conecte-se conosco


Geral

Eclipse Solar de 2 de outubro: fenômeno poderá ser visto no Paraná

Publicados

em

eclipse solar de 2 de outubro de 2024 ficará visível em toda a região Sul do Brasil. O fenômeno ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol.

eclipse-solar-2-de-outubro-de-2024

Reprodução/Adobe Stock

 

Além da região Sul, os observadores poderão conferir o eclipse solar de 2 de outubro de 2024 no Sudeste e Centro-Oeste.

Mesmo após a Lua se alinhar entre a Terra e o Sol, a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol (apesar do satélite estar muito mais próximo da Terra do que o Sol). Assim, aparece o chamado “anel de fogo” no céu.

De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional (ON), Josina Nascimento, “quanto mais ao sul maior será a área eclipsada”.

O eclipse será visto como anular em uma estreita faixa que passa pelo Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e no extremo sul da América do Sul, incluindo Chile e Argentina.

Eclipse solar de 2 de outubro de 2024

eclipse anular do Sol ocorrerá próximo ao pôr do sol. Tanto no eclipse total quanto no anular a lua se alinha entre a Terra e o sol. A ação bloqueia toda ou a maior parte da luz do sol em uma parte da superfície da Terra.

Leia Também:  Cabrito nasce com ‘rosto de humano’; fotos

A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno dela, se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada e o eclipse é visto como parcial.

“Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, ou próxima deste ponto, fazendo com que pareça menor do que o Sol no céu.

A frequência com que os eclipses do Sol ocorrem é em média 2 vezes por ano, podendo ser somente parciais, anulares ou totais. O último eclipse anular do Sol ocorreu em 14 de outubro de 2023 e foi visto em uma parte do Brasil”,

esclareceu Josina.

Eclipse solar 2024 no Brasil: data e horário

Os observadores do eclipse, que acontecerá nesta quinta-feira (2), precisam estar em um local com vista desimpedida para o Oeste no fim da tarde (pôr do sol).

“Em hipótese alguma olhe diretamente para o Sol sem proteção adequada. Óculos escuros, chapas de raio-X ou outros filtros caseiros não protegem contra os danos. É essencial utilizar filtros certificados, como os óculos especiais para observação solar ou vidros de soldador 14”, disse a astrônoma.

Leia Também:  Vendaval derruba estátua de Cristo Redentor na entrada da cidade de Lunardelli

O Observatório Nacional fará transmissão ao vivo do eclipse anular no YouTube, em parceria com astrônomos do Projeto Céu em sua Casa: observação remota e com o Time And Date.

 

Por Massa News

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda

Publicados

em

Cerca de 268 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco acertarão as contas com o Leão nesta sexta-feira (31). Às 10h, a Receita Federal libera a consulta ao lote da malha fina de janeiro. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 268.144 contribuintes receberão R$ 864,83 milhões. Desse total, R$ 402,88 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso.

Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 125.751 contribuintes, informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Desde 2023, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

Em segundo, há 52.525 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em terceiro, vêm 16.003 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante dos contribuintes prioritários é formado por 7.321 contribuintes idosos acima de 80 anos e 4.519 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

A lista é concluída com 61.995 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais.

Leia Também:  Incêndio destrói três veículos em garagem de ônibus em Barbosa Ferraz

Aberta desde o último dia 24, a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 31 de janeiro, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Leia Também:  Horário de verão vai voltar? Governo determina data para divulgar decisão

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA