Geral
Viúva que assumiu candidatura do marido após assassinato dele é eleita
Viúva que assumiu candidatura do marido após assassinato dele é eleita
O político foi morto com 11 tiros e o pai dele, Sandi Alves de Oliveira, de 58 anos, que estava junto na hora, também foi assassinado

Maria de Fátima Mesquita da Silva, a Fatinha de Marcelo (União), foi eleita prefeita de João Dias (RN), neste domingo (6). Ela assumiu a candidatura no meio da corrida eleitoral, após o marido, que era prefeito e candidato à reeleição, ser assassinado a tiros no dia 27 de agosto.
Marcelo Oliveira (União) visitava eleitores em um dos bairros da cidade, quando foi surpreendido pela chegada de criminosos em dois veículos. O político foi morto com 11 tiros e o pai dele, Sandi Alves de Oliveira, de 58 anos, que estava junto na hora, também foi assassinado.
O caso gerou enorme repercussão e segue sendo investigado pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte. A esposa, Maria de Fátima, assumiu a candidatura, em meio ao luto, após decisão do partido, e foi eleita neste domingo com 66,84% dos votos válidos.
Com o nome político “Fatinha de Marcelo”, ela atingiu um total de 1.818 votos, mais do que o triplo da segunda colocada, a candidata Damária Jácome (Republicanos), que ficou com 566 votos.
Segunda candidatura
Esta foi a segunda vez que Maria de Fátima disputou uma eleição. A primeira candidatura dela foi em 2016, quando foi eleita vereadora de João Dias. Fatinha tem 34 anos e é agricultora. O vice dela é o mesmo que completava a chapa do marido: João Pedro (União).
O prefeito assassinado, Marcelo Oliveira, tinha 38 anos de idade. O pai dele, Sandi, também tinha histórico político no município. Ele era ex-vereador de João Dias. De acordo com a polícia, cerca de oito pessoas participaram do atentado contra eles.
O inquérito que apura o caso está em fase final e deve ser apresentado, em breve, para oferecimento de denúncia ao Judiciário. Um dos mistérios que a investigação tenta desvendar é qual teria sido a motivação do crime.
O delegado responsável, Alex Wagner, não descarta nada, nem mesmo a possível relação com a disputa política.
Via: TN Online

Geral
Tragédia em Rio Bonito do Iguaçu: veja a lista com as seis vítimas confirmadas; centenas ficaram feridos
Tragédia em Rio Bonito do Iguaçu: veja a lista com as seis vítimas confirmadas; centenas ficaram feridos
A Polícia Científica do Paraná confirmou neste sábado, 8, a identificação de cinco das seis vítimas fatais do tornado que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado, na tarde de sexta-feira, 7. O fenômeno climático provocou destruição em larga escala, deixando centenas de feridos e milhares de desabrigados.
As vítimas oficialmente identificadas são:
• Jose Neri Geremias, 53 anos (vítima de Guarapuava)
• Julia Kwapis, 14 anos
• Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos
• Claudino Paulino Risse, 57 anos
• Adriane Maria de Moura, 47 anos
• Jose Gieteski, 83 anos

José Neri, Julia Kwapis, Jurandir Nogueira Ferreira, Claudino Risso e Adriane Maria de Moura, vítimas do tornado no Paraná | Fotos: Cedidas pela família
‘Só vi quando a casa desabou em cima de mim’: vítima relata destruição
A diarista Eloina da Silva, de 45 anos, estava na cozinha fazendo o jantar para a família quando o teto da casa começou a ruir durante o tornado. A mulher contou ao Estadão que foi socorrida desacordada após ser atingida pela estrutura do imóvel.
“Só vi quando a minha casa desabou em cima de mim. É o que eu consigo lembrar”, contou a diarista. Um dos dois filhos de Silva também estava dentro da casa no momento do fenômeno sem precedentes na história do Estado, mas ele não ficou ferido.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o município localizado a aproximadamente 380 quilômetros de Curitiba registrou ventos acima de 250 km/h.
“Foi dentro de segundos. Uma destruição. Foi muito feio”, lembrou. A estrutura desabou, e parte da casa caiu sobre ela. “Eu estava sangrando muito e tiveram que me levar desacordada para o hospital. A estrutura da casa caiu em cima de mim. Acho que foi um pedaço de madeira que caiu na minha cabeça”, relatou.
A diarista conta que sofreu ferimentos graves e foi levada para um hospital da região que estava lotado. Segundo o Governo do Paraná, ao menos 750 pessoas que ficaram feridas no tornado foram atendidas até o início da tarde deste sábado, 8.

O atendimento inicial das vítimas está sendo feito em duas unidades hospitalares, uma unidade básica de saúde (UBS) e uma faculdade de Laranjeiras do Sul. Os pacientes que precisam de transferências são encaminhados ao Hospital Universitário de Cascavel e ao Hospital Regional de Guarapuava.
“Na cabeça, estou com um corte. Em um braço, levei sete ou oito pontos. Em uma perna, do joelho para baixo, estou com 15 pontos. Do joelho para cima, tem dez. Na boca, estou com sete pontos”, diz Silva, que recebeu alta por volta das 4h da madrugada.
Ao Estadão, a mulher afirmou que está com os filhos na casa da irmã, no Campo do Bugre, distrito de Rio Bonito do Iguaçu. Segundo ela, um de seus vizinhos está entre os seis mortos em decorrência do tornado.
O governador Ratinho Junior (PSD) decretou luto oficial de três dias em razão das mortes dos moradores das cidades afetadas.

Foto: Ari Dias/AEN
-
Geral2 anos atrásSonho realizado
-
Geral1 ano atrásPRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
ESPORTES8 meses atrás -
GOIOERÊ8 meses atrásO Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
Janiópolis2 anos atrásSanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
GOIOERÊ8 meses atrásGoioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE9 meses atrásRancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção
-
ESPORTES2 anos atrás‘Maria-Fedida’: 4 fatos curiosos sobre os percevejos fedorentos



