conecte-se conosco


Janiópolis

Saúde de Janiópolis alcança 100% das metas do Programa Provigia-PR

Publicados

em

alojaniopolis.com.br

Os profissionais de saúde de Janiópolis voltaram entusiasmado de uma reunião que aconteceu na 11ª Regional de Saúde, nesta terça-feira (25/2). Eles participaram da avaliação do Programa Estadual de Fortalecimento da Vigilância em Saúde – Provigia Paraná e foram informados que no ano de 2024, o Município de Janiópolis cumpriu 100% das 12 metas do Provigia.

Trata-se de um marco significativo para a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Janiópolis e reflete a dedicação e de todas as equipes, ligadas a Vigilância em Saúde. O programa tem objetivo principal promover a prevenção, promoção e proteção da saúde.

Conforme a Regional de Saúde, apenas Janiópolis e Campina da Lagoa cumpriram todas as metas, demonstrando um compromisso sólido com a saúde da população. “A conquista das 12 metas do Provigia Paraná é resultado de um trabalho árduo e dedicado de toda a equipe de vigilância em saúde e mostra que estamos empenhados em garantir o bem-estar e a qualidade de vida de nossos cidadãos”, destacou a secretária de Saúde, Mônica Regina Souza.

Leia Também:  Para conter gastos, Festa do Leitão Maturado é cancelada em Goioerê

O prefeito Eides Guedes parabenizou a toda a equipe da Secretaria de Saúde pelo cumprimento das metas. “É assim que queremos dar continuidade ao trabalho na nossa gestão, cumprindo metas e oferecendo um atendimento de qualidade a nossa população”, disse o prefeito de Janiópolis.

O PROVIGIA-PR é o Programa Estadual de Fortalecimento da Vigilância em Saúde do Paraná e visa melhorar a qualidade de vida da população do estado por meio de ações de prevenção, promoção e proteção da saúde, sendo financiado com recursos do Fundo Estadual de Saúde. Os recursos são distribuídos aos municípios do Paraná de acordo com critérios como porte populacional, Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM) e Produto Interno Bruto (PIB).

CONFIRA AS 12 AÇÕES DO PROVIGIA

  1. Qualificar o registro das ações de controle sanitário no Sistema Estadual de Informação em Vigilância Sanitária (SIEVISA).
  2. Desenvolver ações de controle sanitário com foco no risco.
  3. Melhorar a qualidade de vida dos idosos residentes em Instituições de Longa Permanência.
  4. Melhorar o acolhimento, detecção e acompanhamento dos casos de hanseníase na Atenção Primária à Saúde.
  5. Promover capacitação em saúde do trabalhador para os profissionais da atenção e vigilância em saúde.
  6. Investigar 100% dos acidentes de trabalho típicos que resultaram em óbito e amputação e investigar 100% dos AT com crianças e adolescentes (típicos e de trajeto) e registrar no SIEVISA.
  7. Aumentar a cobertura de registro do estado nutricional de crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
  8. Promover fatores de proteção e realizar ações para prevenção e controle dos fatores de risco para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).
  9. Aprimorar a vigilância das intoxicações exógenas e o controle das arboviroses, especialmente no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
  10. Realizar análises em amostras de água para consumo humano para os parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez.
  11. Realizar ações de avaliação e monitoramento da vigilância do óbito e das Infecções Sexualmente Transmissíveis responsáveis pelos casos de transmissão vertical.
  12. Realizar ações de avaliação e monitoramento dos sistemas de informação da Vigilância Epidemiológica.
COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Janiópolis

Festa Julina na Praça de Janiópolis reúne mais de 2 mil pessoas e anima a cidade

Publicados

em

A 1ª Festa Julina Show na Praça de Janiópolis foi um sucesso de público e alegria. Mais de 2 mil pessoas compareceram na Praça da Igreja Matriz no último sábado (5 de julho), para prestigiar as apresentações culturais, as barracas de comidas típicas e o show da Banda Herança, que encerrou a noite com muita animação.

As apresentações de quadrilha envolveram os alunos da APAE, Escola Vila Serrana de Bredápolis, Escola Municipal Alfeu Teodoro de Oliveira, Escola Estadual D. Pedro II e o Grupo da Melhor Idade, encantando o público e valorizando a cultura popular.

As barracas, organizadas pelo Movimento de Cursilho, Terceirão do Colégio João XXIII, Escola D. Pedro II, APAJ, CMEI Maria de Bortolo Lopes e APAE, movimentaram a economia local, oferecendo doces, salgados, quentão, chocolate quente e outros produtos típicos. A renda será revertida para as próprias entidades e escolas participantes.

O prefeito Eides Guedes, a vice-prefeita Suziane Faquim e o presidente da Câmara Pedro Floriano dos Santos agradeceram o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, e reforçaram o compromisso com eventos que fortalecem a cultura e o lazer no município. O agradecimento especial ao secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos e o Governador Ratinho Junior.

Leia Também:  Geral Rede de internet 5G é ampliada para alcançar 92% da população

Durante o discurso, Eides anunciou novos investimentos para a cidade, como a pavimentação de estradas rurais, portal de entrada, revitalização da Avenida São João, aquisição de veículos e construção de casas populares, somando aproximadamente R$ 70 milhões.

Um dos momentos mais divertidos foi o tradicional pau de sebo, que rendeu muitas risadas, apesar de ninguém ter conseguido chegar ao topo. A noite foi encerrada com o show da Banda Herança, reunindo a multidão em frente ao palco e garantindo um clima de festa até o fim.

A avaliação da população de Janiópolis e dos visitantes das cidades vizinhas foi positiva, destacando a organização e a oportunidade de confraternização entre famílias e amigos, fortalecendo as tradições julinas no município.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA