conecte-se conosco


QUARTO CENTENÁRIO

Mais de 340 moradores de rua foram atendidos em Campo Mourão no primeiro trimestre de 2025

Publicados

em

Por Redação Tasabendo/Fotos: Da Assessoria Prefeitura Municipal de Campo Mourão

A população de rua vem aumentando consideravelmente em Campo Mourão e causando preocupação. De acordo com dados atualizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, apenas nos três primeiros meses de 2025, o Projeto Piloto do CREAS POP atendeu 343 pessoas em situação de rua.

Dentre esses atendimentos, 25 indivíduos mantêm acompanhamento continuado na unidade — um trabalho que vai além de ações pontuais, com foco em transformação social.

No período, o serviço realizou 780 atendimentos, número que representa quantas vezes uma pessoa foi acolhida pela equipe composta por psicóloga, assistente social e orientadora social.

Em paralelo, o serviço de abordagem social, também coordenado pelo CREAS POP, abordou 93 pessoas nas ruas do município. Dessas, 73% eram oriundas de outros municípios, como Londrina, Foz do Iguaçu, Goioerê e Mamborê.

ACOLHIMENTO E AÇÕES CONCRETAS

Além do acompanhamento técnico, os atendimentos incluem acolhida, orientações sociais, fornecimento de café da manhã e almoço, espaço para higiene e troca de roupas, além de encaminhamentos para a rede pública.

Leia Também:  A prefeita Suely de Rancho Alegre assinou o termo CARTÃO "COMIDA BOA"

A Casa de Passagem Filhos Prediletos, que mantém parceria com o município, acolheu uma média de 128 pessoas por mês no período, sendo 24 naturais de Campo Mourão.

Entre os encaminhamentos realizados no trimestre, 33 pessoas foram levadas à Casa de Passagem, 5 para a UPA e 13 para clínicas e comunidades terapêuticas. No aspecto da reinserção social, 6 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho em 2025 — sendo quatro em empregos formais.

DESAFIOS NO ATENDIMENTO DIÁRIO

Apesar dos avanços, as equipes técnicas enfrentam desafios diários nas abordagens. Um dos principais entraves é a recusa frequente da ajuda ofertada.

Muitas pessoas em situação de rua, por motivos diversos — como dependência química, transtornos mentais não tratados, traumas pessoais ou ruptura de vínculos familiares — optam por permanecer nas ruas, mesmo diante da oferta de acolhimento.

Além disso, a rotatividade elevada (com grande número de pessoas oriundas de outros municípios) dificulta o acompanhamento continuado e a construção de vínculos que possibilitem mudanças reais.

Leia Também:  Paraná tem 1.723 leitos exclusivos para pacientes de Covid-19

“São atendimentos que exigem tempo, confiança e construção de novos projetos de vida. E muitas vezes isso é interrompido porque a pessoa vai embora ou recusa o serviço”, relata a equipe.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Janiópolis

Maynard’s inaugura fábrica em Janiópolis e gera empregos no município

Publicados

em

alojaniopolis.com.br
Na última sexta-feira, 15 de maio, o município de Janiópolis celebrou a inauguração da mais nova unidade da empresa Maynard’s, especializada na produção de equipamentos táticos e militares. A chegada da empresa representa um importante passo para o desenvolvimento econômico local, com a geração inicial de 11 empregos diretos e plano de expansão para até 40 vagas.

 

O evento de inauguração contou com a presença do prefeito Eides Guedes, que prestigiou o momento ao lado do presidente da Câmara Pedro Floriano dos Santos, dos vereadores Claudemir Dorigon – Tico, João Ferreira, da vereadora Ingrid Ferreira, e do ex-prefeito Ismael Dezanoski. A participação das autoridades reforçou o clima de união e apoio ao crescimento da cidade.

Durante seu discurso, o prefeito Eides destacou o compromisso da atual gestão em apoiar empresas que queiram investir em Janiópolis e anunciou que a Prefeitura será parceira na doação de terreno para expansão das atividades da Maynard’s. 

“Nossa cidade está de braços abertos para quem deseja crescer e gerar oportunidades. Investir aqui é acreditar no nosso povo, na nossa força de trabalho e no nosso potencial”, afirmou.

Leia Também:  Alerta laranja de tempestade atinge mais de 120 cidades do Paraná

Com mais de 45 anos de história, a Maynard’s é reconhecida nacionalmente por sua tradição e qualidade na fabricação de equipamentos táticos. Agora, com a instalação da fábrica em Janiópolis, a empresa fortalece ainda mais seu compromisso com o Brasil — e com o desenvolvimento do interior paranaense.

O proprietário Maynard’s conheceu Janiópolis, através de sua esposa Juliana Maynard’s que é natural do Município e tem sua família na cidade. Ele se mostrou bastante empolgado com a recepção e garantiu que pretende investir ainda mais em Janiópolis, com ampliação da fábrica.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA