conecte-se conosco


RANCHO ALEGRE D'OESTE

Eleitores que não votaram em 2024 devem justificar ausência até 7 de janeiro; saiba como fazer

Publicados

em

Eleitores que não votaram em 2024 devem justificar ausência até 7 de janeiro; saiba como fazer

Pedido de justificativa da ausência do voto pode ser feito em cartórios eleitorais ou pela internet
O prazo para que o eleitor que não votou no segundo turno das eleições municipais de 2024 justifique a ausência terminará na próxima terça-feira (7). O segundo turno do pleito ocorreu em 27 de outubro, em 51 municípios do país, sendo 15 capitais.
A justificativa vale para quem tem a obrigação de votar, porém não compareceu às urnas. No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e é facultativo para pessoas com idade entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos e também para analfabetos.

 

 


Cada turno eleitoral é considerado uma eleição independente pela justiça eleitoral, para efeito de comparecimento. Por isso, o eleitor deverá justificar separadamente o não-comparecimento em cada um dos turnos.
Como justificar
A justificativa pós-eleição pode ser feita presencialmente, no cartório eleitoral, ou online por meio do aplicativo para smartphones, o e-Título da Justiça Eleitoral ou pela internet.
O eleitor que estiver com o título eleitoral regular ou o mesmo suspenso poderá justificar a falta pelo e-Título. No app, o eleitor faltoso deve acessar o link ‘Mais opções’, selecionar o local do pedido de justificativa de ausência e preencher o formulário com os dados solicitados.
Então, será gerado um código de protocolo para que a pessoa possa acompanhar o andamento da solicitação. O requerimento será transmitido à zona eleitoral responsável pelo título de eleitor para a devida análise. Após a decisão sobre a aceitação ou não da justificativa, o cidadão será notificado.
Outro modo de justificar a ausência ao pleito é pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na página eletrônica de Autoatendimento Eleitoral. É preciso informar o número do título eleitoral, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o nome, a data de nascimento e o nome da mãe (caso conste). O internauta poderá acompanhar o andamento do pedido encaminhado à Justiça Eleitoral no mesmo endereço virtual.
Os dados informados devem coincidir com os do cadastro eleitoral. Se o sistema não reconhecer os dados digitados, o eleitor deverá contatar a zona eleitoral responsável pelo título para esclarecimentos.
E se o eleitor preferir justificar a ausência ao pleito presencialmente, deverá se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo, preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo no ou enviá-lo via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Assim que for aceita, a justificativa será registrada no histórico do título de eleitor.
Ausência ou negativa
A ausência injustificada às urnas resulta em sanções ao eleitor que faltou às eleições municipais.
Entre elas, está o pagamento da multa de R$ 35,13 imposta pela Justiça Eleitoral.
De acordo com a resolução-TSE 23.659/2021, o cidadão que declarar estado de pobreza ficará isento do pagamento da multa por ausência às urnas.
Após 7 de janeiro, na página Quitação de Multas, os eleitores podem consultar seus débitos e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para quitação de multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas e/ou aos trabalhos eleitorais.
Além da multa, quem não compareceu à seção eleitoral no segundo turno do pleito de 2024 e não justificou a ausência ficará impedido de tirar o passaporte e a carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; inscrever-se em concurso público e tomar posse em cargo público; receber remuneração em função pública, entre outras restrições.
No caso de o eleitor ter feito o pedido de justificativa de ausência a um dos turnos da eleição municipal de 2024 e a motivação não ser aceita pelo juízo eleitoral, será arbitrado o valor da multa pelo magistrado da justiça eleitoral.
Se o título estiver na situação de “cancelado”, devido a três ausências consecutivas injustificadas às eleições, além de pagar as multas devidas, é necessário solicitar uma revisão ou uma transferência de domicílio para regularizar a situação.
AGÊNCIA BRASIL

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Onça é encontrada no quintal de uma casa em Engenheiro Beltrão
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RANCHO ALEGRE D'OESTE

‘Férias Felizes’ em Rancho Alegre d’Oeste vão proporcionar diversão e aprendizado para mais de 130 crianças

Publicados

em

‘Férias Felizes’ em Rancho Alegre d’Oeste vão proporcionar diversão e aprendizado para mais de 130 crianças

A Prefeitura de Rancho Alegre D’Oeste, através das secretarias de Assistência Social e Esportes, dará início no próximo dia 20 ao projeto Férias Felizes, uma iniciativa voltada para proporcionar lazer e aprendizado a mais de 130 crianças do município. As atividades, que seguem até o final de janeiro, têm como objetivo oferecer uma alternativa educativa e recreativa durante o período de férias escolares.

O prefeito Cássio Zanuto ressaltou a importância do projeto para as crianças e suas famílias, destacando que a iniciativa atende jovens de 5 a 12 anos com atividades esportivas, recreativas e culturais. “Queremos criar um ambiente onde as crianças possam se divertir, aprender e interagir, promovendo seu desenvolvimento integral durante as férias. O projeto reforça valores, estimula a criatividade e fortalece os laços comunitários”, afirmou o prefeito.

O projeto visa conscientizar as famílias sobre a relevância do lazer na infância e oferece oficinas e atividades lúdicas que contribuem para o crescimento saudável das crianças. Além disso, busca fortalecer a identidade e a integração entre os jovens participantes.

Leia Também:  Romanelli anunciou a criação da primeira equipe de saúde bucal de Rancho Alegre do Oeste

Entre as atividades programadas estão esportes, jogos educativos, oficinas culturais, contação de histórias, artesanato e até um show de talentos. A coordenadora do projeto, Vanessa Rayane, enfatizou que a iniciativa foi criada para garantir um espaço seguro e educativo para as crianças, especialmente considerando que muitos pais trabalham durante o período de férias escolares.

“Queremos oferecer duas semanas repletas de atividades que proporcionem interação, diversão e aprendizado de forma segura e supervisionada. Cada atividade é cuidadosamente planejada para atender as diferentes faixas etárias, promovendo momentos lúdicos e educativos”, explicou Vanessa.
As inscrições para o projeto encerram nesta quarta-feira (15) e podem ser realizadas no CRAS do município. É necessário apresentar o documento da criança e de um responsável no momento do cadastro.

Com o ‘Férias Felizes’ Rancho Alegre D’Oeste reafirma seu compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento das crianças, criando um espaço onde elas possam explorar sua criatividade, fortalecer vínculos e aproveitar momentos de lazer de maneira saudável e enriquecedora.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA