conecte-se conosco


BOA ESPERANÇA

Prefeitura de Boa Esperança confirma antecipação de 50% do 13º salário para servidores

Publicados

em

A Prefeitura de Boa Esperança anunciou a antecipação de 50% do 13º salário para todos os servidores e pensionistas municipais. O anúncio foi feito pelo prefeito Joel Celso Buscariol, que destacou o compromisso da gestão com a valorização dos servidores e a responsabilidade fiscal do município.

Os valores serão creditados já nesta terça-feira, 1º de julho, juntamente com o salário referente ao mês de junho.

“A valorização de quem faz o município acontecer é prioridade da nossa gestão. Com planejamento, conseguimos antecipar parte do 13º, movimentando a economia local e garantindo tranquilidade aos nossos servidores”, afirmou o prefeito Joel Buscariol.

A medida reforça o equilíbrio financeiro da administração municipal e contribui para o aquecimento do comércio em Boa Esperança neste início de mês.

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Estado do Paraná anuncia concursos públicos com 260 vagas para várias funções
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BOA ESPERANÇA

Estado prorroga por 180 dias emergência fitossanitária contra o greening

Publicados

em

Estado prorroga por 180 dias emergência fitossanitária contra o greening

O Decreto nº 10.445, assinado pelo governador em exercício Darci Piana, foi publicado nesta segunda-feira (30) e permite que o Estado mantenha maior agilidade e efetividade nas ações de controle da doença.

O Governo do Estado prorrogou por mais 180 dias a situação de emergência fitossanitária para combate ao greening (HLB) no Paraná. O Decreto nº 10.445 , assinado pelo governador em exercício Darci Piana, foi publicado nesta segunda-feira (30) e permite que o Estado mantenha maior agilidade e efetividade nas ações de controle da doença.
O status está em vigor desde 2023, com uma série de ações contra a praga, que é uma das principais ameaças aos pomares citrícolas, como a orientação aos produtores, erradicação de plantas doentes, plantio de mudas sadias e controle do inseto vetor.

 

Plantação de laranjas. Nova América da Colina,09/10/2019 Foto:Jaelson Lucas / AEN

As medidas foram eficientes para combater o greening nas regiões Norte e Noroeste do Estado nos anos anteriores, e agora se concentram no Vale do Ribeira, onde muitos produtores cultivam ponkan.
A Operação Big Citros, que teve início nesta segunda-feira (30), vai levar fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) a propriedades de Doutor Ulysses e Cerro Azul para orientar os citricultores sobre como identificar as plantas com problemas e fazer os cortes necessários nas mudas que apresentarem sintomas do HLB.
A agência também realizou reuniões com produtores na Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa) em Curitiba para orientá-los sobre como identificar a praga nas frutas e plantas.
Até o momento, apesar de terem sido confirmadas plantas doentes, as equipes de fiscalização não encontraram o psilídeo, que é o inseto vetor da doença, na região. Mesmo assim, foram instaladas armadilhas em várias localidades para tentar controlar a presença do inseto. Os estudos devem se estender por alguns dias, porque os psilídeos podem ter sido eliminados por predadores naturais.
O greening afeta seriamente as plantas cítricas, provocando queda prematura dos frutos e redução da produção, podendo levar à morte precoce das plantas. Os frutos afetados geralmente são menores, deformados, com sementes abortadas, menor teor de açúcares e acidez elevada, o que compromete o sabor e reduz o valor comercial, tanto para o consumo in natura quanto para o processamento industrial.
Ao longo de dois anos, as ações de orientação e combate ao greening conseguiram eliminar mais de 270 mil mudas infectadas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Pela primeira vez, mais de 50% das luminárias dos municípios paranaenses são LED
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA