GOIOERÊ
Veranico de cerca de 20 dias em Goioerê compromete desenvolvimento da soja, mas chuvas trazem alívio parcial
Veranico de cerca de 20 dias em Goioerê compromete desenvolvimento da soja, mas chuvas trazem alívio parcial
O presidente do Sindicato Rural de Goioerê, Airton Gonçalves, em entrevista ao Notícias Agrícolas, falou que a safra de soja em Goioerê enfrenta desafios significativos devido a um veranico que, em novembro, deixou o município cerca de 20 dias sem chuvas, sob temperaturas que chegaram a 38ºC. Segundo o presidente do Sindicato Rural, o fenômeno impactou o desenvolvimento das plantas em todos os estágios de crescimento.
Airton destaca que embora o excesso de chuva também possa ser prejudicial, é preferível do que uma seca. Com o retorno do sol nos próximos dias, as plantas devem retomar o desenvolvimento, o que proporcionará uma recuperação, ainda que abaixo da produtividade esperada inicialmente”, explica Gonçalves.
O presidente ressaltou que as fortes chuvas nos últimos cinco dias – acumulando entre 150 e 200 mm em algumas áreas – trouxeram algum alívio. Com o retorno do sol nos próximos dias, as plantas devem retomar o desenvolvimento, o que proporcionará uma recuperação, ainda que abaixo da produtividade esperada inicialmente”, explica Gonçalves.
Embora seja cedo para quantificar as perdas, o veranico comprometeu a expectativa de uma safra cheia. “Haverá recuperação com as chuvas, mas não na produtividade esperada inicialmente”, ressaltou o líder rural.
Outro ponto de atenção é o risco de doenças, intensificado pelo período chuvoso. Airton afirma que muitos produtores anteciparam os tratos culturais e as aplicações preventivas, diante da previsão de chuvas que tinham, e que isto não deverá ser um problema para o produtor.
GOIOERÊ
UBS Central de Goioerê amplia horários de atendimento noturno até às 21 horas
UBS Central de Goioerê amplia horários de atendimento noturno até às 21 horas
A UBS Central de Goioerê está realizando atendimento em horário estendido, no período noturno, de segunda a quinta-feira, das 17h às 21h. São disponibilizadas 20 vagas por dia, garantindo mais comodidade e acessibilidade para a população. A iniciativa visa atender melhor os moradores que não têm disponibilidade de procurar as unidades de saúde durante o dia. São 20 vagas por dia.
-
Geral8 meses atrás
PRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
Geral2 anos atrás
Sonho realizado
-
Geral3 anos atrás
Jovem fica com o nariz necrosado após procedimento estético malsucedido
-
FAROL3 anos atrás
A prefeitura de Farol vai voltar a realizar este ano a Expofar com shows, rodeio e portões abertos
-
GOIOERÊ3 anos atrás
Chegou a novidade da Coral na Tigrão Tintas “verniz anti-mosquito” – Veja o vídeo
-
JURANDA2 anos atrás
Sanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
Geral2 anos atrás
Placa Mercosul | Como descobrir a cidade de origem do carro?
-
CAMPINA DA LAGOA2 anos atrás
Conheça perigos e consequências da picada de escorpião