Geral
Proerd realizou formatura de 68 alunos da Rede Municipal de Janiópolis
Proerd realizou formatura de 68 alunos da Rede Municipal de Janiópolis
Aconteceu na tarde desta terça-feira (3/12), no Salão Paroquial de Janiópolis, a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). No total, 68 alunos dos 5° anos da Escola Municipal Alfeu Teodoro de Oliveira e da Escola Municipal Teodolino de Souza Franco de Bredápolis receberam os certificados de conclusão do programa que faz parte das ações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo principal do Proerd é educar os alunos sobre os riscos do uso de drogas e a importância de evitar a violência. Em Janiópolis, o programa começou em 2012 e todos os anos são formados em média 60 alunos. A realização é resultado de parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e o Batalhão da Polícia Militar/Patrulha Escolar, com apoio do Rotary Club Janiópolis.
O vice-prefeito e prefeito eleito Eides Guedes e esposa Nilsilene Guedes estiveram presentes na formatura. Na ocasião, Eides destacou a importância do Proerd no Município que ao longo dos anos vêm contribuindo para manter as crianças e adolescentes longe das drogas e da violência.
“É um programa que merece ter continuidade, por isso, vamos dar sequência nos próximos anos. Tive a honra de participar das tratativas desde o início para a implantação do Proerd que já formou mais de 500 crianças”, disse Eides. Ele adiantou ainda que o programa de combate as drogas, deverá ser ampliado, levando palestras para os alunos das escolas estaduais.
Também fizeram parte da mesa de autoridades, o presidente da Câmara José Barros Freire – Jerry, a secretária municipal de Educação Ângela Aparecida Girardo da Rocha, o Sargento Diego Chiafitela – Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Janiópolis e o soldado Cleberson Silva instrutor do Proerd, bem como diretores de escolas, professores e representantes do Rotary Club e do Conselho Tutelar.
Ao final do evento, a secretária Ângela prestou homenagem ao instrutor do Proerd, soldado Cleberson Silva que recebeu uma cesta personalizada. Teve também, o sorteio de quatro bicicletas, uma para cada turma, distribuição do “Leão Daren”, mascote do Proerd.
Veja as fotos de Alexandre Rocha/Alo Janiopolis

Geral
Tragédia em Rio Bonito do Iguaçu: veja a lista com as seis vítimas confirmadas; centenas ficaram feridos
Tragédia em Rio Bonito do Iguaçu: veja a lista com as seis vítimas confirmadas; centenas ficaram feridos
A Polícia Científica do Paraná confirmou neste sábado, 8, a identificação de cinco das seis vítimas fatais do tornado que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado, na tarde de sexta-feira, 7. O fenômeno climático provocou destruição em larga escala, deixando centenas de feridos e milhares de desabrigados.
As vítimas oficialmente identificadas são:
• Jose Neri Geremias, 53 anos (vítima de Guarapuava)
• Julia Kwapis, 14 anos
• Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos
• Claudino Paulino Risse, 57 anos
• Adriane Maria de Moura, 47 anos
• Jose Gieteski, 83 anos

José Neri, Julia Kwapis, Jurandir Nogueira Ferreira, Claudino Risso e Adriane Maria de Moura, vítimas do tornado no Paraná | Fotos: Cedidas pela família
‘Só vi quando a casa desabou em cima de mim’: vítima relata destruição
A diarista Eloina da Silva, de 45 anos, estava na cozinha fazendo o jantar para a família quando o teto da casa começou a ruir durante o tornado. A mulher contou ao Estadão que foi socorrida desacordada após ser atingida pela estrutura do imóvel.
“Só vi quando a minha casa desabou em cima de mim. É o que eu consigo lembrar”, contou a diarista. Um dos dois filhos de Silva também estava dentro da casa no momento do fenômeno sem precedentes na história do Estado, mas ele não ficou ferido.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o município localizado a aproximadamente 380 quilômetros de Curitiba registrou ventos acima de 250 km/h.
“Foi dentro de segundos. Uma destruição. Foi muito feio”, lembrou. A estrutura desabou, e parte da casa caiu sobre ela. “Eu estava sangrando muito e tiveram que me levar desacordada para o hospital. A estrutura da casa caiu em cima de mim. Acho que foi um pedaço de madeira que caiu na minha cabeça”, relatou.
A diarista conta que sofreu ferimentos graves e foi levada para um hospital da região que estava lotado. Segundo o Governo do Paraná, ao menos 750 pessoas que ficaram feridas no tornado foram atendidas até o início da tarde deste sábado, 8.

O atendimento inicial das vítimas está sendo feito em duas unidades hospitalares, uma unidade básica de saúde (UBS) e uma faculdade de Laranjeiras do Sul. Os pacientes que precisam de transferências são encaminhados ao Hospital Universitário de Cascavel e ao Hospital Regional de Guarapuava.
“Na cabeça, estou com um corte. Em um braço, levei sete ou oito pontos. Em uma perna, do joelho para baixo, estou com 15 pontos. Do joelho para cima, tem dez. Na boca, estou com sete pontos”, diz Silva, que recebeu alta por volta das 4h da madrugada.
Ao Estadão, a mulher afirmou que está com os filhos na casa da irmã, no Campo do Bugre, distrito de Rio Bonito do Iguaçu. Segundo ela, um de seus vizinhos está entre os seis mortos em decorrência do tornado.
O governador Ratinho Junior (PSD) decretou luto oficial de três dias em razão das mortes dos moradores das cidades afetadas.

Foto: Ari Dias/AEN
-
Geral2 anos atrásSonho realizado
-
Geral1 ano atrásPRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
ESPORTES8 meses atrás -
GOIOERÊ8 meses atrásO Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
Janiópolis2 anos atrásSanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
GOIOERÊ8 meses atrásGoioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE9 meses atrásRancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção
-
ESPORTES2 anos atrás‘Maria-Fedida’: 4 fatos curiosos sobre os percevejos fedorentos



