conecte-se conosco


ESPORTES

Veja quais são as melhores dietas para seguir em 2025, segundo ranking

Publicados

em

Veja quais são as melhores dietas para seguir em 2025, segundo ranking

 

As melhores dietas equilibram carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais para uma nutrição completa e sustentável

 

Adotar um estilo de vida saudável está entre os objetivos de Ano-Novo de muitas pessoas. Mas, entre tantas opções disponíveis, como escolher a melhor dieta para seguir em 2025?
Além da promessa de perda de peso, as melhores dietas priorizam a saúde, fornecendo os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo e ajudando a reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer. Embora mudanças de hábito possam ser desafiadoras no início, essas dietas se destacam por serem sustentáveis e fáceis de incorporar ao dia a dia.
O ranking da U.S. News & World Report, que divulga anualmente uma lista das dietas mais e menos benéficas, aponta que a dieta mediterrânea segue no topo das melhores escolhas. De acordo com o relatório, as melhores dietas são nutricionalmente equilibradas, incluem carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais, e oferecem benefícios comprovados para a saúde.
Dietas ricas em fibras, por exemplo, ajudam a melhorar a saúde intestinal, reduzem o risco de câncer de intestino e doenças cardíacas, e contribuem para o controle de diabetes tipo 2. Já aquelas que limitam gorduras saturadas e trans ajudam a proteger o coração, enquanto alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios podem combater doenças crônicas e fortalecer o sistema imunológico.
Confira a lista das 10 melhores dietas para seguir em 2025:
1. Dieta mediterrânea
A dieta mediterrânea é considerada um estilo de vida. Ela promove o consumo de frutas, vegetais, grãos integrais, azeite de oliva, nozes e sementes, além de incentivar refeições em grupo e a prática de exercícios físicos.
O consumo de carne vermelha é limitado, enquanto peixes, especialmente os gordurosos, como sardinha, são parte essencial do cardápio. Diversos estudos associam a dieta à prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e maior longevidade.
2 – Dieta DASH
A dieta DASH — sigla para Dietary Approaches to Stop Hypertension (Abordagens Dietéticas para Combater a Hipertensão, em português) — foi desenvolvida há mais de duas décadas por cientistas nos Estados Unidos com o objetivo de ajudar no controle da pressão arterial.
O plano alimentar prioriza o consumo de vegetais, frutas, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas, proteínas magras e laticínios com baixo teor de gordura. Os benefícios estão ligados à alta concentração de nutrientes como potássio, magnésio, cálcio e fibras, que atuam diretamente na redução da pressão arterial.
A dieta DASH é caracterizada pela adoção de um hábito alimentar com quantidades elevadas de frutas e vegetais, elevado consumo de cálcio (leite e derivados), além de um consumo reduzido de gordura saturada
3 – Dieta flexitariana
Indicada para quem deseja reduzir o consumo de carne sem eliminá-la completamente, a dieta flexitariana combina os benefícios de uma alimentação vegetariana com a flexibilidade de incluir carne ocasionalmente.
4 – Dieta MIND
A dieta MIND combina elementos das dietas mediterrânea e DASH, unindo o melhor de ambas para promover a saúde cerebral. O plano alimentar destaca alimentos que auxiliam na proteção contra o declínio cognitivo, como vegetais de folhas verdes, frutas vermelhas, nozes, peixes e azeite de oliva, e pode ajudar a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas.
5 – Dieta da Clínica Mayo
Com base na ciência comportamental, a dieta da Clínica Mayo propõe um programa de 12 semanas para estabelecer hábitos saudáveis de forma duradoura.
6 – Dieta TLC
Voltada para a redução do colesterol, a dieta TLC (Therapeutic Lifestyle Changes) incentiva o consumo de vegetais, frutas, grãos integrais e proteínas magras, com diretrizes flexíveis para personalização do cardápio.
7 – Dieta da menopausa
Desenvolvida para aliviar os sintomas e minimizar o ganho de peso associado às alterações hormonais da meia-idade, a dieta foca em alimentos nutritivos e funcionais.
8 – Dieta anti-inflamatória
Indicada para quem busca reduzir a inflamação, a dieta prioriza alimentos frescos e não processados, com proteínas magras, gorduras saudáveis, frutas e vegetais.
9 – Dieta volumétrica
Baseada em alimentos de baixa densidade calórica, como frutas, vegetais e grãos integrais, a dieta volumétrica promove saciedade e redução de peso sem restringir grupos alimentares.
10 – Dieta da Clínica Cleveland
A dieta da Clínica Cleveland é uma abordagem personalizada para promover saúde e bem-estar, com foco na alimentação equilibrada. Desenvolvido com base nas necessidades e preferências individuais, o programa utiliza um aplicativo exclusivo para ajudar os usuários a monitorar sua ingestão de nutrientes e identificar maneiras de melhorar a qualidade de vida.
O plano conta com a aprovação da renomada clínica americana, referência em saúde cardíaca, e oferece orientações práticas para adotar hábitos mais saudáveis de forma eficaz.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mais de 300 aves morrem após incêndio em caminhão na PR-487
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESPORTES

ABL Futsal vence Goioerê na estreia em casa do Paranaense Série Bronze

Publicados

em

Foto: Da Assessoria
Por: tasabendo.com.br
A equipe da ABL Futsal/Eliane Futsal Campo Mourão venceu a ADGG/Goioerê, por 4 a 0, pela segunda rodada do Campeonato Paranaense da Série Bronze.

Um grande público lotou as dependências do ginásio da Vila Urupês, torceram para a equipe mourãoenses e vibraram com os gols de Pedrinho (2x), Wesley e Kaique.

Os comandados do técnico Marcio Rinaldo, líder do grupo, com seis pontos encaram na próxima rodada, no dia 12 de abril, a equipe de Cianorte.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Adolescente de 15 anos agride mãe com golpes de martelo na cabeça
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA