segundo o Tecmundo.
Em geral, o melhor momento para a visualização é após a meia-noite, em um local escuro, longe das luzes da cidade.
Especialistas sugerem o uso de aplicativos, como o Carta Celeste, o Stellarium e o SkyMap são recomendados para observação e identificação de objetos no céu.
Muitos eventos

A Lua estará quase cheia em seu pico, bloqueando a maioria dos meteoros, exceto os mais brilhantes.
Os meteoros irradiarão da constelação de Gêmeos, mas podem aparecer em qualquer lugar do céu.
No dia 21, por volta das 6h20 no horário de Brasília, será o dia mais longo no hemisfério Sul e o mais curto do hemisfério Norte, onde se marca o início do inverno.
Calendário de dezembro
Os principais eventos astronômicos do mês:
• 04/12: Conjunção entre Lua e Vênus
• 07/12: Júpiter em oposição (melhor visualização)
• 08/12: Lua em Quarto Crescente e ocultação lunar de Saturno
• 13 e 14/12: Máxima atividade da chuva de meteoros Gemínidas
• 14/12: Conjunção entre Lua e Júpiter
• 15/12: Lua Cheia
• 18/12: Ocultação lunar de Marte
• 21/12: Solstício de Verão no Hemisfério Sul
• 21 e 22/12: Máxima atividade da chuva de meteoros Úrsidas
• 25/12: Mercúrio em máxima elongação ocidental (melhor visualização)
• 30/12: Lua Nova
Via: Só Notícia Boa

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Nos dias 20 a 22 de maio Goioerê receberá a feira de serviços Paraná Cidadão
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BOA ESPERANÇA

Com novo tema, campanha Janeiro Branco reforça o cuidado com a saúde mental

Publicados

em

Com novo tema, campanha Janeiro Branco reforça o cuidado com a saúde mental

O tema de 2025 é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre”. O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), reforça a importância do cuidado permanente e o reconhecimento dos sentimentos e emoções.
O começo do ano também dá início à campanha Janeiro Branco, movimento sobre saúde mental que convida a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional. O tema de 2025 é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre”. O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), reforça a importância do cuidado permanente e o reconhecimento dos sentimentos e emoções.

 


Criada em 2014, a campanha se consolidou como um marco no calendário brasileiro e desde 2023 é reconhecida oficialmente como Lei Federal (Lei 14.556/23). A escolha do primeiro mês do ano é por conta da simbologia em estabelecer metas pessoais ou começar algo novo, incentivando a pessoa a pensar em reconhecer mais sobre seus sentimentos e emoções.
A chefe da Divisão de Atenção à Saúde Mental da Sesa, Suelen Gonçalo, explica que a maior parte das pessoas associa saúde mental a doença mental, o que é errado. “A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Ela está relacionada à forma como a pessoa reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções”, explica.
“A campanha desse ano pretende engajar indivíduos, famílias, instituições públicas e privadas em ações concretas que estimulem a valorização da saúde mental como prioridade coletiva”, acrescenta.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde mental é estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitar as exigências da vida, saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida, além de reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.
Para cuidar da saúde mental da população, o Paraná conta com Unidades Básicas de Saúde/UBS, Estratégia Saúde da Família (ESF) e os Consultórios na Rua, que fazem parte da Atenção Primária em Saúde.
Também conta com 157 Centros de Atenção Psicossocial/CAPS em suas diferentes modalidades, sete Serviços Integrados de Saúde Mental (SIMPR), que é a conjunção de um CAPS AD III e uma UA de âmbito regional, 41 Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental, 72 leitos em Serviço Hospitalar de Referência (leitos de saúde mental em hospitais gerais), e 1.600 leitos em hospitais especializados em psiquiatria.
No final de 2024, a Sesa repassou aos CAPS das diversas modalidades um incremento para custeio mensal de mais de R$ 15 milhões. O valor é destinado para apoio das ações de reabilitação psicossocial destes serviços.
O Estado também aposta na educação permanente em saúde mental e no PlanificaSUS Saúde Mental. O curso “Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental”, ofertado pela Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), é uma formação inédita para servidores da área e que está em andamento. Ela tem como finalidade potencializar as ações desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS) e promover o bem-estar integral, sendo destinado para profissionais que atuam no SUS Paraná.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Veja 6 raças de cachorros mais dóceis para crianças. É só fofura!
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA