conecte-se conosco


ESPORTES

Motoristas do Paraná podem rebaixar categoria da CNH sem necessidade de emitir uma nova

Publicados

em

Motoristas do Paraná podem rebaixar categoria da CNH sem necessidade de emitir uma nova

 

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) oferece mais uma facilidade para os motoristas, uma solução desenvolvida pela Celepar que permite que os habilitados nas categorias C, D ou E façam o rebaixamento para A ou AB sem a necessidade de emissão de uma nova carteira nacional de habilitação (CNH).
A iniciativa beneficia os habilitados para conduzir veículos de maior porte, como caminhões e ônibus, mas que não o fazem. Caso não providenciem o rebaixamento, eles continuam obrigados a realizar um exame toxicológico a cada dois anos e meio e, se não cumprirem a exigência, estão sujeitos às penalidades previstas em lei, que incluem multa de R$ 1.467,35.
Agora, é possível o rebaixamento da CNH de categoria mantendo a mesma foto e data de vencimento da carteira.


A analista de sistemas da Celepar Luciane Suzuki disse que um dos principais desafios enfrentados na implementação do novo sistema foi a verificação da aceitação da nova CNH pela base nacional, que é gerida pelo Serviço Nacional de Processamento de Dados (Serpro) e integrada com todos os Detrans do país. “A equipe responsável precisou garantir que seria possível emitir uma CNH com uma categoria rebaixada sem a necessidade de um novo exame médico”.
• “O processo se torna muito mais simples para o cidadão, que não vai precisar se dirigir até uma clínica para realizar um novo exame para renovação”, explica o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado.
NA PRÁTICA

Os motoristas interessados no rebaixamento podem solicitar o serviço tanto pela internet quanto presencialmente. No portal do Detran-PR ou pelo aplicativo Detran Inteligente, o processo envolve a solicitação do rebaixamento e o pagamento da taxa (R$ 90,10) em uma das agências dos bancos credenciados. Para quem optar pelo atendimento presencial, é necessário agendar um horário em uma unidade do Detran, também por meio do portal do órgão, levar um documento oficial com foto e CPF, além de pagar a taxa.
Após a solicitação, a nova CNH será entregue no endereço cadastrado no Detran-PR em até 10 dias úteis.
Agência Estadual de Notícias

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governador Ratinho Junior autoriza construção da nova sede do NRE de Goioerê que levará o nome do professor Wanderley Lemos de Carvalho
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESPORTES

ABL Futsal vence Goioerê na estreia em casa do Paranaense Série Bronze

Publicados

em

Foto: Da Assessoria
Por: tasabendo.com.br
A equipe da ABL Futsal/Eliane Futsal Campo Mourão venceu a ADGG/Goioerê, por 4 a 0, pela segunda rodada do Campeonato Paranaense da Série Bronze.

Um grande público lotou as dependências do ginásio da Vila Urupês, torceram para a equipe mourãoenses e vibraram com os gols de Pedrinho (2x), Wesley e Kaique.

Os comandados do técnico Marcio Rinaldo, líder do grupo, com seis pontos encaram na próxima rodada, no dia 12 de abril, a equipe de Cianorte.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governador Ratinho Junior autoriza construção da nova sede do NRE de Goioerê que levará o nome do professor Wanderley Lemos de Carvalho
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA