conecte-se conosco


PARANÁ

Governador Ratinho Junior entrega 10 novos caminhões para combate a incêndios

Publicados

em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou, nesta terça-feira (17), dez caminhões ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil do Paraná para o combate a incêndios. Com um investimento de R$ 8,09 milhões, o governo adquiriu quatro veículos para o Corpo de Bombeiros e seis para a Defesa Civil, em uma ação que faz parte do pacote para enfrentar a estiagem no estado, que também inclui a capacitação de 500 brigadistas.

Além dos caminhões, o governo anunciou a contratação de dois aviões para auxiliar no combate a incêndios florestais em áreas de proteção e parques estaduais. Desde 4 de setembro, o Paraná está em situação de emergência devido à seca. Municípios afetados podem acessar até R$ 5 milhões do Fundo para Calamidades Públicas (Fecap) para alugar caminhões-pipa, adquirir cisternas, combustíveis e cestas básicas.

Os caminhões para o Corpo de Bombeiros serão destinados a Goioerê, Loanda, Piên e Manoel Ribas, enquanto os veículos da Defesa Civil atenderão Siqueira Campos, Roncador, Candói, Reserva, Capitão Leônidas Marques e Nova Aurora. Esses novos veículos se somam aos 30 caminhões entregues ao longo de 2023.

Leia Também:  Prefeito Oclécio de Farol iniciou a construção do novo Paço Municipal

“O reforço é crucial neste momento desafiador, com mais 60 dias de tempo seco previstos”, destacou Ratinho Junior. Os caminhões possuem motobombas, tanques de 6 mil litros e canhão monitor de teto para facilitar o combate a incêndios a longas distâncias.

O coronel Fernando Schunig, coordenador estadual da Defesa Civil, destacou a modernização dos postos comunitários, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco, enfatizou a importância da renovação da frota para fortalecer o trabalho conjunto com a Defesa Civil. Já o secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, reforçou que iniciar incêndios é crime e que a Polícia Civil e a Polícia Militar estão atuando para responsabilizar os culpados.

 

POR TAROBÁ NEWS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PARANÁ

MEC publica resultado da primeira chamada do Prouni do 2º semestre

Publicados

em

Participam desta edição 887 instituições privadas, com oportunidades em 370 cursos diferentes

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (7) o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2025. A consulta deve ser feita diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

De acordo com o cronograma oficial, o período para comprovação das informações dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Prouni vai de 7 a 18 de julho. Já o resultado da segunda chamada será publicado em 28 de julho, com prazo para entrega da documentação entre 28 de julho e 11 de agosto.

Aqueles que não forem contemplados nas chamadas regulares ainda poderão manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 18 e 19 de agosto. O resultado da lista será divulgado em 22 de agosto.

Mais de 211 mil bolsas ofertadas em todo o Brasil

Nesta edição, o Prouni oferece 211 mil bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior espalhadas pelo país. Do total, 118.000 são bolsas integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e 93.000 são parciais, com 50% de desconto.

Leia Também:  Denúncias sob cobranças de empréstimos não contratados aumentaram 441% em um ano

Participam desta edição 887 instituições privadas, com oportunidades em 370 cursos diferentes. O curso com o maior número de vagas é Administração, com 13.774 (9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais). Direito aparece em seguida, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais).

Logo após, Pedagogia oferece 11.339 vagas (8.465 integrais e 2.874 parciais), e Educação Física conta com 8.939 bolsas (6.063 integrais e 2.876 parciais). Por fim, no curso de Medicina, um dos mais concorridos, estão disponíveis 1.159 bolsas, sendo 988 integrais e 171 parciais.

Quem pôde se inscrever

Para participar do processo seletivo do segundo semestre de 2025, o candidato precisava em primeiro lugar ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024. A nota mínima exigida era de 450 pontos de média nas áreas do conhecimento, bem como, nota superior a zero na redação.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA