conecte-se conosco


Geral

Pagamentos do INSS são antecipados para aposentados e pensionistas

Publicados

em

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O governo federal decidiu antecipar os pagamentos de aposentadorias, pensões e auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

O governo federal decidiu antecipar para os dias 6 e 7 de março os pagamentos de aposentadorias, pensões e auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que a princípio, estavam previstos para 10, 11 e 12 do mesmo mês. A medida busca, principalmente, minimizar impactos do Carnaval, que este ano ocorre no início de março, afetando especialmente quem recebe os benefícios nos primeiros dias do calendário oficial.

Beneficiários contemplados
A decisão beneficia cerca de 15 milhões de segurados, em sua maioria aqueles que ganham até um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.518. Entre os beneficiários contemplados, estão idosos e pessoas com deficiência de baixa renda que recebem os seguintes pagamentos:

Aposentadorias;
Pensões por morte;
Auxílio-doença;
Auxílio-reclusão;
Salário-maternidade;
Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
Entretanto, os segurados que recebem acima do salário mínimo seguem o calendário de pagamentos tradicional, sem alterações.

Leia Também:  Sorteio da Copa do Brasil define quartas e chaveamento até a final; veja horário e premiações

Leia também: Cobranças automáticas no INSS: saiba como verificar e cancelar

Cronograma de pagamentos do INSS
Os depósitos começaram em 24 de fevereiro, conforme o cronograma regular do INSS. Dessa forma, com a antecipação, todos os 40,6 milhões de beneficiários terão recebido seus valores até a primeira semana de março, garantindo acesso ao benefício sem atrasos.

A medida assegura que os pagamentos para aposentados e pensionistas que dependem desses recursos possam realizar seus compromissos financeiros sem prejuízos decorrentes do feriado prolongado.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

IPVA 2025: 4ª parcela de veículos de placas com finais 3 e 4 vence nesta quarta-feira

Publicados

em

O prazo de pagamento da quarta parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 para donos de veículos com finais de placa 3 e 4 encerra nesta quarta-feira (23).

Os contribuintes que optaram pelo parcelamento em cinco vezes devem fazer o pagamento da quarta cota do imposto ao longo desta semana, sem a incidência de juros. É crucial ficar atento às datas de vencimento, que variam de acordo com o final da placa do veículo. Em caso de atraso, a multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 10% do valor do imposto.

OPÇÕES DE PAGAMENTO – Assim como já ocorria em anos anteriores, as guias de recolhimento (GR-PR) não são enviadas pelos Correios. A Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Estadual também não encaminham boletos por e-mail nem aplicativos de mensagens. Os contribuintes do Paraná devem gerá-las para pagamento por meio dos canais oficiais. Como o Portal IPVA, os aplicativos Serviços Rápidos, da Receita Estadual, e Detran Inteligente, disponíveis para Android e iOS, ou Portal de Pagamentos de Tributos.

Uma alternativa de pagamento do IPVA é o pix, por meio do QR Code inserido na guia de recolhimento, a partir de mais de 800 instituições financeiras. O pagamento nessa modalidade é compensado em até 24 horas e pode ser feito nos canais eletrônicos dos bancos ou por meio de aplicativos, não limitados aos parceiros do Estado.

Leia Também:  Prefeitura de Goioerê recebeu visita de técnico da Celepar para iniciar projeto de transformação digital da gestão pública

Além disso, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, que permite parcelar os débitos em até 12 vezes. Neste caso, a Fazenda e a Receita chamam a atenção para as taxas cobradas pelas instituições operadoras. A tabela dos juros aplicados por cada uma delas está disponível AQUI.

ALERTA GOLPES – A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre a existência de sites falsos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é de que as guias de pagamento sejam sempre geradas através dos sites oficiais, cujos endereços terminam com a extensão “pr.gov.br”, ou por meio dos apps da Receita Estadual e do Detran, que fornecem formas seguras de realizar os pagamentos.

Confira o calendário de pagamento da quarta parcela do imposto:

Placas 1 e 2: 22 de abril (vencido)

Placas 3 e 4: 23 de abril

Placas 5 e 6: 24 de abril

Placas 7 e 8: 25 de abril

Placas 9 e 0: 28 de abril

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA