PARANÁ
Ferramenta paranaense é tendência para promoção do turismo do Estado

Desenvolvida por uma empresa paranaense, o Wikitravel é uma plataforma que promete transformar a experiência dos viajantes de todo o mundo, graças à sua tecnologia inovadora, que mescla inteligência artificial com a curadoria de técnicos, profissionais do turismo e órgãos públicos.
Foto: Viaje Paraná
O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor, vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR), participa no mês de março da Convenção Schultz 2025, em Curitiba. Parte de um grande calendário de convenções do setor do turismo que serão realizadas no Paraná ao longo do ano, um dos destaques do evento será uma plataforma inovadora para o mercado, que tem o órgão de promoção estadual entre seus parceiros.
Desenvolvido por uma empresa paranaense, o Wikitravel é uma plataforma que promete transformar a experiência dos viajantes de todo o mundo, graças à sua tecnologia inovadora, que mescla inteligência artificial com a curadoria de técnicos, profissionais do turismo e órgãos públicos. A ferramenta tem se destacado, sobretudo, em feiras internacionais – um ponto positivo ao Paraná, um dos destinos mais acessados e com mais informações no portal.

O Estado conta com seus principais destinos turísticos e indutores dentro da plataforma – todos revisados e com informações atualizadas. “Estamos acompanhando o desenvolvimento e o avanço da plataforma desde a sua criação, e o Viaje Paraná já incluiu fotos e informações de diversas cidades e atrativos do Estado. Apostamos nessa parceria para fomentar o turismo paranaense no médio e longo prazo, pois a tendência é que o Wikitravel ganhe, cada vez mais, relevância internacional”, explica Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado.
PLATAFORMA – O Wikitravel reúne destinos e produtos turísticos, sugerindo roteiros, programações e fornecendo informações pertinentes ao turista que está planejando uma viagem. Também constam na plataforma hotéis e restaurantes parceiros. Outro diferencial é a possibilidade de traduzir as informações para diversos idiomas – por meio da própria inteligência artificial – e até mesmo chamar um carro por aplicativo para o destino desejado, sem sair da plataforma.
A revisão e curadoria do conteúdo acontecem por meio de apoios e parcerias locais, que podem ser firmadas com órgãos públicos de turismo, como secretarias municipais e estaduais, empresas ligadas ao setor e outros atrativos, como museus e parques.
Técnicos e profissionais podem revisar e atualizar os dados sobre seus destinos e atrativos turísticos que, porventura, passem despercebidos pela inteligência artificial.
“Quando criamos o Wikitravel, o conceito era justamente de alavancar o turismo nas regiões, possibilitando que os municípios acrescentem fotos e melhorem os textos automatizados pela Inteligência Artificial. Até esta etapa, a ferramenta não tem custo nenhum”, disse Aroldo Schultz, CEO da plataforma.
“Temos uma parceria bem grande com os órgãos do turismo do Paraná, que sempre viram o potencial da plataforma, que agora, cada vez mais, demonstra o seu potencial no Brasil e em outros países”, acrescenta ele.
ESTRATÉGIA – Recentemente, as funcionalidades foram apresentadas ao público durante a Fitur, grande feira do turismo mundial, realizada em Madri (Espanha). A plataforma fez parte dos produtos e serviços paranaenses em exposição, disponíveis no estande do Governo do Estado, montado pelo Viaje Paraná e a Secretaria do Turismo (Setu-PR).
Em âmbito internacional, negociações já estão em andamento, em lugares como a Patagônia (Argentina), a Catalunha (Espanha) e o Alentejo (Portugal), regiões também interessadas em usar a plataforma em suas estratégias de promoção turística.
“A aceitação do público presente na Fitur, tanto profissionais quanto turistas, foi muito boa e rendeu muita admiração à plataforma. Agora, com as atualizações recentes, o usuário consegue encontrar tudo que está próximo dele em um raio de 30 km. O portal é acessível a turistas de todo o mundo, porque o sistema traduz automaticamente as informações para 11 línguas diferentes, em texto e áudio, em tempo real”, ressalta Schultz.
Conheça a plataforma AQUI.


PARANÁ
Governo lança RG Animal e cria programa nacional para cães e gatos

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O governo federal lançou, nesta quinta-feira (17), um programa inédito de identificação e proteção de cães e gatos no Brasil. Tutores já podem emitir gratuitamente o Registro Geral (RG) Animal. O documento será único, válido em todo o país e vinculado ao novo Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas).
Durante cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que institui o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas). A gestão do sistema e das ações ficará a cargo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

A ministra Marina Silva destacou que o cadastro é voluntário e sem custos. Segundo ela, o sistema trará benefícios como o controle de zoonoses e a ampliação do cuidado com os animais.
O SinPatinhas já está em funcionamento e pode ser acessado com login Gov.br. O tutor precisará informar dados pessoais, como CPF, endereço e informações detalhadas do animal, incluindo raça, idade, vacinas e doenças.
Além de tutores individuais, prefeituras e organizações de resgate poderão cadastrar animais sob sua responsabilidade. A carteirinha de identificação incluirá um QR Code, que permitirá, por celular, localizar o responsável pelo animal.
Segundo o MMA, o sistema protegerá os dados dos usuários conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Será dever do tutor manter o cadastro atualizado, informando mudança de posse, óbito ou venda.
O RG Animal é previsto pela Lei 15.046/2024, aprovada pelo Congresso em novembro e sancionada por Lula em dezembro. O código de identificação poderá ser incorporado a um microchip implantado sob a pele do animal.
O ProPatinhas também prevê mutirões de castração, vacinação e microchipagem em parceria com estados e municípios. A prioridade será atender populações em situação de vulnerabilidade.
A ministra Marina Silva ressaltou que a medida atende a uma antiga demanda de protetores independentes e organizações de defesa animal. Ela também anunciou cursos de capacitação para veterinários públicos e agentes de segurança, que atuarão em casos de maus-tratos e emergências com fauna.
Uma portaria regulamentando a adesão de estados e municípios ao programa será publicada em até 90 dias. O governo ainda prevê, para maio, um mutirão de microchipagem no Distrito Federal.
De acordo com o governo federal, o ProPatinhas foi uma das propostas mais votadas pela sociedade durante o Plano Plurianual Participativo (PPA) de 2023. A política busca promover uma convivência mais harmoniosa entre animais e pessoas.
-
Geral2 anos atrás
Sonho realizado
-
Geral11 meses atrás
PRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
GOIOERÊ1 mês atrás
O Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
ESPORTES4 semanas atrás
-
Janiópolis2 anos atrás
Sanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
GOIOERÊ1 mês atrás
Goioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
ESPORTES2 anos atrás
Conheça perigos e consequências da picada de escorpião
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE2 meses atrás
Rancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção