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Estado promove encontro com municípios sobre a Rota Turística Caminhos do Peabiru

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Reunião será em 30 de janeiro. Ela é voltada aos municípios e profissionais regionais interessados em aderir à iniciativa. A adesão pode resultar em mais de 80 municípios interligados e aptos à atividade turística envolvendo o trecho paranaense da rota.

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado do Turismo (Setu-PR) e do Planejamento (SEPL), promove em 30 de janeiro um evento para apresentação do programa estadual que fomenta o turismo nos Caminhos do Peabiru. O encontro é voltado aos municípios e profissionais regionais interessados em aderir à iniciativa. A adesão pode resultar em mais de 80 municípios interligados e aptos à atividade turística envolvendo o trecho paranaense da rota.

Hoje, no Estado, somente uma parte dos Caminhos do Peabiru já pode ser percorrida por turistas. Ela fica no Oeste do Paraná, no entorno do Parque Nacional do Iguaçu – inicia em Santa Tereza do Oeste e percorre os municípios de Céu Azul, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu.

Com a implantação efetiva, o Estado poderá ter mais de 80 municípios interligados e aptos à atividade turística. Outro objetivo da Rota Turística Caminhos do Peabiru é resgatar e preservar na memória de toda a população os acontecimentos relacionados ao caminho, mostrando como ele ajudou na formação e desenvolvimento do Estado.

Márcio Nunes, secretário do Turismo do Paraná, comenta que a rota tem potencial para ser um grande atrativo turístico, com renome nacional e internacional. “A Rota Transcontinental Caminhos de Peabiru já é considerada por lei um Patrimônio de Natureza Cultural Imaterial Paranaense. O caminho conta com todos os aspectos necessários para se consolidar como uma rota turística atrativa, captando viajantes do Brasil e de outros países, que buscam conhecer esse caminho que mescla ecoturismo e história”, afirma.

“Nosso foco é desenvolver o turismo, movimentando o setor e tirando do papel iniciativas como esta de maneira organizada, preservando o passado, mas com um olhar voltado para o futuro”, completou o secretário.

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No encontro também deve ser apresentado um manual operacional, para que os municípios ou Instâncias de Governança Regionais (IGRs) – instituições responsáveis por fomentar o turismo em suas áreas de abrangência – possam aderir ao programa e fazer parte da maior trilha de longo curso do Estado. A reunião será online, por meio da plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas AQUI.

“A rota Caminhos do Peabiru pode ser um grande projeto de desenvolvimento turístico e econômico e vai possibilitar receber recursos para sinalizar e criar infraestrutura. Além disso, vai permitir que o cidadão e o turista possam conhecer a nossa história, esse caminho transoceânico que conectava nossos indígenas do Paraná aos Incas do Peru”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Guto Silva. “Que essa história possa ser contada às futuras gerações”.

“Essa trilha vai ser um ativo importante para que possamos construir ações turísticas, que gerem emprego e renda para a população”, acrescentou Silva.

ROTA TURÍSTICA – A instituição da rota turística aconteceu em novembro do ano passado, quando o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou o Decreto 8.025/2024, estabelecendo a Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru.

Com o decreto, ficou definido que a Secretaria do Turismo (Setu-PR) coordene a execução do programa, com foco em viabilizar a iniciativa e promover a integração junto aos municípios paranaenses, Instâncias de Governança Regionais (IGRs), comunidades e outros representantes.

Entre os objetivos específicos do Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru estão: estabelecer uma rede integrada de municípios para fortalecer o turismo, consolidando as trilhas de longo curso; fomentar o turismo nas comunidades, promovendo o desenvolvimento sustentável, criando oportunidades de trabalho e renda; e melhorar a conexão entre áreas naturais protegidas e os corredores ecológicos na conservação da biodiversidade.

A coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da Secretaria do Turismo, Anna Vargas, comenta que é importante realizar esta convocação dos municípios, porque eles têm um prazo para receber assessoria técnica e auxílio do órgão para desenvolvimento da rota.

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“Nesta reunião, vamos apresentar os objetivos do programa, como o fomento ao turismo responsável e sustentável, e vamos explicar como os 84 municípios que fazem parte da rota podem aderir, recebendo assessorias técnicas para implementação de diversas necessidades operacionais da rota. Essa é uma etapa de sensibilização dos municípios, porque vão receber esse suporte apenas aqueles que aderirem ao programa até 17 de março”, disse.

Ela explicou que o Estado vai proporcionar todo o suporte e assessoria técnica para que os locais desenvolvam e definam o traçado do caminho, conectando com a oferta turística já existente em seus limites geográficos. “Tudo depende do envolvimento dos municípios, porque após a data limite eles ainda podem aderir à iniciativa, mas terão que desenvolver sozinhos as questões inerentes ao programa”, ressaltou.

PEABIRU – O caminho ancestral ligava os oceanos Atlântico e Pacífico, atravessando o Paraná, de Foz do Iguaçu e Guaíra a Paranaguá, e tinha conexões em outros estados e países até chegar ao Peru. A rota foi usada por diversos povos indígenas, como os Guarani, Kaingang, Xetá e, depois, por exploradores europeus, jesuítas e incas.

Os caminhos serviam tanto à comunicação e comércio entre aldeias quanto para fins religiosos, visto que para algumas dessas culturas a rota representaria o traçado do percurso do Sol na Terra, seguindo a orientação da Via Láctea.

O trecho no Brasil tem aproximadamente 1,5 mil quilômetros de extensão. A trilha completa possuía cerca de 4 mil quilômetros de extensão e passava também pelos estados de São Paulo e Santa Catarina, estendendo-se até Bolívia e Peru.

Na década de 1970, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) identificaram cerca de 30 quilômetros remanescentes da trilha no Estado, onde foram localizados sítios arqueológicos com vestígios das habitações utilizadas por indígenas que transitavam na região, incluindo os povos Guarani, Kaingang e Xetá.

Caminhos do Peabiru
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

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Bicampeã: escola de Dois Vizinhos ganha Olimpíada nacional de matemática

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A rede estadual de ensino do Paraná foi, mais uma vez, destaque da Olimpíada online de Matemática Matific, considerada uma das maiores competições escolares de matemática digital do mundo. Duas escolas paranaenses – o Colégio Estadual Nova Esperança, de Dois Vizinhos, e o Colégio Estadual Pedro II, de Goioerê – conquistaram, respectivamente, primeiro e terceiro lugar no pódio nacional, enquanto outras quatro escolas do Estado ficaram entre as dez melhores colocadas do País.

A competição nacional foi realizada no mês de abril utilizando jogos e desafios interativos (integrantes do recurso educacional digital Matific), para tornar o aprendizado da matemática mais acessível e envolvente. Os conteúdos seguem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são voltados para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, tanto de escolas públicas quanto privadas. No Paraná, a ferramenta é utilizada desde 2021.

A vitória do Colégio Estadual Nova Esperança na competição foi anunciada na live de premiação do evento, no dia 24 de abril. A conquista coroa a trajetória da escola na competição: em 2022 ficou em quarto lugar no ranking nacional, no ano seguinte, alcançou o segundo lugar e, em 2024, chegou ao primeiro lugar. Façanha novamente conquistada neste ano.

“Estamos muito felizes. O colégio tem se empenhado desde a implantação do recurso, em 2021. É um trabalho intenso, no qual os alunos se empenham muito e também os professores, trabalhando pelo menos uma vez por semana com a ferramenta, em sala. Parabéns aos nossos estudantes por, novamente, colocarem o nome da nossa escola entre as melhores do Brasil no aprendizado da Matemática”, comemora Airton Bonetti, diretor da instituição de ensino.

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Além de Nova Esperança e Pedro II, também se destacaram os colégios estaduais Professora Zilda Arns Neumann (Guarapuava), Jardim Esmeralda (Cascavel), Bento Mossurunga (Umuarama) e João Paulo I (Francisco Beltrão).

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o sucesso do Paraná na competição reforça a importância de metodologias inovadoras no ensino da matemática. “A Matific mostra aos nossos estudantes que é possível aprender com prazer. A gamificação tem promovido avanços significativos no desempenho escolar, despertando nos alunos o desejo de superar desafios por meio do raciocínio lógico e da criatividade”, afirma.

COMPETIÇÃO – A competição é aberta a escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Para que uma escola concorra aos prêmios, é necessário que tenha no mínimo 50 alunos inscritos. Para ser considerado ativo o estudante deve completar ao menos uma atividade, conquistando no mínimo duas estrelas. As escolas que não atingem a meta de 50 alunos, participam normalmente da competição, mas não são ranqueadas, pois não competem aos prêmios.

As atividades são realizadas no espaço virtual Ilha da Aventura, no qual a Inteligência Artificial faz o nivelamento dos estudantes de acordo com o desempenho nas atividades sugeridas para a sua série. Assim, as atividades/games da competição, aparecem todas de acordo com o desempenho do estudante, identificados pela IA.

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A pontuação acumulada se deu a partir da equação composta pelo somatório de estrelas conquistadas (até 5 por atividade) e pela taxa precisão dos estudantes, que se refere à quantidade de tentativas do aluno até completar a atividade. De acordo com essa somatória o aluno é classificado.

MATEMÁTICA GAMIFICADA – Na rede estadual de ensino do Paraná, o emprego de recursos tecnológicos serve como metodologia de apoio à aprendizagem, consoante relatório expedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), acerca do emprego de ferramentas digitais como suporte ao processo educacional.

Disponível para os alunos do 6º e 7° anos do ensino fundamental, a plataforma Matific, de matemática gamificada, foi implementada como ferramenta de suporte às atividades em sala de aula em 2021 e, por meio de jogos interativos e desafios lúdicos, promove a aprendizagem de conceitos matemáticos e do raciocínio lógico. Desde o seu lançamento na rede de ensino do Estado, a plataforma já acumula mais de 3 milhões de atividades realizadas por mais de 300 mil alunos da rede estadual de ensino.

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