CAMPINA DA LAGOA
Música para idosos: conheça os benefícios à saúde mental
Música para idosos: conheça os benefícios à saúde mental
O hábito de tocar ou cantar músicas auxilia na prevenção de doenças neurodegenerativas
A música possui uma influência positiva significativa no bem-estar e, principalmente, no desenvolvimento criativo e mental. Para pessoas mais velhas, a música também pode oferecer uma série de benefícios, sendo uma ferramenta fundamental tanto para a saúde emocional quanto para prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer.
Como a música contribui para a saúde emocional dos idosos?
De acordo com Pedro Leopoldo Ortiz, psiquiatra do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, além de diminuir os níveis de ansiedade, a música também contribui para a socialização, o que é especialmente benéfico para os idosos.
As principais vantagens da música para a terceira idade são:
- Melhora do humor e redução do estresse
- Estímulo à cognição e à memória
- Interação social e combate ao isolamento
- Senso de pertencimento
- Incentivo a movimentos e a exercícios
“A música também ajuda a diminuir a sensação de dor pela questão emocional, por mudar o foco e estimular outras áreas cerebrais o que, num contexto global, ajuda a processar a sensação de dor de forma diferente e com menos sofrimento”, afirma o psiquiatra.
Como a música auxilia na prevenção de doenças de memória?
A música possui a capacidade de estimular diversas áreas do cérebro, como o hipocampo, responsável pelas memórias, e o córtex frontal inferior, responsável por pensamentos mais complexos, e isso contribui para a preservação da função cognitiva.
“Quando a pessoa idosa faz parte da construção da música, cantando ou tocando, várias áreas do cérebro também são ativadas, como os lobos frontais e os córtex motor e sensorial. Com todo esse estímulo, naturalmente ocorre a prevenção das doenças degenerativas, como o Alzheimer e demências”, finaliza Pedro Leopoldo Ortiz.
CAMPINA DA LAGOA
Governador anuncia concurso público com 2.600 vagas para PM e Corpo de Bombeiros
Governador anuncia concurso público com 2.600 vagas para PM e Corpo de Bombeiros
2.000 vagas serão para o Quadro da PM e 600 para o Quadro do Corpo de Bombeiros. A Secretaria da Segurança Pública, responsável pelo certame, vai fazer a contratação da empresa organizadora, o que deve ocorrer já nos próximos dias.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta sexta-feira (17) que o Governo do Estado prevê realizar um concurso público em 2025 com 2.600 vagas destinadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Do total, 2.000 vagas serão para o quadro da PM e 600 para o quadro do Corpo de Bombeiros.
“Na próxima segunda-feira será publicado no Diário Oficial do Estado a autorização para a organização desse concurso. Este é mais um passo para reforçar a segurança pública no Paraná, garantindo mais efetivo para atender melhor os paranaenses e proteger nossas cidades”, afirmou o governador.
A partir desse despacho, a Secretaria da Segurança Pública, responsável pelo certame, poderá fazer a contratação da empresa organizadora, o que deve ocorrer já nos próximos dias.
“Estamos reforçando cada vez mais nosso efetivo, e garantindo toda a estrutura necessária para trabalhar, com novas viaturas, armamento novo, helicópteros e equipamentos modernos”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
A divulgação de mais detalhes sobre o concurso será apenas por meio de edital. Além disso, a Agência Estadual de Notícias, canal oficial do Governo do Paraná, também publicará informações, conforme o cronograma que será estabelecido pelo edital.
CARREIRAS – O anúncio do concurso ocorre em um momento em que as carreiras na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros estão ainda mais atrativas. Em novembro do ano passado, o governador sancionou a lei que reestruturou as carreiras das duas corporações, trazendo ganhos salariais e modernizando os cargos.
Além disso, em dezembro, o Governo também sancionou a criação dos Quadros de Oficiais Especialistas (QOE), que possibilita a ascensão de praças – de soldados a subtenentes – à carreira de oficiais, tanto na PM como no Corpo de Bombeiros.
CONTRATAÇÕES RECENTES – Em 2023 ocorreu a formatura de 2.485 policiais militares aprovados em concurso. Eles já estão atuando em todas as cidades do Paraná e ajudaram a encorpar o efetivo estadual. Outros 419 bombeiros também se formaram no mesmo ano, o que representou a maior contratação da história da corporação, à época.
Recentemente outros 98 peritos foram incorporados à Polícia Científica. A formação dos novos técnicos ainda inclui o curso de três meses e estágios práticos nas seções e na UETC. Na Polícia Civil são 103 novos servidores: 88 agentes de polícia judiciária, 10 delegados de polícia e cinco papiloscopistas aprovados no concurso público realizado em 2021 e que foram convocados no final de 2024.
-
Geral8 meses atrás
PRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
Geral2 anos atrás
Sonho realizado
-
Geral3 anos atrás
Jovem fica com o nariz necrosado após procedimento estético malsucedido
-
FAROL3 anos atrás
A prefeitura de Farol vai voltar a realizar este ano a Expofar com shows, rodeio e portões abertos
-
GOIOERÊ3 anos atrás
Chegou a novidade da Coral na Tigrão Tintas “verniz anti-mosquito” – Veja o vídeo
-
JURANDA2 anos atrás
Sanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
Geral2 anos atrás
Placa Mercosul | Como descobrir a cidade de origem do carro?
-
CAMPINA DA LAGOA2 anos atrás
Conheça perigos e consequências da picada de escorpião