conecte-se conosco


CAMPINA DA LAGOA

Secretaria da Saúde orienta sobre alergias desencadeadas durante a primavera

Publicados

em

Coceira, obstrução nasal, espirro e a coriza são os sintomas mais comuns quando chega a primavera. As chamadas alergias sazonais podem ser desencadeadas por pólens ou o desabrochar das flores, mas requerem um cuidado especial a fim de evitar crises respiratórias. Entre as pessoas afetadas, os que mais sofrem são crianças e idosos, além daqueles que têm doenças crônicas, como asma, rinite e sinusite.

A umidade excessiva e o clima muito seco também são fatores que potencializam os problemas respiratórios de quem convive com as alergias. No Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná o tratamento pode ser iniciado na Atenção Primária, nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

Após a primeira avaliação, o usuário pode ser encaminhado, se for necessário, para a Atenção Especializada, para atendimento com um especialista, como, por exemplo, alergologista, pneumologista ou dermatologista.

De acordo com o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), do Ministério da Saúde, de janeiro até agosto deste ano houve, no Paraná, 56.065 atendimentos nas Unidades de Saúde para o tratamento de algum tipo de alergia ou reação alérgica, 6.045 a mais do que em 2023, que registrou 50.020 atendimentos no mesmo período, e 78.142 no ano todo.

Leia Também:  Garçonete carrega 13 canecas de chope de uma vez só [vídeo]

De acordo com Acácia Nasr, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, medidas simples podem ser adicionadas à rotina, contribuindo para a qualidade do ambiente. Ela orienta as pessoas que são mais suscetíveis aos fatores externos sobre alguns cuidados para amenizar os sintomas, como manter a casa sempre limpa e longe de poeira e ácaros, com uma rotina de higienização e lugar arejado; usar sabão neutro para lavar roupas e lençóis; deixar o sol entrar em casa; conservar as roupas bem higienizadas; garantir hidratação adequada dando preferência ao consumo de água.

Segundo Acácia, para o diagnóstico da alergia a Sesa reforça a importância de se considerar a história clínica do indivíduo. Ela deve informar ao especialista sobre as condições ambientais que a rodeiam (residência, trabalho, contato com animais), os fatores desencadeantes de sintomas, antecedentes familiares de alergia, entre outros.

Os cuidados para o tratamento das alergias incluem medidas de controle ambiental e medicação para o controle dos sintomas, sob orientação de um profissional de saúde.

“A reação ocorre quando há o contato com o agente alérgeno. Essas medidas reforçam que alguns cuidados básicos trazem mais conforto às pessoas que sofrem mais com alergias nesta época. Crises graves podem ser desencadeadas por isso ficar atendo é importante”, alertou.

Leia Também:  Coletor de lixo foi atacado por cachorro em rua de Juranda

 

POR OBEMDITO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAMPINA DA LAGOA

No Paraná, miss perde título após vídeo polêmico espantando gatos com bombinhas

Publicados

em

No Paraná, miss perde título após vídeo polêmico espantando gatos com bombinhas

A Miss Araucária 2024, Gabrielly Vitória, teve seu título revogado nesta terça-feira (7) após a circulação de um vídeo polêmico nas redes sociais. Nas imagens, a jovem aparece soltando bombinhas para espantar gatos de uma casa, atitude que gerou forte repercussão negativa e levou à decisão do comitê organizador.

 


No vídeo, Gaby narra a situação enquanto caminha em direção ao local onde os animais estavam: “Gente, estamos indo soltar bombinhas nos gatos, espantar eles. Eles ficam atrás daquela casa ali. O carma é instantâneo, a gente assustou os gatos e o carro parou de funcionar”, comenta a jovem, rindo da situação.
Gabrielly havia representado Araucária no concurso Miss Grand Paraná, vencido por Jéssica Aguiar, de Umuarama. Já o título de Miss Grand Brasil ficou com a gaúcha Talita Hartmann, que alcançou o TOP 5 no concurso internacional.
(Com informções: itatiaia.com.br

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Carreta carregada com porcos tomba após colisão com outro caminhão
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA