Geral
Manifesto cobrará justiça pela morte de estudante de Araruna
Manifesto cobrará justiça pela morte de estudante de Araruna, em CM
A trágica morte precoce do estudante Anthony Pietro, 14 anos, morador de Araruna, ocorrida no último dia 24 de novembro, deixou os familiares inconformados pela forma como aconteceu e motivou um manifesto por justiça da sociedade, programado para esta terça-feira, 3, em Campo Mourão.
O adolescente morreu vítima da imprudência de uma motorista de 77 anos, que estava com a CNH suspensa até 2025. Ela dirigia um veículo BMW quando bateu de frente com o carro ocupado pelo estudante, que estava acompanhado do pai, na rodovia PR-558, entre Campo Mourão e Araruna.
A motorista chegou a ter prisão decretada, mas seu advogado conseguiu ‘relaxar’ a detenção para que ela possa responder o caso em liberdade.
A decisão da justiça aumentou a dor da família e o sentimento de impunidade. Como forma de protesto, a família, que reside em Araruna, fará uma manifestação pacífica denominada de “#Justiça pelo Anthony”, nesta terça-feira (3), a partir das 18h, na Praça do Fórum de Campo Mourão.
O objetivo é chamar a atenção da justiça para que reveja o caso e puna a causadora do acidente. A morte do jovem tem causado grande repercussão nas redes socais, com as pessoas pedindo justiça.
Ontem foi celebrado um culto em Araruna, reunindo várias pessoas, incluindo familiares, amigos e comunidade em geral. A celebração foi aberta ao público (vídeo abaixo) na pista de Skate de Araruna e teve também soltura de balões brancos, simbolizando a paz.
Fotos: João Silvestrin/Tasabendo.com
Geral
Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda
Cerca de 268 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco acertarão as contas com o Leão nesta sexta-feira (31). Às 10h, a Receita Federal libera a consulta ao lote da malha fina de janeiro. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, 268.144 contribuintes receberão R$ 864,83 milhões. Desse total, R$ 402,88 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso.
Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 125.751 contribuintes, informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Desde 2023, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.
Em segundo, há 52.525 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em terceiro, vêm 16.003 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante dos contribuintes prioritários é formado por 7.321 contribuintes idosos acima de 80 anos e 4.519 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
A lista é concluída com 61.995 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais.
Aberta desde o último dia 24, a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será feito em 31 de janeiro, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
-
Geral8 meses atrás
PRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
Geral2 anos atrás
Sonho realizado
-
Geral3 anos atrás
Jovem fica com o nariz necrosado após procedimento estético malsucedido
-
FAROL3 anos atrás
A prefeitura de Farol vai voltar a realizar este ano a Expofar com shows, rodeio e portões abertos
-
GOIOERÊ3 anos atrás
Chegou a novidade da Coral na Tigrão Tintas “verniz anti-mosquito” – Veja o vídeo
-
JURANDA2 anos atrás
Sanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
Geral2 anos atrás
Placa Mercosul | Como descobrir a cidade de origem do carro?
-
CAMPINA DA LAGOA2 anos atrás
Conheça perigos e consequências da picada de escorpião