conecte-se conosco


PARANÁ

Feira do melado, porco no rolete e balonismo: veja o calendário turístico do Paraná em setembro

Publicados

em

O mês de setembro terá movimentação de visitantes e turistas em exposições, festas de gastronomia típica, enoturismo, balonismo e feiras de nível nacional e internacional. Os eventos fazem parte do calendário turístico do da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, órgão voltado à promoção do turismo. A expectativa é que mais de 244 mil pessoas visitem os eventos estaduais, conforme dados dos organizadores.

A nível internacional, o Governo do Paraná leva serviços e produtos turísticos para serem divulgados na Feira Internacional do Turismo (FIT) em Buenos Aires (Argentina), entre os dias 28 de setembro e 01 de outubro. A feira é voltada ao trade do turismo, agentes de viagens e profissionais do segmento, gerando um networking entre os destinos participantes. A expectativa é que mais de 87 mil pessoas – público geral da última edição – conheçam e entrem em contato com os atrativos paranaenses na edição de 2024.

Em âmbito nacional, o Estado participa do Boat Show São Paulo, evento voltado ao segmento do turismo náutico, de 19 a 24 deste mês. Em Brasília, de 25 a 27 de setembro, acontece a 51ª edição da ABAV Expo, que gera diversas possibilidades de negócios, fortalecimento de marca e destino, capacitações e serve como vitrine para lançamentos e novidades.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – O mês começa agitado na região Oeste do Paraná, que recebe simultaneamente, dos dias 06 a 08, a 11ª edição da ExpoLin, no município de Lindoeste; e a Expomil, em Missal. Ambas promovem shows, gastronomia típica local, exposições agrícolas, palestras voltadas ao setor do comércio e apresentações culturais, com a expectativa de atraírem, juntas, cerca de 50 mil visitantes.

Dos dias 11 a 15 deste mês, o município de Andirá, no Norte Pioneiro, sedia a 11ª edição da FACIA, uma feira que, além dos shows, também oferece ao público – estimado em 40 mil pessoas – debates, palestras e exposições sobre o desenvolvimento e as inovações do trabalho no segmento da agropecuária, além de outras programações para comemorar os 81 anos da cidade. Em Astorga acontece a ExpoAstorga, de 05 a 08, com diversos shows nacionais.

Leia Também:  Colégio Polivalente de Goioerê passa a contar com curso Técnico em Enfermagem no período integral; matrículas abertas

Já no fim do mês, Cascavel, também na região Oeste, comemora a 43ª edição da Expovel, feira consolidada no município, que acontece entre os dias 25 e 29 de setembro. A expectativa é atrair cerca de 130 mil turistas de todo o Paraná ao longo dos cinco dias de programação, que conta com apresentações, rodeios e atividades para toda a família.

GASTRONOMIA – Capanema, município do Sudoeste, tem a Feira do Melado entre os dias 04 e 08. Além de shows e apresentações, o evento reúne produtores e faz uma exaltação ao melado produzido no município que, assim como outros itens de várias regiões do Estado, é um dos 14 produtos paranaenses com o selo de Indicação Geográfica, que comprova sua qualidade e produção única. Para saber mais sobre o melado e outros itens paranaenses certificados, basta clicar AQUI.

No Noroeste, dois eventos gastronômicos atraem o público para conhecer mais das tradições paranaenses. Em Pérola, acontece o 2º Simpósio do Leite, entre 04 a 08 de setembro, que propõe a um público aproximado de 15 mil pessoas um contato mais próximo com a produção leiteira do município. Campo Mourão sedia a 34ª Festa do Costelão de São José no dia 15.

Também no dia 15 Toledo celebra a 51ª edição do Festival Nacional do Porco no Rolete. Luiziana, no Centro-Oeste, promove simultaneamente a 17ª Festa do Prato Típico Boi na Brasa e a 37ª Expoluz, dos dias 20 a 22, com a expectativa de atrair 7 mil pessoas durante a programação.

Outras duas programações gastronômicas movimentam o setor da capital paranaense à Região Metropolitana. De 17 a 27 deste mês, o Concurso “O Quilo é Nosso”, voltado aos amantes da culinária, vai selecionar os melhores estabelecimentos da cidade e da Região Metropolitana que vendem pratos “por quilo”. Já o Festival Tutano reúne grandes nomes e pratos da culinária estadual, nacional e internacional no Museu Oscar Niemeyer nos dias 21 a 23.

Nos dias 20 e 21, em Foz do Iguaçu, o Circuito de Cervejas do Paraná reúne diversos rótulos, programações e atividades voltadas aos amantes da bebida maltada, sejam eles especialistas na degustação ou apenas apreciadores.

Leia Também:  Tem mudança: Vem chuva com grandes volumes e começa a esfriar no Paraná a partir de domingo

Na mesma linha, a 17ª Festa do Vinho e Mostra de Folclore, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) segue até o dia 01 de setembro. O evento acontece no Caminho do Vinho, importante rota e atrativo voltados ao enoturismo.

BALONISMO – Em Sapopema, município localizado no Norte Pioneiro, acontece o 1º Festival de Balonismo, dos dias 19 a 21. O evento conta com palestras instrutivas sobre a atividade, apresentação dos pilotos, voos cativos, competições, premiações e o night glow (um show noturno com os balões iluminando os céus do município). A expectativa é que cerca de 2 mil turistas compareçam a Sapopema durante os três dias de evento.

Confira abaixo a programação de setembro:

Dias 04 a 08: Feira do Melado – Capanema

Dias 04 a 08: 2º Simpósio de Leite – Pérola

Dias 06 a 08: Expo Lin – Lindoeste

Dias 06 a 08: ExpoMil – Missal

Dias 11 a 15: 11ª FACIA – Andirá

Dia 15: 34º Festa do Costelão de São José – Campo Mourão

Dia 15: 51ª Festa Nacional do Porco no Rolete – Toledo

Dias 17 a 27: Concurso o Quilo é Nosso – Curitiba

Dias 19 a 21: 1º Festival de Balonismo – Sapopema

Dias 19 a 24: Boat Show SP – São Paulo

Dias 20 e 21: Circuito das Cervejas do Paraná – Foz do Iguaçu

Dias 20 a 22: Comemoração de Emancipação Política – Salto do Itararé

Dias 20 a 22: 17ª Festa do Prato Típico Boi na Brasa e 37ª Expoluz – Luiziana

Dias 21 a 23: Festival Tutano de Gastronomia – Curitiba

Dias 25 a 27: 51ª ABAV Expo – Brasília

Dias 25 a 29: 43ª Expovel – Cascavel

Dia 28 de setembro a 01 de outubro: FIT – Buenos Aires (Argentina)

 

Por AEN NOTICIAS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PARANÁ

Hospital Universitário do Oeste realiza mais de 85 mil atendimentos em 2024

Publicados

em

Hospital Universitário do Oeste realiza mais de 85 mil atendimentos em 2024

Também foram realizadas 6.434 cirurgias de urgência/emergência na unidade hospitalar e 1.800 cirurgias eletivas, ou seja, mais de 8 mil procedimentos cirúrgicos realizados no HUOP, aumento de 27% em comparação ao ano de 2023 (6.473).

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), referência na região Oeste do Paraná para mais de 2 milhões de pessoas, aumentou o número de atendimentos realizados em 2024, fechando o ano com 85.334 pacientes em seus ambulatórios, um aumento de 1,77% em comparação com 2023 (83.843). Foram realizadas 6.434 cirurgias de urgência/emergência na unidade hospitalar e 1.800 cirurgias eletivas, ou seja, mais de 8 mil procedimentos cirúrgicos realizados no HUOP, aumento de 27% em comparação ao ano de 2023 (6.473).

O diretor-geral do HUOP, Rafael Muniz de Oliveira, celebrou os resultados, além de destacar a área de abrangência dos atendimentos. “Esse avanço nos atendimentos demonstra que a gente se preocupa não somente com o município de Cascavel, mas com os demais da macrorregião Oeste e Sudoeste do Paraná. Atendemos uma grande quantidade de pacientes no nosso ambulatório, centro de imagem e laboratórios, sendo um dos maiores projetos de extensão da Unioeste, que é levar a universidade para a população que mais precisa”, diz.

Um dos grandes destaques do ano passado foi a inauguração da nova ala materno infantil do HUOP, com um total de 5.127,54 metros quadrados construídos. Ela possui três andares e toda a estrutura médica e clínica, totalizando 70 leitos adultos e 98 berços (incluindo de UCI e UTI), em um investimento total de R$ 19.070.703,87.

Leia Também:  Revitalização de trevo de acesso complementa obras de drenagem e calçamento em Farol

O HUOP também é conhecido como o hospital amigo da criança com referência em partos e atendimentos nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Por mês, são registrados mais de 300 nascimentos na instituição, todos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro avanço marcante foi a retomada em 2024 de um serviço muito aguardado pela população da região, as cirurgias eletivas, englobando diferentes especialidades como ortopédicas, urológicas e gerais. O hospital também foi destaque na captação de órgãos para transplantes no Paraná, chegando a uma taxa de 83% de autorização dos familiares para doações.

O HUOP, hospital-escola vinculado à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), possui atualmente 279 leitos, ambulatórios de especialidades, centro cirúrgico, centro obstétrico, UTI adulto, pediátrica e neonatal, pronto-socorro, diagnóstico por imagem, radiologia e banco de leite humano. Ao todo são mais de 21,6 mil metros quadrados.

Fotos: Unioeste
https://www.aen.pr.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA