conecte-se conosco


PARANÁ

Estado contrata projetos para nova ponte sobre Rio Ivaí e pavimentação da PR-218

Publicados

em

O Governo do Paraná lançou semana, por meio da Secretaria do Planejamento, um projeto estratégico para impulsionar o desenvolvimento da região Noroeste do Paraná, na chamada Costa Rica, entre os rios Paranapanema e Paraná.

A iniciativa engloba a construção de uma ponte sobre o Rio Ivaí, na PR-218, ligando os municípios de Querência do Norte e Icaraíma. A estrutura terá tabuleiro de 10 metros de largura e 350 metros de extensão, permitindo a circulação de veículos de passeio, caminhões e ônibus. Também está prevista a pavimentação de 54 quilômetros da rodovia PR-218.

O projeto faz parte do compromisso do governador Carlos Massa Ratinho Junior em promover infraestrutura e integrar diferentes regiões do Paraná, gerando oportunidades de crescimento, emprego e qualidade de vida para a população.

Com investimento inicial de R$ 5,8 milhões para os projetos, detalhados na ordem de serviço emitida pela Paraná Projetos, serviço autônomo da SEPL, a obra visa transformar a logística, o turismo e a economia local.

A ordem de serviço envolve a contratação da empresa para a prestação de Serviços em Engenharia e Arquitetura para Elaboração de Anteprojetos, Projetos Básicos, Projetos Executivos, Projetos Complementares e Compatibilização BIM. 

Leia Também:  IDR-Paraná leva inovações na fruticultura para o Show Rural Coopavel 2025

A assinatura contou com a presença do secretário do Turismo, Márcio Nunes, dos prefeitos de Querência do Norte, Alex Fernandes, de Icaraíma, Devair Fabris, e do deputado estadual Gugu Bueno.

O secretário do Planejamento, Guto Silva, enfatizou o impacto regional da obra. “Essa é uma obra de conexão regional extremamente importante, também com Mato Grosso do Sul, com compromisso com o turismo da região, mas, sobretudo, de integrar todo o cenário produtivo dessa região que tem servido recursos importantes para transformar a realidade dos municípios”, afirmou.

Segundo ele, a expectativa é de que os projetos sejam concluídos até julho para, em seguida, iniciar o processo de licitação.

Márcio Nunes destacou a relevância estratégica da infraestrutura para o crescimento do Paraná. “Hoje o Estado está financeiramente saudável e essa ponte e rodovia vão unir duas grandes regiões e fortalecer o turismo, porque o companheiro inseparável do turismo é a infraestrutura. Sem infraestrutura, não há como o turista chegar”, disse ele, ressaltando que o projeto da Costa Rica envolve 20 municípios.

O prefeito de Querência do Norte falou sobre a transformação logística que o projeto trará para a região. “Para nós, é uma questão de logística, tanto da produção agrícola – Querência é o maior produtor de arroz do Paraná – quanto para o turismo local, com praias de água doce e portos. Além disso, vai ajudar na saúde, reduzindo o trajeto dos nossos pacientes e na segurança pública ao ligar bases policiais de Icaraíma com a nossa base em Terra Rica”, disse Fernandes.

Leia Também:  Estado vai investir R$ 20 milhões em inovação genômica aplicada ao agronegócio

O prefeito de Icaraíma, Devair Fabris, também celebrou o projeto. “Para nós, é uma vitória. Estamos desenvolvendo o turismo no Porto Camargo e em Icaraíma e essa ligação também facilitará o escoamento da agricultura e o acesso da população. É algo que esperávamos há décadas. Graças a esse governo municipalista, está se tornando realidade”, comentou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PARANÁ

MEC publica resultado da primeira chamada do Prouni do 2º semestre

Publicados

em

Participam desta edição 887 instituições privadas, com oportunidades em 370 cursos diferentes

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (7) o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2025. A consulta deve ser feita diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

De acordo com o cronograma oficial, o período para comprovação das informações dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Prouni vai de 7 a 18 de julho. Já o resultado da segunda chamada será publicado em 28 de julho, com prazo para entrega da documentação entre 28 de julho e 11 de agosto.

Aqueles que não forem contemplados nas chamadas regulares ainda poderão manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 18 e 19 de agosto. O resultado da lista será divulgado em 22 de agosto.

Mais de 211 mil bolsas ofertadas em todo o Brasil

Nesta edição, o Prouni oferece 211 mil bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior espalhadas pelo país. Do total, 118.000 são bolsas integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e 93.000 são parciais, com 50% de desconto.

Leia Também:  Em formato de "live" Rancho Alegre realiza a sua audiência pública quadrimestral

Participam desta edição 887 instituições privadas, com oportunidades em 370 cursos diferentes. O curso com o maior número de vagas é Administração, com 13.774 (9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais). Direito aparece em seguida, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais).

Logo após, Pedagogia oferece 11.339 vagas (8.465 integrais e 2.874 parciais), e Educação Física conta com 8.939 bolsas (6.063 integrais e 2.876 parciais). Por fim, no curso de Medicina, um dos mais concorridos, estão disponíveis 1.159 bolsas, sendo 988 integrais e 171 parciais.

Quem pôde se inscrever

Para participar do processo seletivo do segundo semestre de 2025, o candidato precisava em primeiro lugar ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024. A nota mínima exigida era de 450 pontos de média nas áreas do conhecimento, bem como, nota superior a zero na redação.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA