conecte-se conosco


Geral

PCPR prende integrantes de grupo responsável por furtos de gado na região Noroeste

Publicados

em

PCPR prende integrantes de grupo responsável por furtos de gado na região Noroeste

Os envolvidos realizavam levantamentos de propriedades rurais e identificavam locais vulneráveis. Posteriormente, monitoravam a rotina das fazendas e, durante a madrugada, executavam os furtos utilizando caminhões com placas falsas

 

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) desarticulou nesta sexta-feira (24) uma organização criminosa especializada na prática do crime de abigeato (furto de gado) que atuava em cidades do Noroeste do Paraná. As diligências ocorreram de forma simultânea nos municípios de Londrina, Ortigueira e Califórnia e resultaram na prisão de duas pessoas.
Segundo o delegado Leonardo Queiroz, a ação teve como objetivo cumprir oito ordens judiciais — quatro mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão — expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Oeste.
As investigações indicam que o grupo atuava desde o início de 2024. Os envolvidos realizavam levantamentos de propriedades rurais e identificavam locais vulneráveis. Posteriormente, monitoravam a rotina das fazendas e, durante a madrugada, executavam os furtos utilizando caminhões com placas falsas. Os animais eram levados principalmente para a região de Londrina.

Durante as apurações, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) prendeu dois membros do grupo. Eles estavam em poder de dois caminhões com sinais identificadores adulterados e transportavam gado furtado nas cidades de Nova Esperança e Rolândia.
Na região de Cruzeiro do Oeste foram identificadas quatro ocorrências atribuídas ao grupo:
– 6 de janeiro de 2024, em Tuneiras do Oeste: furto de 21 cabeças.
– 2 de abril de 2024, em Cruzeiro do Oeste: furto de 48 cabeças.
– 23 de setembro de 2024, em Tapejara: furto de 75 cabeças.
– 20 de novembro de 2024, em Tapejara: furto de 37 cabeças.
Ao todo, as investigações apontam para mais de 300 cabeças de gado furtadas em diferentes cidades da região.

Leia Também:  Volta às aulas: veja dicas essenciais para pais e alunos

“Durante a operação, dois mandados de prisão preventiva foram cumpridos e celulares foram apreendidos. Um dos principais investigados, de 42 anos, já estava preso por outro crime de abigeato, ocorrido em dezembro de 2024, no município de Paranapoema”, explica.
As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos. Os capturados foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde ficaram à disposição da Justiça.

Foto: PCPR

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vacina para gestantes contra o vírus sincicial respiratório é incorporada ao SUS

Publicados

em

Vacina para gestantes contra o vírus sincicial respiratório é incorporada ao SUS

Imunizante protege recém-nascidos nos primeiros meses de vida
Imunização visa proteger recém-nascidos de doenças respiratórias graves nos primeiros meses de vida

 

 


As gestantes paranaenses contarão ainda neste ano com um novo imunizante no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS): a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O Ministério da Saúde anunciou o envio das doses aos estados a partir da segunda quinzena de novembro, e o Paraná já se organiza para imunizar as 138.008 gestantes aptas a receber a vacina.
O imunizante será aplicado em dose única em mulheres a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade materna. O objetivo é proteger o recém-nascido nos primeiros seis meses de vida, período de maior vulnerabilidade a doenças graves causadas pelo VSR, como bronquiolite e pneumonia.
Ao ser vacinada, a gestante transfere anticorpos ao feto por meio da placenta, reduzindo o risco de infecção grave e complicações respiratórias após o nascimento.
“A incorporação deste novo imunizante é um passo muito significativo para a saúde pública. É um ganho importante para o cuidado da mãe e do bebê, pois vacinando as gestantes contra o VSR elas conferem imunidade passiva ao filho, protegendo-o contra infecção grave nos primeiros meses de vida”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já iniciou o planejamento técnico e operacional para a chegada do novo imunizante, incluindo capacitação das equipes municipais sobre armazenamento, aplicação e registro das doses. Assim que o Ministério da Saúde confirmar o envio, as vacinas serão distribuídas às regionais e repassadas aos municípios.
“O vírus, no inverno passado, atingiu muitas pessoas, chegando a fazer vítimas. A vacinação está à disposição, e já estamos nos organizando para fazer a melhor imunização contra o vírus sincicial respiratório aqui no Paraná”, acrescentou o secretário.
O vírus sincicial respiratório é uma das principais causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em bebês, especialmente nos menores de seis meses. A infecção pode evoluir para quadros severos, exigindo internação hospitalar.
De acordo com o Informe Epidemiológico de Síndromes Respiratórias Agudas Graves da Sesa, o VSR é identificado anualmente como um dos vírus mais prevalentes nas amostras analisadas pelo Lacen/PR, o que reforça a importância da imunização preventiva.
Durante a gestação, as vacinas têm dupla função: protegem a mãe e o bebê.
Pelo SUS, o calendário nacional inclui os seguintes imunizantes recomendados para gestantes:
• Dupla adulto (dT)
• dTpa (tríplice bacteriana acelular tipo adulto)
• Hepatite B
• Influenza (gripe)
• Covid-19
• E, a partir deste ano, vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR)
A Sesa orienta que todas as gestantes procurem a unidade de saúde de referência para se informar sobre as vacinas indicadas e o cronograma de aplicação.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Grupo Animado da Terceira Idade Desfruta de Passeio Ensolarado e Divertido na ExpoGoio
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA