BOA ESPERANÇA
Inscrições para o Vestibular UTFPR terminam na próxima quarta-feira
As inscrições para o Vestibular UTFPR se encerram nesta quarta-feira, dia 09 de outubro. A edição de Verão oferta 3.934 vagas em 117 cursos de graduação, integralmente gratuitos, com ingresso no primeiro período letivo do próximo ano (2025/1).
No campus Campo Mourão, são oferecidas 322 vagas em oito cursos: licenciatura em Química; tecnologia em Alimentos; e bacharelados em Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Eletrônica e Engenharia Química.
É possível concorrer na modalidade de ampla concorrência ou por cotas, para estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas, incluindo categorias específicas por renda familiar bruta per capita de até um salário-mínimo e para quilombolas, pretos, pardos ou indígenas.
A taxa para concorrer é de R$ 150, com pagamento por boleto ou PIX até 10 de outubro. Os candidatos podem selecionar até dois cursos, sendo um em primeira e outro, em caráter facultativo, em segunda opção. Aqueles que não forem aprovados em uma das duas alternativas na 1ª chamada ficam automaticamente inscritos em Lista de Espera.
Treineiros também podem participar somente para testar os conhecimentos. Apenas concorrem efetivamente às vagas ofertadas aqueles que tiverem concluído o ensino médio antes do início do primeiro semestre letivo.
Pelo Portal do Candidato, os interessados devem fazer o cadastro de dados pessoais e de contato e indicar a categoria de concorrência. Também precisam escolher a cidade para realização das provas e selecionar entre Espanhol ou Inglês para as questões de Língua Estrangeira Moderna.
As pessoas com deficiência ou com necessidades educacionais específicas poderão pedir adaptações razoáveis para a realização das provas até 9 de outubro, com o envio da documentação exigida em edital.
As provas serão aplicadas no dia 17 de novembro, de modo presencial, nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.
Para saber mais, basta acessar a página do processo seletivo e a página de cursos da Universidade.
Por Ta Sabendo
BOA ESPERANÇA
Empreendedores têm até 31 de janeiro para se readequar ao Simples Nacional
Empreendedores têm até 31 de janeiro para se readequar ao Simples Nacional
Atualmente, o Paraná conta com um milhão de MEI
Contribuintes que desejam aderir ao Simples Nacional têm até o dia 31 de janeiro para fazer o seu pedido para optar pelo regime de tributação. A medida também vale para os empreendedores que foram excluídos e desejam retornar ao regime. Os contribuintes que estão no Simples Nacional e não foram excluídos seguem automaticamente no sistema.
Para isso, contribuintes podem visitar o portal do Simples Nacional para ter acesso a mais informações e saber a sua situação, se está enquadrado ou foi excluído. Para ingressar ou reingressar novamente no sistema de tributação simplificada, o CNPJ precisa estar em regularidade com as administrações tributárias.
Levantamento do Sebrae/PR indica que o Estado conta, atualmente, com 1.002.952 Microempreendedores Individuais, sendo que 775.069 estão ativos e outros 227.883 inaptos, que são aqueles que deixaram de cumprir obrigações fiscais junto a Receita Federal.
Entre as obrigações que os MEI possuem está o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e, no Paraná, 386.116 estão em atraso. Rodrigo Feyerabend, consultor do Sebrae/PR, reforça a necessidade de identificar como está sua condição diretamente no portal do Simples Nacional.
“Esse é o primeiro passo. Nos casos com divergências, o empreendedor preciso identificar suas dívidas e buscar a regularização. O reenquadramento no Simples Nacional pode ser realizado ao parcelar ou quitar as dívidas e, em seguida, fazer a solicitação no site, com o processo todo feito de forma on-line”, afirma.
O consultor destaca ainda que é necessário observar que o CNPJ, para ingressar ou reingressar no Simples, deve estar em regularidade com as administrações tributárias da União, Estado e Municípios.
“Para aqueles MEI que foram desenquadrados, é necessário fazer o passo inicial no Simples Nacional e, após esse deferimento, fazer uma nova solicitação para se reenquadrar no regime tributário”, finaliza.
Fonte: Sebrae/PR
-
Geral8 meses atrás
PRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
Geral2 anos atrás
Sonho realizado
-
Geral3 anos atrás
Jovem fica com o nariz necrosado após procedimento estético malsucedido
-
FAROL3 anos atrás
A prefeitura de Farol vai voltar a realizar este ano a Expofar com shows, rodeio e portões abertos
-
GOIOERÊ3 anos atrás
Chegou a novidade da Coral na Tigrão Tintas “verniz anti-mosquito” – Veja o vídeo
-
JURANDA2 anos atrás
Sanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
Geral2 anos atrás
Placa Mercosul | Como descobrir a cidade de origem do carro?
-
CAMPINA DA LAGOA2 anos atrás
Conheça perigos e consequências da picada de escorpião