conecte-se conosco


PARANÁ

Educação abre inscrições para professores aderirem ao programa Formadores em Ação

Publicados

em

Estão abertas a partir desta terça-feira (6) e vão até 12h do dia 12 de maio as inscrições para a Segunda Jornada de 2025 do Grupo de Estudos Formadores em Ação, programa de formação continuada da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) para profissionais da área.

A formação é destinada a professores, pedagogos, gestores, técnicos dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e da Seed-PR. Ao todo, serão ofertadas 30 mil vagas para a formação, que contará com um total de 74 temas integrantes das principais áreas do conhecimento definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Entre os temas já trabalhados, será dada prioridade à recomposição da aprendizagem nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, com foco nos estudantes do 9º ano e da 3ª série do Ensino Médio.

“O programa representa oportunidade única para que o professor adquira conhecimento sobre novos recursos e estratégias pedagógicas, desenvolvendo ainda maior habilidade em favor do protagonismo do estudante em sala de aula”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Leia Também:  Mulher é vítima de estelionato seguido de roubo ao negociar motocicleta pela rede social

INSCRIÇÕES – Os interessados podem se inscrever AQUI até o dia 12 de maio. Cada tema do Grupo de Estudos é direcionado a um público específico. No ato da inscrição, cada cursista poderá se inscrever em uma única temática.

Para escolhê-la, é importante consultar o guia de Inscrições, pois os temas serão separados de acordo com o perfil de atuação do profissional. As aulas serão semanais, transmitidas online, via Google Meet e terão duração média de 1h40.

O período de formação desta Segunda Jornada vai do dia 19 de maio até o dia 08 de agosto. Ao fim do curso serão contabilizadas 40 horas de certificação, válidas para a progressão de carreira e para a distribuição de aulas. Não haverá reunião no período do recesso escolar de julho.

PROGRAMA – Iniciado em julho de 2020, o Grupo de Estudos Formadores em Ação é uma iniciativa de formação continuada entre pares, com a missão de fortalecer a aprendizagem e o protagonismo dos estudantes. A proposta valoriza os saberes e incentiva a troca de experiências entre os profissionais da educação do Paraná.

Leia Também:  Estado vai investir R$ 20 milhões em inovação genômica aplicada ao agronegócio

A formação é organizada em três jornadas anuais. Cada uma corresponde a um trimestre do ano letivo, contendo cerca de 10 semanas de formação, oferecendo 40 horas de certificação.

Mais informações podem ser acessadas AQUI.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PARANÁ

Prazo para pagamento do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 encerra nesta quinta-feira

Publicados

em

O prazo para que donos de veículos com final de placa 5 e 6 paguem a quinta e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 encerra nesta quinta-feira (22). Os contribuintes que optaram pelo parcelamento em cinco vezes devem pagar a cota final do tributo ao longo desta semana, sem a incidência de juros.

O cronograma de pagamentos varia de acordo com o final da placa do veículo. Por isso, é preciso que os proprietários fiquem atentos ao calendário para não terem que arcar com encargos no caso de atrasos. A multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 10% do valor do imposto.

OPÇÕES DE PAGAMENTO – Assim como já ocorria em anos anteriores, as guias de recolhimento (GR-PR) não são enviadas pelos correios. A Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Estadual também não encaminham boletos por e-mail nem aplicativos de mensagens. Os contribuintes do Paraná devem gerá-las para pagamento por meio dos canais oficiais, como o Portal IPVA, os aplicativos Serviços Rápidos, da Receita Estadual, e Detran Inteligente, disponíveis para Android e iOS, ou Portal de Pagamentos de Tributos.

Leia Também:  Planejamento, economia e cálculos: como vencer as dívidas em 2024

Uma alternativa de pagamento do IPVA é o pix, por meio do QR Code inserido na guia de recolhimento, a partir de mais de 800 instituições financeiras. O pagamento nessa modalidade é compensado em até 24 horas e pode ser feito nos canais eletrônicos dos bancos ou por meio de aplicativos, não limitados aos parceiros do Estado.

Além disso, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, que permite parcelar os débitos em até 12 vezes. Neste caso, a Fazenda e a Receita chamam a atenção para as taxas cobradas pelas instituições operadoras. A tabela dos juros aplicados por cada uma delas está disponível AQUI.

A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre a existência de sites falsos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é que as guias de pagamento sejam sempre geradas através dos sites oficiais, cujos endereços terminam com a extensão “pr.gov.br”, ou por meio dos apps da Receita Estadual e do Detran, que fornecem formas seguras de realizar os pagamentos.

Leia Também:  Confirmado segundo turno nas eleições presidenciais

Confira o calendário de pagamento da última parcela do imposto:

Finais 1 e 2: 20/05 (vencido)

Finais 3 e 4: 21/05 (vencido)

Finais 5 e 6: 22/05

Finais 7 e 8: 23/05

Finais 9 e 0: 26/05

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA