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Paranaguá é maior porto exportador de óleo vegetal e frango congelado do Brasil

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No caso dos granéis líquidos, a movimentação do píer público respondeu por 53,3% das operações totais do País. A atual infraestrutura dos portos paranaenses e os investimentos constantes permitem uma operação diversificada, mantendo o fluxo de cargas ao longo do ano, diferentemente do que ocorria no passado.

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
https://www.aen.pr.gov.br

O Porto de Paranaguá liderou em 2024 a movimentação nacional de óleo vegetal, frango congelado e fertilizantes. Dados do Comex Stat mostram que as duas primeiras mercadorias foram campeãs de exportação, enquanto os fertilizantes lideraram as importações no porto paranaense. Foram exportados pelo porto ano passado 697.496 toneladas de óleo vegetal e 2.894.213 toneladas de frango congelado. Já a importação de fertilizantes ficou em 11.140.049 toneladas.

No caso dos granéis líquidos, a movimentação do píer público respondeu por 53,3% das operações totais do País. Em relação à carne de frango congelado, o transporte é realizado em contêineres com controle de temperatura (reefer), em uma área com 5.268 tomadas, que representa o maior pátio deste tipo da América do Sul.

“Trabalhamos com inteligência logística e investimentos de ponta para suprir a demanda do mercado e alavancar as movimentações portuárias no Paraná”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia

“Estamos investindo em diversas mercadorias, principalmente naquelas mais demandadas pelo mercado. Atualmente, o Porto de Paranaguá conta com três berços exclusivos para a movimentação de fertilizantes e, quando há disponibilidade na agenda de atracação, outros berços também recebem navios com esse tipo de carga”, destacou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.
CARGAS MULTIPROPÓSITO – A grande variedade de commodities que passaram pelos portos paranaenses contribuiu para a liderança nacional nesses segmentos e para o novo recorde de movimentação em 2024. Das 66.769.001 toneladas exportadas e importadas por Paranaguá e Antonina, grande parte foi composta por açúcar, fertilizantes, cereais e contêineres.

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“Os portos paranaenses são corredores multipropósito, o que garante uma operação constante e evita quedas de produtividade ao longo do ano”, pontuou Garcia. A possibilidade de atuar com produtos de vários segmentos compensou, por exemplo, a redução no embarque de soja e milho, ocasionada, entre outros fatores, pelos preços internacionais pouco atrativos para o setor produtivo.

Ainda assim, os cereais mantiveram seu protagonismo na importação. O trigo, malte e a cevada responderam por um crescimento de 76% (1.708.673 toneladas) na movimentação de grãos em relação a 2023 (614.550 toneladas).

O market share de importação da cevada, por exemplo, ultrapassou 40%. Em relação a 2023, a movimentação de cevada no Porto de Paranaguá cresceu 168%, enquanto a do trigo aumentou 157%.
Como corredor exportador, a Portos do Paraná foi responsável pela saída de 6.412.716 toneladas de açúcar a granel, representando um crescimento de 17% em relação ao ano anterior (6.412.716 toneladas). Já o açúcar ensacado alcançou 846.305 toneladas, um aumento de 43% em relação a 2023 (846.305 toneladas).

Também se destacaram as cargas transportadas por contêineres, com um aumento de 19% nas exportações (9.049.796 toneladas em 2024 e 7.579.598 toneladas em 2023), lideradas pela movimentação de carnes de aves congeladas, e um crescimento de 35% nas importações (7.276.868 toneladas em 2024 contra 5.406.513 toneladas em 2023), com destaque para plásticos e outros produtos.
ESTRUTURA E INVESTIMENTOS – A atual infraestrutura dos portos paranaenses e os investimentos constantes permitem uma operação diversificada, mantendo o fluxo de cargas ao longo do ano, diferentemente do que ocorria no passado.

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“Trabalhamos com uma estratégia logística de alta produtividade e com grandes investimentos. Em 2024, foram mais de R$ 185 milhões destinados a infraestrutura, manutenção de equipamentos e novas obras”, ressaltou Garcia.

Ao todo, foram registradas 2.724 atracações em Paranaguá e Antonina ao longo de 2024, um aumento de 4% em relação a 2023, quando 2.620 embarcações passaram pelos berços de atracação. Outro número que impressiona é o de vagões: 278.353 unidades acessaram os portos paranaenses, contra 275.720 no ano anterior. Já no pátio de triagem, foram registrados 392.214 caminhões.

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PARANÁ

Prazo para pagamento do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 encerra nesta quinta-feira

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O prazo para que donos de veículos com final de placa 5 e 6 paguem a quinta e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 encerra nesta quinta-feira (22). Os contribuintes que optaram pelo parcelamento em cinco vezes devem pagar a cota final do tributo ao longo desta semana, sem a incidência de juros.

O cronograma de pagamentos varia de acordo com o final da placa do veículo. Por isso, é preciso que os proprietários fiquem atentos ao calendário para não terem que arcar com encargos no caso de atrasos. A multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 10% do valor do imposto.

OPÇÕES DE PAGAMENTO – Assim como já ocorria em anos anteriores, as guias de recolhimento (GR-PR) não são enviadas pelos correios. A Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Estadual também não encaminham boletos por e-mail nem aplicativos de mensagens. Os contribuintes do Paraná devem gerá-las para pagamento por meio dos canais oficiais, como o Portal IPVA, os aplicativos Serviços Rápidos, da Receita Estadual, e Detran Inteligente, disponíveis para Android e iOS, ou Portal de Pagamentos de Tributos.

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Uma alternativa de pagamento do IPVA é o pix, por meio do QR Code inserido na guia de recolhimento, a partir de mais de 800 instituições financeiras. O pagamento nessa modalidade é compensado em até 24 horas e pode ser feito nos canais eletrônicos dos bancos ou por meio de aplicativos, não limitados aos parceiros do Estado.

Além disso, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, que permite parcelar os débitos em até 12 vezes. Neste caso, a Fazenda e a Receita chamam a atenção para as taxas cobradas pelas instituições operadoras. A tabela dos juros aplicados por cada uma delas está disponível AQUI.

A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre a existência de sites falsos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é que as guias de pagamento sejam sempre geradas através dos sites oficiais, cujos endereços terminam com a extensão “pr.gov.br”, ou por meio dos apps da Receita Estadual e do Detran, que fornecem formas seguras de realizar os pagamentos.

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Confira o calendário de pagamento da última parcela do imposto:

Finais 1 e 2: 20/05 (vencido)

Finais 3 e 4: 21/05 (vencido)

Finais 5 e 6: 22/05

Finais 7 e 8: 23/05

Finais 9 e 0: 26/05

 

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