conecte-se conosco


RANCHO ALEGRE D'OESTE

Eleições 2020: saiba a diferença e os efeitos de votos brancos e nulos

Publicados

em

No Brasil, apesar do comparecimento ao local de votação nas eleições ser obrigatório, a menos que seja justificado, o eleitor é livre para escolher ou não um candidato, já que pode votar nulo ou branco. Mas qual é a diferença entre essas opções?
De acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Para votar em branco é necessário que o eleitor pressione a tecla “branco” na urna e, em seguida, a tecla “confirma”. Já o nulo é aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto. Para isso, precisa digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo, “00”, e depois a tecla “confirma”.

 


Antigamente como o voto branco era considerado válido, ele era contabilizado para o candidato vencedor. Na prática, era tido como voto de conformismo, como se o eleitor se mostrasse satisfeito com o candidato que vencesse as eleições, enquanto o nulo – considerado inválido pela Justiça Eleitoral – era tido como um voto de protesto contra os candidatos ou políticos em geral.
VOTOS VÁLIDOS
Atualmente, conforme a Constituição Federal e a Lei das Eleições, vale o princípio da maioria absoluta de votos válidos, que são os dados a candidatos ou a legendas. Votos em branco e nulos são desconsiderados e acabam sendo apenas um direito de manifestação de descontentamento do eleitor, que não interfere no pleito eleitoral. Por isso, mesmo quando mais da metade dos votos forem nulos, não é possível cancelar uma eleição.
Agência Brasil

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Regiões de Campo Mourão e Goioerê também enfrentam falta de leitos de UTI
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Urnas de Goioerê e Rancho Alegre foram lacradas; amanhã, sexta, será Moreira e Centenário

Publicados

em

Com a presença do Juiz Eleitoral, Christian Palharini, do Promotor Dr. Guilherme Franchi Santos, do Chefe do Cartório Eleitoral, Mário Antônio Claudino, representantes dos partidos e coligações e do representante da OAB/Goioerê, foi realizado no final da tarde desta quinta-feira, 5, no Fórum Eleitoral de Goioerê cerimônia de geração de mídia, carga e lacração de 58 urnas relativa, zonas eleitorais de Goioerê, e de Rancho Alegre do Oeste. Os testes de funcionamento, a identificação e a colocação de lacres e outras providências foram realizadas no Forum Eleitoral de Goioerê, pelos representantes dos partidos e coligações coordenados pela equipe do Cartório Eleitoral sob supervisão do Juiz Eleitoral, Dr. Christian Palharini e o Ministério Público e chefe do Cartório Eleitoral.

 

O Juiz Eleitoral, Dr. Christian Palharini acompanhou os trabalhos de lacração das urnas de Goioerê e Rancho Alegre

Os representantes dos partidos que estiveram presentes na lacração das urnas foram Gerson de Brito, da coligação do candidato Betinho Lima, Gabriela Fabrício dos Santos, do partido Cidadania, Silvana Furioso, do PDT e o representante de Rancho Alegre, o advogado Fernandes Toneli.

Leia Também:  Convenção do PSDB e Progressistas homologam os nomes de Professor Aristeu e do Engenheiro Agrônomo Cássio Zanuto

 

A lacração das urnas foi realizada no Forum Eleitoral, na tarde desta quinta-feira

MOREIRA SALES E CENTENÁRIO. Amanhã no mesmo horário, às 17:00 horas no Forum Eleitoral da Comarca, está agendada a cerimônia de lacração das urnas de Moreira Sales, um total de 27 urnas, e, Quarto Centenário, com um total de 7 urnas, das quais 5 de Quarto Centenário e 2 de Bandeirantes do Oeste.

 

Gerson de Brito, Gabriela Fabrício e Silvana Furioso, na conferência e lacração das urnas

Para a cerimônia estão sendo convocados os representantes dos partidos e coligações que participaram das eleições municipais em Quarto Centenário. (Tribuna da Região)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA