CAMPINA DA LAGOA
Eleições 2024: 103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro
Em todo o Brasil, 103 municípios, de um total de 5.569 cidades que participarão das eleições municipais deste ano, poderão ter o segundo turno de votações para prefeitura, caso nenhum candidato tenha sido eleito para o cargo por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.
O primeiro turno da eleição municipal, que terá votação para os cargos de prefeito e vice-prefeito, além de vereadores, está marcado para o próximo dia 6 de outubro.
A Constituição Federal e a Resolução TSE 23.734/2024 determinam que somente os municípios com mais de 200 mil eleitores aptos a votar poderão ter o segundo turno para o cargo do poder executivo local.
Desta forma, nos municípios com menos de 200 mil pessoas aptas a votar, serão eleitos ao cargo de prefeito aqueles que obtiverem a maior quantidade de votos válidos no 1º turno, no dia 6 de outubro. Nos municípios onde houver segundo turno, os eleitores poderão ir novamente às urnas no último domingo de outubro, dia 27, conforme o resultado das votações em primeiro turno.
Com exceção do Distrito Federal, as demais 26 capitais brasileiras têm a possibilidade de realização do segundo turno.
DISTRITO FEDERAL
Apesar do Distrito Federal ter, em 2022, a população de mais de 2,81 milhões de habitantes, não há eleições municipais na capital federal. A Constituição Federal de 1988, no artigo 32 (capítulo V), que trata da organização política e administrativa do Distrito Federal, proibiu a divisão dele em municípios. Por isso, o DF tem uma estrutura política diferente das demais unidades federativas do país, com um governador e uma câmara legislativa, formada por 24 deputados distritais. A Constituição Federal atribui ao Distrito Federal as competências legislativas reservadas aos estados e municípios.
ELEITORES
De acordo com o TSE, as 103 cidades que poderão ter segundo turno somam juntas 60,5 milhões de eleitores, o que equivale a 38,8% do eleitorado nacional. O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano. São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) são os três municípios com o maior número de votantes, com 9,3 milhões, 5 milhões e 1,9 milhão de pessoas, respectivamente.
Já Parauapebas (PA), Imperatriz (MA) e Magé (RJ) são as localidades com os menores números de eleitores que poderão ir para a segunda etapa do pleito. Respectivamente, totalizam 200,7 mil, 201 mil e 201,6 mil eleitores.
Considerando-se os estados brasileiros, São Paulo lidera o ranking com 30 localidades com mais de 200 mil de eleitores aptos. Em seguida, aparecem na lista as seguintes unidades da federação: Rio de Janeiro, com 11 municípios, e Minas Gerais, com oito cidades.
Nos últimos quatro anos, nove cidades alcançaram o eleitorado com 200 mil pessoas ou mais. São elas: Camaçari (BA), Imperatriz (MA), Parauapebas (PA), Foz do Iguaçu (PR), São José dos Pinhais (PR), Magé (RJ), Embu das Artes (SP), Sumaré (SP) e Palmas (TO).
Por outro lado, o eleitorado diminuiu e ficou abaixo de 200 mil votantes nas cidades de Governador Valadares (MG), que de 213 mil eleitores, em 2020, reduziu para 198 mil, em 2024.
Ao todo, o Brasil tem mais de 155,91 milhões de eleitores cadastrados a votar nas eleições municipais de 2024.
Agência Brasil
CAMPINA DA LAGOA
Empresários do setor supermercadista homenageiam Roberto Felix, de Campina da Lagoa, vítima de acidente fatal
Empresários do setor supermercadista homenageiam Roberto Felix, de Campina da Lagoa, vítima de acidente fatal
Empresários do setor de supermercados da região lamentaram a morte do empresário Roberto Felix, de 39 anos, de Campina da Lagoa, ocorrida em um trágico acidente na madrugada do último domingo (19), na PR-082, entre Engenheiro Beltrão e Terra Boa.
O acidente envolveu uma caminhonete GM/S10, conduzida por Roberto Felix, e uma ambulância do município de Terra Boa. A colisão frontal aconteceu por volta das 3h, resultando na morte de Felix e do motorista da ambulância, Erickson Marcius da Silva Dias, de 52 anos.
A única sobrevivente foi uma mulher de 63 anos, passageira da ambulância, que está internada com ferimentos.
O grupo, formado por 27 empresários do setor supermercadista, incluindo representantes das cidades de Mariluz, Godoi Moreira, Cianorte, Mamborê, Boa Esperança, Campo Mourão. Nova Londrina, Araruna , Rocandor, Alto Piquiri, Distrito de São Lourenço, Mundo Novo (MT), Porto Rico, Dr. Camargo, Inaja, Peabiru, Alto Alegre (região de Colorado), Barboza Ferraz, São João do Ivai, Itambé e Campina da Lagoa, destacou o empreendedorismo de Roberto Felix e sua atuação na comunidade de Campina da Lagoa. Roberto dirigia o Supermercado Meninão em Campina da Lagoa.
A Polícia Rodoviária Estadual informou que a caminhonete transitava sentido Terra Boa a Engenheiro Beltrão, enquanto a ambulância seguia no sentido contrário, quando ocorreu o choque frontal.
Fonte: Portal O Vale
-
Geral8 meses atrás
PRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
Geral2 anos atrás
Sonho realizado
-
Geral3 anos atrás
Jovem fica com o nariz necrosado após procedimento estético malsucedido
-
FAROL3 anos atrás
A prefeitura de Farol vai voltar a realizar este ano a Expofar com shows, rodeio e portões abertos
-
GOIOERÊ3 anos atrás
Chegou a novidade da Coral na Tigrão Tintas “verniz anti-mosquito” – Veja o vídeo
-
JURANDA2 anos atrás
Sanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
Geral2 anos atrás
Placa Mercosul | Como descobrir a cidade de origem do carro?
-
CAMPINA DA LAGOA2 anos atrás
Conheça perigos e consequências da picada de escorpião