QUARTO CENTENÁRIO
Fiocruz produzirá vacinas 100% nacionais contra covid-19

Fiocruz produzirá vacinas 100% nacionais contra covid-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a inclusão na fabricação da vacina contra covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) nacional. A publicação está na Resolução RE 35/2022 da Gerência Geral de Medicamentos da Anvisa, desta sexta-feira (7) no Diário Oficial da União. “Na prática, a decisão conclui o processo da Fiocruz para que o Brasil tenha uma vacina 100% nacional, com todas as etapas de produção realizadas no Brasil”, informou a agência em nota.
A vacina contra covid-19 oferecida pela Fiocruz será produzida com todas as etapas realizadas no Brasil com o IFA nacional. “Para essa decisão, a Anvisa avaliou os estudos de comparabilidade. Estes estudos demonstram que, ao ser fabricada no país, o insumo mantém o mesmo desempenho que a vacina importada”, acrescentou o órgão.
Em maio de 2021 a Anvisa já havia feito a Certificação de Boas Práticas de Fabricação do novo insumo, o que garante que a linha de produção cumpre com todos os requisitos necessários para a garantia da qualidade do IFA. Desde então a Fiocruz vinha realizando a produção de lotes testes para obter a autorização de uso do IFA nacional na vacina covid-19 (recombinante).
Com a decisão desta sexta-feira (7) a transferência de tecnologia feita pela Fiocruz e que teve início ainda no ano passado foi concluída. A vacina está autorizada no Brasil desde 17 de janeiro de 2021 e recebeu o registro definitivo em 12 de março de 2021.
Agência Brasil



BOA ESPERANÇA
Cafezal do Sul e Cruzeiro do Oeste têm casos suspeitos da varíola dos macacos

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) do Paraná confirmou no boletim epidemiológico desta quarta-feira (10 que aumentou para 52 o número de pacientes com o vírus Monkeypox, que causa a doença chamada de varíola dos macacos.
Atualmente, as cidades com registro da doença no Estado são Curitiba, Maringá, Araucária e Cascavel. O boletim ainda informa que trata-se de 49 homens e três mulheres, com faixa etária entre 20 a 49 anos.
O Estado soma 64 casos descartados e 93 suspeitos, que estão sob monitoramento da Sesa. Destes, 2 suspeitos estão localizados nos municípios de Cafezal do Sul e Cruzeiro do Oeste, que são atendidos pela 12ª Regional de Saúde de Umuarama.

Primeiros casos fora da Capital
Até o dia 3 de agosto, todos os pacientes confirmados com o vírus no Paraná estavam concentrados em Curitiba. Porém, no boletim do dia 4 a Sesa confirmou o 36º paciente –um homem, entre 30 e 40 anos de idade, residente em Maringá. Nos boletins seguintes a secretaria confirmou novos casos em outros municípios, como Araucária e Cascavel.
-
GOIOERÊ2 anos atrás
Atualização da trágica matéria: 5ª vítima da família Fukushima morreu na madrugada deste sábado
-
Geral3 anos atrás
A Ora-Pro-Nóbis é rica em proteínas podendo substituir o consumo de carne, previne a anemia, melhora o funcionamento do intestino
-
GOIOERÊ2 anos atrás
O Naka Sushi está em novo endereço: Modernas instalações e agora “Bar e Delivery”
-
Geral2 anos atrás
Se você tentou efetuar seu cadastro no Auxílio Emergencial e apareceu essa Tela: OPS! DADOS NÃO ENCONTRADOS!
-
JURANDA2 anos atrás
Prefeita Leila Miotto Amadei publica post falando em Páscoa sem visitas
-
GOIOERÊ2 anos atrás
Três Marias Supermercado da limpeza de Goioerê, traz kits de limpeza com descontos especiais para você
-
GOIOERÊ2 anos atrás
Morre um grande incentivador do esporte goioerense: Valdemar Porrete
-
Geral2 anos atrás
Igreja Presbiteriana Renovada de Goioerê Realizou Culto em formato Drive Thru. Foi um momento de fé e emoção