conecte-se conosco


BOA ESPERANÇA

Inscrições para o Vestibular UTFPR terminam na próxima quarta-feira

Publicados

em

As inscrições para o Vestibular UTFPR se encerram nesta quarta-feira, dia 09 de outubro. A edição de Verão oferta 3.934 vagas em 117 cursos de graduação, integralmente gratuitos, com ingresso no primeiro período letivo do próximo ano (2025/1).

No campus Campo Mourão, são oferecidas 322 vagas em oito cursos: licenciatura em Química; tecnologia em Alimentos; e bacharelados em Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Eletrônica e Engenharia Química.

É possível concorrer na modalidade de ampla concorrência ou por cotas, para estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas, incluindo categorias específicas por renda familiar bruta per capita de até um salário-mínimo e para quilombolas, pretos, pardos ou indígenas.

A taxa para concorrer é de R$ 150, com pagamento por boleto ou PIX até 10 de outubro. Os candidatos podem selecionar até dois cursos, sendo um em primeira e outro, em caráter facultativo, em segunda opção. Aqueles que não forem aprovados em uma das duas alternativas na 1ª chamada ficam automaticamente inscritos em Lista de Espera.

Leia Também:  Brasil recebe primeiro lote de vacinas bivalentes contra covid-19

Treineiros também podem participar somente para testar os conhecimentos. Apenas concorrem efetivamente às vagas ofertadas aqueles que tiverem concluído o ensino médio antes do início do primeiro semestre letivo.

Pelo Portal do Candidato, os interessados devem fazer o cadastro de dados pessoais e de contato e indicar a categoria de concorrência. Também precisam escolher a cidade para realização das provas e selecionar entre Espanhol ou Inglês para as questões de Língua Estrangeira Moderna.

As pessoas com deficiência ou com necessidades educacionais específicas poderão pedir adaptações razoáveis para a realização das provas até 9 de outubro, com o envio da documentação exigida em edital.

As provas serão aplicadas no dia 17 de novembro, de modo presencial, nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

Para saber mais, basta acessar a página do processo seletivo e a página de cursos da Universidade.

Por Ta Sabendo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BOA ESPERANÇA

Empreendedores têm até 31 de janeiro para se readequar ao Simples Nacional

Publicados

em

Empreendedores têm até 31 de janeiro para se readequar ao Simples Nacional

Atualmente, o Paraná conta com um milhão de MEI
Contribuintes que desejam aderir ao Simples Nacional têm até o dia 31 de janeiro para fazer o seu pedido para optar pelo regime de tributação. A medida também vale para os empreendedores que foram excluídos e desejam retornar ao regime. Os contribuintes que estão no Simples Nacional e não foram excluídos seguem automaticamente no sistema.

Para isso, contribuintes podem visitar o portal do Simples Nacional para ter acesso a mais informações e saber a sua situação, se está enquadrado ou foi excluído. Para ingressar ou reingressar novamente no sistema de tributação simplificada, o CNPJ precisa estar em regularidade com as administrações tributárias.

Levantamento do Sebrae/PR indica que o Estado conta, atualmente, com 1.002.952 Microempreendedores Individuais, sendo que 775.069 estão ativos e outros 227.883 inaptos, que são aqueles que deixaram de cumprir obrigações fiscais junto a Receita Federal.

Entre as obrigações que os MEI possuem está o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e, no Paraná, 386.116 estão em atraso. Rodrigo Feyerabend, consultor do Sebrae/PR, reforça a necessidade de identificar como está sua condição diretamente no portal do Simples Nacional.

Leia Também:  Brasil recebe primeiro lote de vacinas bivalentes contra covid-19

“Esse é o primeiro passo. Nos casos com divergências, o empreendedor preciso identificar suas dívidas e buscar a regularização. O reenquadramento no Simples Nacional pode ser realizado ao parcelar ou quitar as dívidas e, em seguida, fazer a solicitação no site, com o processo todo feito de forma on-line”, afirma.

O consultor destaca ainda que é necessário observar que o CNPJ, para ingressar ou reingressar no Simples, deve estar em regularidade com as administrações tributárias da União, Estado e Municípios.

“Para aqueles MEI que foram desenquadrados, é necessário fazer o passo inicial no Simples Nacional e, após esse deferimento, fazer uma nova solicitação para se reenquadrar no regime tributário”, finaliza.

Fonte: Sebrae/PR

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA