conecte-se conosco


JURANDA

Prefeita de Juranda,Leila Miotto Amadei tem adotado medidas severas no combate a dengue

Aproveitem que estão em casa e limpem o quintal, eliminem os focos de dengue

Publicados

em

A prefeita de Juranda,Leila Amadei tem adotado medidas severas no combate a dengue
Juranda tem uma das maiores taxas de dengue entre todos os municípios paranaenses, que corresponde a mais de 5 mil casos para 100 mil pessoas.

Segundo os critérios epidemiológicos do Ministério da Saúde, o índice é considerado alto quando são registrados mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes. Ao todo, 162 municípios paranaenses apresentam alta incidência de dengue e outros 34 apresentam índice médio de infecção. O estado está em alerta máximo.
O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, diz que o estado está aumentando os recursos para combater o Aedes aegypti e pede à população que participe ativamente.

 

 

“Liberamos R$ 5 milhões para os municípios em epidemia e em alerta, para ajudar no manejo clínico dos serviços de saúde dos municípios. O governador já tinha decretado estado de alerta. Nós continuamos seguindo o dia-a-dia e, infelizmente, passamos por este momento. A notícia que queremos dar é que a proliferação do mosquito pode diminuir se nós conseguirmos reduzir os focos do mosquito Aedes aegypti. Por isso é necessário insistir, falar e reiterar que precisamos estar todos juntos nessa luta.”

 

Leia Também:  Safra de verão no Paraná deve chegar a 24,2 milhões de toneladas


A epidemia de dengue atinge, principalmente, as regiões Norte e Oeste do Paraná. O estado já confirmou mais de 76 mil casos em 357 municípios. Os dados apontam Londrina como o município que registrou maior número de casos de dengue, com 19,9 mil notificações – seguido por Foz do Iguaçu e Maringá.

 

O Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, alerta que o período de maior incidência da dengue no país vai coincidir, muito provavelmente, com o pico de contaminação do COVID-19 e, por isso, é fundamental que a população aproveite a quarentena para, também, se proteger do mosquito transmissor.
“Nós teremos, pelo menos, três epidemias simultâneas: coronavírus, que é uma novidade; teremos Influenza, que é uma rotina, todo ano acontece, e teremos, também, o pico de dengue. Então, é fundamental, e eu tenho chamado atenção, aproveitem que estão em casa e limpem o quintal, eliminem os focos de dengue”.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JURANDA

Beijos: gesto de afeto proporciona benefícios neurológicos

Publicados

em

Beijos: gesto de afeto proporciona benefícios neurológicos

Ato pode contribuir de diversas maneiras para a sensação de bem-estar, movimenta 34 músculos faciais e pode queimar até 6 calorias por minuto

 


Mais do que uma demonstração de afeto e carinho, o beijo gera uma infinidade de benefícios para a saúde. Tais como redução do estresse, alívio da dor, melhora do humor, estímulo cerebral e a melhora da autoestima. Com tantas vantagens, o beijo ganhou um dia especial para ser celebrado: 13 de abril. O médico neurologista do Vera Cruz Hospital, Leonardo de Deus, explica que a língua, lábios e a boca possuem uma infinidade de terminações nervosas, promovendo uma intensa troca de informações conscientes e subconscientes. O resultado é a sensação de bem-estar e prazer.
“Diversos hormônios importantes para a saúde são liberados durante o beijo, principalmente a ocitocina, que é chamado de ‘hormônio do amor’. Este hormônio é responsável pela criação de vínculos afetivos, que fortalecem laços entre as pessoas e dá a sensação de acolhimento e segurança. Há também a liberação de dopamina, que estimula a sensação de prazer e recompensa; de adrenalina que gera a sensação de euforia e excitação; e endorfinas, que aliviam a sensação de dor”, destaca o médico.
Outra vantagem é que o gesto de beijar contribui para a redução dos níveis de cortisol no organismo. “Essa reação química reduz, de forma significante, este hormônio do estresse e com isso a pessoa se sente mais relaxada e calma”, diz. “Ao contrário, aumenta níveis de serotonina, que é um neurotransmissor relacionado ao humor e bem-estar. Além de fortalecer o sistema imunológico, contribuindo com a produção de anticorpos”, completa.
O médico explica que um beijo, dependendo da intensidade, chega a movimentar até 34 músculos faciais e demais membros do corpo, como pescoço e costas. No que se refere às calorias, estima-se que um beijo apaixonado pode queimar de 2 a 6 calorias por minuto, dependendo do metabolismo. Ou seja, também é uma maneira divertida de gastar energia.

Notícias ao Minuto

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Em Curitiba: Prefeita Leila Miotto Amadei garante mais um veículo que será utilizado pelas equipes dos Programas de Saúde do Município
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA