Janiópolis
Saúde de Janiópolis encerra pré-conferências com participação da comunidade

Por: alojaniopolis.com.br
A Secretaria de Saúde de Janiópolis concluiu, na última quinta-feira (20), a etapa das pré-conferências de saúde, reunindo moradores, conselheiros, usuários e lideranças políticas na Câmara Municipal. Foi a pré-conferência da sede do Município que teve como objetivo discutir os eixos temáticos que nortearão a Conferência Municipal de Saúde, marcada para o dia 1º de abril, às 19 horas.
Com o tema “Defesa da Vida e Democracia”, os participantes debateram a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e os desafios para sua modernização e fortalecimento. O SUS é um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, garantindo acesso universal e igualitário a milhões de brasileiros. Durante a pré-conferência, foram abordados aspectos fundamentais do sistema:

Sociais: Universalidade, equidade e fortalecimento da cidadania.
De Saúde: Acesso a serviços, prevenção e qualidade de vida.
Econômicos: Redução de despesas para as famílias e desenvolvimento social.
Políticos: Transparência, participação popular e consolidação das políticas públicas.
A necessidade de inovação também foi um dos pontos centrais do encontro. Tecnologias como a telemedicina e a gestão participativa de hospitais foram destacadas como alternativas para ampliar a eficiência dos serviços e garantir um atendimento mais acessível e de qualidade.
A Secretária de Saúde, Mônica Regina Souza destacou que foram três pré-conferências, em Arapuan, Bredápolis e da sede do Município com participação de moradores de Bragápolis, Graminha e outras comunidades adjacentes.
Ela disse que o foco agora é a Conferência Municipal de Saude que acontece no próximo dia 1º de abril, às 19 horas, na Câmara Municipal. “Essa conferência é um espaço de debate e construção coletiva, por isso, convidamos toda a comunidade a estar presente e contribuir com propostas que possam fortalecer ainda mais o SUS em nosso município”, concluiu.


Janiópolis
Artesanato terapêutico auxilia no tratamento de pacientes em Janiópolis

A Secretaria Municipal de Saúde de Janiópolis tem apostado em uma abordagem criativa e acolhedora para o cuidado com a saúde mental, utilizando o artesanato terapêutico. A atividade, conduzida pela equipe de psicologia, tem beneficiado pacientes de diferentes idades, desde crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) até idosos com doenças neurodegenerativas, como o Parkinson.
Além de ser uma prática prazerosa, o artesanato contribui diretamente para o desenvolvimento de habilidades importantes. Ele exige foco e paciência para a finalização dos projetos, estimula a coordenação motora fina, promove a criatividade e desafia o paciente a resolver problemas simples no processo de criação.
Outro ponto forte é a interação social, pois os pacientes podem compartilhar a experiência com familiares e amigos, tornando o tratamento mais leve e humanizado.

“É gratificante ver o quanto essas atividades têm contribuído no dia a dia dos pacientes. O artesanato se transformou em uma ferramenta de cuidado e acolhimento. Parabenizo toda a equipe envolvida por esse trabalho tão sensível e necessário”, afirmou a secretária de Saúde, Mônica Regina Souza.
Com esse trabalho, a Secretaria de Saúde reforça o compromisso com um atendimento mais humanizado, que valoriza o desenvolvimento emocional, cognitivo e motor dos pacientes em todas as fases da vida.
-
Geral2 anos atrás
Sonho realizado
-
Geral11 meses atrás
PRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
GOIOERÊ1 mês atrás
O Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
ESPORTES4 semanas atrás
-
Janiópolis2 anos atrás
Sanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
GOIOERÊ1 mês atrás
Goioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
ESPORTES2 anos atrás
Conheça perigos e consequências da picada de escorpião
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE2 meses atrás
Rancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção