conecte-se conosco


Geral

Velório da pequena Eloisy será a partir das 14h no Ginásio 10 de Agosto; sepultamento ocorre às 18h desta quarta-feira

Publicados

em

Câmara Municipal de Goioerê decretou luto oficial e suspendeu todas as atividades legislativas desta quarta-feira, 18, pelo falecimento de Eloisy da Silva Santana, de apenas 6 anos, filha da vereadora Aline Suellen e de Ademilson Santana.

O velório da pequena Eloisy será realizado no Ginásio 10 de Agosto, com previsão de início a partir das 14 horas. O sepultamento também será hoje, quarta, às 18 horas, no Cemitério Municipal.

Eloisy lutava bravamente contra a leucemia, diagnosticada em 2024. Ela havia passado por uma transfusão de medula óssea, doada por seu irmão, e vinha sendo acompanhada na UTI em Curitiba. No entanto, complicações clínicas agravaram seu estado de saúde, levando ao falecimento durante a madrugada desta quarta-feira.

A comoção tomou conta de Goioerê, que se solidariza com a dor da família.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Campus da UEM Goioerê terá novo curso de Graduação e ainda garante obra de mais de Dois Milhões de reais
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Adesão obrigatória à nota fiscal eletrônica do produtor rural é adiada para 2026

Publicados

em

Os produtores rurais do Paraná terão mais tempo para se adequar à Nota Fiscal do Produtor Eletrônica (NFP-e). A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e a Receita Estadual prorrogaram o prazo para que agricultores e pequenos pecuaristas adotem o documento digital. Com o novo adiamento, os produtores terão até o dia 5 de janeiro de 2026 para se adequar às novas regras.

A nova data foi estabelecida pela Norma de Procedimento Fiscal nº 32/2025 publicada no Diário Oficial do Estado de terça-feira (01). Com isso, os produtores ganham quase seis meses para se adequar ao novo formato.

A NFP-e é um documento exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, destinado a registrar transações que envolvam a circulação de mercadorias para fins fiscais. Ao substituir o documento em papel, a NFP-e (modelo 55) possui as mesmas atribuições e validade jurídica que a Nota Fiscal de Produtor (modelo 4), que será gradualmente substituída pelo ambiente eletrônico.

Leia Também:  Vazio sanitário da soja começa nesta quinta-feira; proibição segue até 10 de setembro

MAIS EFICIÊNCIA – Desde 1º de janeiro de 2021, os produtores rurais com faturamento anual superior a R$ 200 mil já estavam obrigados a utilizar a NFP-e em operações interestaduais. A partir de 2026, porém, essa obrigatoriedade se estenderá para todas as operações, tanto internas quanto interestaduais, independente do valor em questão.

A principal vantagem da NFP-e é a praticidade. Além de reduzir os erros de escrituração, a nota eletrônica também representa um significativo ganho de tempo para o produtor. Com ela, o documento fiscal pode ser emitido de qualquer lugar pela internet, evitando a necessidade de ir às prefeituras para buscar ou entregar as notas fiscais.

Ela também garante mais agilidade e eficiência por parte da Receita Estadual, já que a nota eletrônica é gerada e autorizada imediatamente. A medida também reduz o consumo de papel e diminui os gastos públicos.

COMO EMITIR – A NFP-e pode ser emitida de três formas: pelo Portal Receita PR, pelo Nota Fiscal Fácil (NFF) ou mesmo por um software adquirido de terceiros que seja cadastrado para este fim.

Leia Também:  Estudante de 21 anos morre após inalar lança-perfume e ficar sem ar
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA