Umuarama
Rodeio da Expo Umuarama supera expectativas e se consolida como um dos melhores do Paraná

Fotos: Igor Gobbo/Assessoria Expo Umuarama
Veio peão até do Acre; foram cinco noites de espetáculos, quatro delas com entrada gratuita
Muita alegria e toda adrenalina do rodeio! Sinônimo de tradição e emoção, as montarias da Expo Umuarama deste ano confirmaram a confiança dos apaixonados por essa tradição country, se reafirmando como um dos melhores e mais disputados do Paraná. Milhares assistiram à peleja, que colocou na arena peões estrelas de diversas cidades do Brasil; a final aconteceu neste domingo (23).
Dois paulistas levaram os prêmios das primeiras colocações: em touro, Edevaldo Ferreira, de Andradina; e em cavalo [cutiano], Antônio Custódio, de Fernandópolis. Umuarama foi bem representada: Luiz Gustavo Galvani obteve a terceira colocação, em touro.

Foram cinco noites de euforia, quatro delas com entrada gratuita. Participaram atletas de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Acre, Pará e Mato Grosso do Sul, além dos paranaenses, classificados no ‘Rodeio Noroeste’ [regional], na segunda (17), e na terça (18); e no ‘Rodeio Show Nacional’, na quarta, 19, e quinta (20).
Narradores e comentaristas são sucesso
Como sempre, para ambos, os organizadores convidaram excelentes narradores e comentaristas: o famoso Almir Cambra e Umberto Júnior, Tiago Arantes e Douglas Joan, respectivamente.
“Eles foram ótimos! Um rodeio sem um bom narrador perde metade da emoção! Ele é a voz que transforma cada montaria em um espetáculo, faz o público vibrar… E como o público de Umuarama e região vibrou nesses dias!”, exclama o diretor de rodeio da Sociedade Rural de Umuarama, Cleisson Celestino.
Ele destaca o fato de o rodeio da Expo Umuarama atrair atletas de “alto gabarito”, mas também de dar chance para os da região mostrarem suas habilidades: “A cada ano, nossa etapa regional está mais concorrida”, diz, lembrando que o evento reuniu peões de mais de dez municípios da vizinhança. “A gente torce e trabalha para Umuarama se destacar nesse esporte”, assegura.
Entre os momentos que a emoção foi lá em cima destacam-se a entrada das bandeiras – um desfile belíssimo, em cavalos palominos, com ‘maquiagem’ e acessórios em tons dourados; e o show piromusical, que encantou o público.
Premiação do rodeio em dinheiro
A premiação foi em dinheiro: R$ 37 mil divididos entre melhores em touro e R$ 11,5 mil em cavalo.
O presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, prestigiou a final. Em seu pronunciamento, ele enalteceu a liderança da Expo Umuarama nesse esporte tão reverenciado no Brasil.
“O rodeio foi excepcional e reafirmou o status que conquistamos de estarmos entre os melhores do Estado; isso é motivo de orgulho!… Nessa Expo Umuarama podemos dizer que foram noites não só de diversão, mas também de valorização de uma tradição que une campo e a cidade… Foi uma celebração!”, disse.
Segundo ele, o sucesso desse rodeio deixa uma marca indelével na história da cidade: “Dos competidores aos espectadores, todos testemunharam um espetáculo que não só honrou as raízes do rodeio, mas também prometeram um futuro vibrante para esta tradição tão amada!”.
(Informações: Assessoria Expo Umuarama)


Umuarama
UEM leva interação para a Expo Umuarama com treinamento de astronauta

Foto: Assessoria na Expo Umuarama
Que tal sentir na pele um pouco do treinamento de um astronauta, surpreender-se com fenômenos da física que fazem o cabelo arrepiar ou conhecer mais sobre sustentabilidade na agricultura e Mata Atlântica? Essas são algumas das atrações que a Universidade Estadual de Maringá (UEM) trabalha na Expo Umuarama. O evento prossegue até 23 de março.
A UEM, que neste ano comemora 55 anos de criação pelo Decreto Estadual e 25 anos do Câmpus Regional de Umuarama (CAU), está presente no Pavilhão da Indústria e Comércio com as atrações científicas e educativas do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi).

“As exposições do Mudi provocam reflexões sobre temas ambientais e científicos. Uma delas destaca a Mata Atlântica. Trouxemos este tema à Expo Umuarama devido à previsão de desertificação no Arenito Caiuá. Outras exposições desmistificam a matemática e a física, mostram a importância dos insetos polinizadores para a produção de alimentos e abordam os riscos do tabagismo, incluindo o uso de cigarros eletrônicos e contrabandeados”, detalha o coordenador do Mudi, professor Marcílio Hubner de Miranda Neto.
Para o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a participação da UEM na Expo Umuarama reforça o compromisso da universidade com a popularização da ciência e a formação cidadã. “Por meio de atividades interativas e educativas, buscamos despertar o interesse pelo conhecimento e mostrar a relevância da pesquisa científica e da inovação para a sociedade. Além disso, é uma oportunidade de aproximar a universidade da comunidade, compartilhando o impacto do nosso trabalho em diversas áreas, constituindo uma mostra do potencial transformador da ciência, da educação e da tecnologia agrícola”, afirma.
Uma das experiências que mais chamam a atenção no espaço do Mudi é o Giroscópio Humano, equipamento que simula a sensação de gravidade zero e faz parte do treinamento de astronautas. Com ele, estudantes e a comunidade em geral experimentam um pouco da sensação de estar no espaço.
A biodiversidade também ganha destaque com a exposição sobre a Mata Atlântica. Réplicas de animais nativos do bioma, que já cobriu quase todo o Paraná, ajudam a conscientizar sobre a importância da preservação e a riqueza da fauna e flora brasileira.
Outro espaço que atrai olhares curiosos é o de entomologia, com insetos e artigos dos povos originários do Paraná, incluindo a etnia Xetá. Já o ‘Matemativa’ transforma a matemática em diversão, com jogos e desafios interativos.

Na área de física, dois experimentos garantem uma experiência emocionante. O gerador de Van de Graaff, famoso por arrepiar os cabelos de quem o toca, diverte o público enquanto demonstra conceitos de eletricidade estática. Já a mini-montanha-russa simula uma pane no sistema elétrico do brinquedo, ilustrando princípios físicos de forma prática e envolvente.
O Hospital Veterinário (HV) do CAU ocupa um espaço na entrada do Pavilhão da Indústria e do Comércio, onde está expondo alguns objetos, objetivando inspirar as pessoas a conhecerem o HV e o curso. No Pavilhão, também há estandes de todas as empresas juniores de Goioerê, do Paraná Orgânico e do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEM.
Fazendinha
O curso de Agronomia também está presente na Fazendinha, um espaço voltado principalmente para estudantes do ensino fundamental e médio, que tem a missão de apresentar as novidades do setor agrícola e, principalmente, demonstrar como é possível produzir de maneira sustentável.
Os visitantes podem aprender sobre abelhas nativas sem ferrão, plantas medicinais, sementes crioulas, agricultura sustentável e sistemas de irrigação. As atividades são conduzidas pelo Laboratório de Estudos em Botânica Aplicada e Sustentabilidade (Lebas).
-
Geral2 anos atrás
Sonho realizado
-
Geral11 meses atrás
PRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
GOIOERÊ1 mês atrás
O Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
ESPORTES4 semanas atrás
-
Janiópolis2 anos atrás
Sanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
GOIOERÊ1 mês atrás
Goioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
ESPORTES2 anos atrás
Conheça perigos e consequências da picada de escorpião
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE2 meses atrás
Rancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção