conecte-se conosco


Geral

Campo Mourão decreta intervenção na gestão da Santa Casa

Publicados

em

Campo Mourão decreta intervenção na gestão da Santa Casa

A administração municipal de Campo Mourão decidiu decretar intervenção na gestão da Santa Casa de Misericórdia. A medida, de iniciativa do prefeito Tauillo Tezelli, foi referendada pelos gestores dos municípios da região que utilizam os serviços do hospital, durante assembleia nesta sexta-feira (9), na sede da Comcam, em Campo Mourão.

A intervenção, pelo período de 12 meses, foi a alternativa encontrada pelos gestores da Saúde, após a atual direção do hospital comunicar a interrupção de atendimentos e cobrar repasse de recursos não condizentes com a realidade dos municípios. Sobre o assunto várias reuniões foram realizadas, com a direção do hospital, governo do Estado e Ministério Público.

 

“Foi necessário adotar essa medida em razão do iminente risco à saúde da população de Campo Mourão e região”, observou o prefeito Tauillo. Como interventor será nomeado o coordenador geral do município, Sérgio Henrique dos Santos e uma comissão interventora.

Entre as atribuições da comissão estará a elaboração e apresentação de um diagnóstico da situação operacional, financeira-econômica e gestão da entidade; regularização dos serviços, especialmente os de atendimentos de urgência, emergência e de plantões de 24 horas; convocar Assembleia-Geral para possibilitar a condução de novos membros à Mesa Diretora e Conselho Fiscal; proporcionar, por meios adequados, a continuidade dos serviços de saúde no âmbito local.

Leia Também:  Na semana do Natal, Governo entrega mais 222 casas e novo condomínio do idoso

O decreto de intervenção prevê ainda que a Comissão Interventora apresentará relatório ao Ministério Público, a Secretária Municipal de Saúde, ao Conselho Municipal de Saúde e ao Poder Legislativo Municipal, relativo às suas atividades, bem como da situação apurada na Instituição.

Tasabendo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dia dos Avós: convívio com os netos faz bem para a saúde

Publicados

em

Nesta sexta-feira (26), celebra-se o Dia dos Avós em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. A data, criada no século XX, homenageia os avós e destaca a importância da convivência intergeracional.

dia-dos-avos

 

Estudos mostram que a interação com os netos pode trazer diversos benefícios para a saúde dos idosos, segundo a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária do Ministério da Saúde.

Benefícios da relação entre avós e netos

De acordo com Lígia Gualberto, médica geriatra e coordenadora do setor, o convívio com os netos oferece mais do que carinho e companhia. Ele promove:

  • Respeito intergeracional: a convivência ensina o respeito pelas diferenças e o valor das diversas gerações.
  • Aprendizado de novas tecnologias: os avós têm a chance de aprender sobre novas tecnologias e desenvolver habilidades contemporâneas.
  • Perspectivas culturais: a interação permite que os idosos vejam o mundo sob novas perspectivas, enriquecendo sua visão cultural.

Dia dos Avós: impactos positivos na saúde

O Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos (ELSI Brasil) indica que idosos que participam ativamente de suas comunidades e têm boas relações sociais apresentam melhores indicadores de saúde.

Essa participação é fundamental para a capacidade intrínseca, um conceito multidimensional de saúde introduzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse conceito avalia as capacidades mentais e físicas essenciais para que os idosos continuem engajados em atividades que valorizam.

Leia Também:  Prisões de eleitores estão proibidas a partir desta terça-feira

Envelhecimento Ativo

A OMS destaca que a mudança de visão sobre o envelhecimento, tanto por parte dos idosos quanto da sociedade, contribui para uma maior longevidade.

O conceito de “envelhecimento ativo” refere-se à participação dos idosos em atividades sociais, econômicas, culturais e espirituais, conforme suas capacidades e desejos. Essa participação reforça o sentimento de pertencimento e utilidade, beneficiando a saúde e o bem-estar geral dos idosos.

 

por Massa News

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA