conecte-se conosco


Geral

“Fazer PSA salvou minha vida”, diz homem curado do câncer de próstata

Publicados

em

“Fazer PSA salvou minha vida”, diz homem curado do câncer de próstata

O resultado do exame PSA foi o primeiro indicador de que o servidor público Severino Soares de Oliveira poderia estar com câncer de próstata
O servidor público Severino Soares de Oliveira tinha 45 anos quando descobriu que estava com um câncer de próstata. Os tumores deste tipo costumam aparecer em homens com mais de 65 anos, sendo os exames de rastreio indicados apenas a partir dos 50 anos se não há histórico na família.
O exame de dosagem do PSA no sangue foi fundamental para que Severino fosse diagnosticado no estágio inicial da doença, garantindo melhores opções de tratamento. “Eu tinha 45 anos de idade e nenhum sintoma. Era bastante ativo e estava apenas fazendo exames de rotina”, lembra ele, que hoje tem 56 anos.

 


Diagnóstico
O exame de avaliação do antígeno prostático específico (PSA) é um teste simples, feito a partir da coleta de amostra de sangue. Ele é um marcador importante para doenças da próstata, incluindo infecções, aumento benigno da próstata e câncer.
O PSA é produzido pelas células epiteliais da próstata. Quando ele está em níveis altos, existe a possibilidade de câncer de próstata, e a indicação é seguir a investigação com exames de toque prostático e biópsia.

O médico Rodolfo Borges dos Reis, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), explica que o nível do PSA varia de acordo com fatores como tamanho da próstata, idade do paciente e outras variáveis. Então não existe um valor fixo seguro para o diagnóstico apenas com o resultado do exame.
“O valor do PSA faz parte de um quebra-cabeça que a gente monta para avaliar o paciente, levando em consideração também as características dele, a história familiar de câncer“, explica.
Quando fazer o primeiro PSA?
A SBU recomenda que os homens realizem consultas para o rastreamento do câncer de próstata a partir dos 50 anos de idade.
Para os homens que fazem parte do grupo de risco — negros, com parentes de primeiro grau com câncer de próstata ou obesos —, as consultas devem começar antes, aos 45 anos.

Leia Também:  Homem é encaminhado à delegacia por pilotar embriagado e sem CNH após acidente entre 2 motos, diz PM

Por ser adotado, Severino não tem conhecimento sobre o histórico familiar. No entanto, ele fazia o exame do PSA desde os 40 anos como parte de um check-up anual exigido pelo órgão onde trabalha. “O exame me salvou, foi fundamental. Em uma das visitas ao médico, ele percebeu essa alteração do PSA, foi quando ele fez o toque e solicitou a biópsia”, conta.
O diagnóstico foi confirmado no início de 2013, em estágio inicial. Em maio do mesmo ano, Severino passou pela prostatectomia radical, com a remoção total da próstata.
Naquele momento, o servidor público tinha muitas dúvidas. Ele não sabia se ficaria bem ou se teria sequelas, como incontinência urinária e/ou impotência sexual, mas optou pela possibilidade de cura.
“Independentemente do que fosse acontecer, nós colocamos em evidência a cura. Falei para o meu médico que queria fazer a cirurgia. Assim foi feito e, graças a Deus, foi um sucesso total. Já são 11 anos desde a cirurgia”, celebra.
O médico Rodolfo Borges dos Reis explica que a principal mudança após as cirurgias de retirada de próstata são a interrupção permanente da ejaculação, pois a vesícula seminal também é removida. As funções sexuais e urinárias costumam ser preservadas. Severino conta que não teve a vida sexual prejudicada pela cirurgia e voltou à vida normal no mesmo ano.
Metrópoles

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda

Publicados

em

Cerca de 268 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco acertarão as contas com o Leão nesta sexta-feira (31). Às 10h, a Receita Federal libera a consulta ao lote da malha fina de janeiro. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 268.144 contribuintes receberão R$ 864,83 milhões. Desse total, R$ 402,88 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso.

Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 125.751 contribuintes, informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Desde 2023, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

Em segundo, há 52.525 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em terceiro, vêm 16.003 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante dos contribuintes prioritários é formado por 7.321 contribuintes idosos acima de 80 anos e 4.519 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

A lista é concluída com 61.995 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais.

Leia Também:  Governador Ratinho Junior confirma visita a Expo Umuarama

Aberta desde o último dia 24, a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 31 de janeiro, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Leia Também:  Bombeiros fazem buscas por adolescente que desapareceu após festa em Guarapuava, diz polícia

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA