conecte-se conosco


QUARTO CENTENÁRIO

Paraná chega a 40 mil carteiras de identificação para pessoas com autismo

Publicados

em

Paraná chega a 40 mil carteiras de identificação para pessoas com autismo

 

Número equivale a quase um terço da população com TEA no Estado. Além dos benefícios para as pessoas, a carteirinha é fundamental para a coleta de dados que ajudam a formulação de políticas públicas mais eficazes.

O Paraná alcançou nesta quarta-feira (18) a marca de 40 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) emitidas. O número representa quase um terço da população com autismo no Estado. Dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam pouco mais de 132 mil pessoas com TEA no território paranaense.

 


A emissão da Carteira de Identificação é feita pelo Governo do Estado, com coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), também responsável pela formulação de políticas públicas voltadas à inclusão e garantia de direitos da população autista.
Desde a sua implementação, em 2020, o Paraná se destaca como um dos pioneiros na emissão da Ciptea no País. Neste ano, 8.310 pessoas já receberam a carteirinha. Até 2022 foram emitidas 5.336 carteirinhas. Entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024 foram mais 26.370 unidades.
O Paraná chega ao número simbólico em um momento importante: nesta quarta-feira, 18 de junho, é celebrado do Dia do Orgulho Autista. A data é uma iniciativa do grupo britânico Aspies for Freedom e tem como propósito valorizar a neurodiversidade das pessoas no espectro do autismo. A celebração reforça o reconhecimento do potencial único e inato de cada indivíduo, promovendo respeito e inclusão.
BENEFÍCIOS – A Ciptea oferece uma série de benefícios e facilita o acesso a serviços essenciais. “Além de garantir atendimento prioritário, a carteira também ajuda a identificar e compreender melhor a população autista no Estado, possibilitando a elaboração de políticas públicas mais eficazes e inclusivas”, afirma o secretário do Desenvolvimento Social e Família”, Rogério Carboni.
O secretário destaca que, além de suas diversas funções para as pessoas, a carteirinha é fundamental para a coleta de dados e informações desta área. “Sem números precisos, a formulação de políticas públicas fica prejudicada, e é isso que buscamos: mais eficácia em nossas ações”, diz Carboni.
COMO SOLICITAR – Para facilitar ainda mais o acesso ao documento, o Governo do Paraná, por meio da Sedef, possui um número de WhatsApp dedicado ao atendimento para a confecção da Ciptea. Os interessados podem entrar em contato pelo número (41) 3210-2457, disponível das 9 às 16 horas, para solicitar informações adicionais ou tirar dúvidas.
O atendimento é realizado de forma simples, prática e segura, e a emissão da carteira é totalmente gratuita, feita de forma 100% online, garantindo comodidade para as pessoas autistas e suas famílias.
Para solicitar a Carteira é necessário reunir alguns documentos, como RG e CPF da pessoa com autismo e do responsável, uma fotografia recente, um laudo médico digitalizado e um exame de sangue. Além do WhatsApp, todas as orientações detalhadas para a solicitação estão disponíveis no site http://www.carteiradoautista.pr.gov.br.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Pedro Coelho empossa Dolores Santana como nova secretária de Agricultura de Goioerê
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUARTO CENTENÁRIO

Agenda produtiva em Curitiba garante conquistas e novos projetos para Quarto Centenário

Publicados

em

O vice-prefeito de Quarto Centenário, Yuri Cairos, o prefeito Akio Abe e vereadores do município cumpriram uma série de agendas em Curitiba na última semana, retornando com importantes conquistas e solicitações que fortalecem o desenvolvimento local.

Durante reunião com o deputado estadual Anibelli Neto, o vice-prefeito Yuri Cairos, os vereadores Erminho do Mercado, Valdir  Alves, Ronival Marques, Jhonny Farias, Fabiana Koasne e a controladora interna da Câmara, Rose Vieira, apresentaram demandas.

No gabinete do deputado estadual Batatinha, Yuri Cairos e o vereador Eerminho solicitaram a implantação de uma quadra society para o distrito de Bandeirantes do Oeste, reforçando o compromisso com o esporte e o lazer para a comunidade.

Um dos destaques da viagem foi a solicitação da reforma do Centro Cultural José Apoloni, em Quarto Centenário, entregue pessoalmente ao secretário de Cidades, Guto Silva, em reunião com o prefeito Akio Abe e o deputado estadual Romanelli. A obra, avaliada em cerca de R$ 2 milhões, terá seu projeto finalizado em breve, garantindo a preservação e ampliação das atividades culturais no município. “Com fé em Deus, vamos conquistar esse recurso tão importante para a cultura da nossa cidade”, afirmou Yuri Cairos.

Leia Também:  Alerta de vendaval e tempestade atinge 104 cidades do Paraná

Outra conquista confirmada durante a viagem foi a realização de um curso de smartphone para a terceira idade, atendendo a 60 idosos em duas turmas, nos dias 4, 5 e 6 de novembro, em Quarto Centenário, fortalecendo a inclusão digital e a autonomia dos participantes.

Além disso, em agenda na Secretaria Estadual do Trabalho, comandada pelo deputado estadual Do Carmo, os vereadores Ronival Marques e Valdir garantiram a realização de um curso de conserto de motos no município, ampliando oportunidades de emprego e geração de renda para jovens e trabalhadores.

Os vereadores também solicitaram e receberam o compromisso para a destinação de um trator agrícola à Vila Rural Porta do Céu, que será utilizado para fortalecer a agricultura familiar e melhorar as condições de trabalho dos pequenos produtores locais.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA