conecte-se conosco


Geral

Eventos técnicos da Coamo e Integrada discutem tecnologia e inovação no agronegócio 

Publicados

em

Eventos técnicos da Coamo e Integrada discutem tecnologia e inovação no agronegócio 

Representantes do Governo do Estado participaram nesta quarta-feira (31) da AgroTec, evento da Integrada Cooperativa Agroindustrial, em Londrina, e do encontro de cooperados da Coamo, em Campo Mourão.

 


A importância da tecnologia e da inovação no setor agropecuário para enfrentar as interferências climáticas, melhorar a produtividade e garantir maior rentabilidade aos produtores foi destacada nesta quarta-feira (31) durante a AgroTec, evento da Integrada Cooperativa Agroindustrial, em Londrina, e no encontro de cooperados da Coamo, em Campo Mourão. Representantes do Governo do Estado participaram dos dois eventos.

Na fazenda experimental da Coamo Cooperativa Agroindustrial, em Campo Mourão, o encontro de cooperados também foi oportunidade para difusão da modernidade no campo. Tratado como uma sala de aula ao ar livre, o evento, que se estende até sexta-feira, foca em palestras técnicas, visita aos campos experimentais para demonstração das boas práticas no desenvolvimento das culturas de verão e uma feira de máquinas.

Leia Também:  Estudo mostra que estalar o pescoço realmente pode levar a morte.

 

Cerca de 3,5 mil pessoas devem circular pelo local, que fica na saída para Luiziana. “Acompanhamos a trajetória dessa que é a maior cooperativa da América Latina, uma trajetória ímpar de investimento em inovação, ciência, tecnologia e conhecimento para sustentar a dinâmica dos mais de 30 mil cooperados”, acentuou Ortigara.

O presidente-executivo da Coamo, Airton Galinari, disse que a intenção é dar viabilidade para os negócios dos cooperados, e a opção foi pelo modelo de contato direto e pela participação da família e dos jovens. “A Coamo colocou isso em seu DNA”, afirmou.

Segundo ele, foram selecionados os experimentos indicados para o atual momento climático. “Aqueles que possam enfrentar altas temperaturas, estresse hídrico, tudo o que compromete o bom desenvolvimento da lavoura”, salientou.

Com 53 anos de existência, a Coamo deve anunciar em breve o faturamento de 2023, com expectativa de que rompa a barreira dos R$ 30 bilhões. Em 2022 foram R$ 28,1 bilhões.

AEN

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dia dos Avós: convívio com os netos faz bem para a saúde

Publicados

em

Nesta sexta-feira (26), celebra-se o Dia dos Avós em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. A data, criada no século XX, homenageia os avós e destaca a importância da convivência intergeracional.

dia-dos-avos

 

Estudos mostram que a interação com os netos pode trazer diversos benefícios para a saúde dos idosos, segundo a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária do Ministério da Saúde.

Benefícios da relação entre avós e netos

De acordo com Lígia Gualberto, médica geriatra e coordenadora do setor, o convívio com os netos oferece mais do que carinho e companhia. Ele promove:

  • Respeito intergeracional: a convivência ensina o respeito pelas diferenças e o valor das diversas gerações.
  • Aprendizado de novas tecnologias: os avós têm a chance de aprender sobre novas tecnologias e desenvolver habilidades contemporâneas.
  • Perspectivas culturais: a interação permite que os idosos vejam o mundo sob novas perspectivas, enriquecendo sua visão cultural.

Dia dos Avós: impactos positivos na saúde

O Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos (ELSI Brasil) indica que idosos que participam ativamente de suas comunidades e têm boas relações sociais apresentam melhores indicadores de saúde.

Essa participação é fundamental para a capacidade intrínseca, um conceito multidimensional de saúde introduzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse conceito avalia as capacidades mentais e físicas essenciais para que os idosos continuem engajados em atividades que valorizam.

Leia Também:  Boletim divulgado nesta quinta-feira (9) registra 71 novos casos e mais sete mortes. Paraná tem 621 casos confirmados e 24 óbitos

Envelhecimento Ativo

A OMS destaca que a mudança de visão sobre o envelhecimento, tanto por parte dos idosos quanto da sociedade, contribui para uma maior longevidade.

O conceito de “envelhecimento ativo” refere-se à participação dos idosos em atividades sociais, econômicas, culturais e espirituais, conforme suas capacidades e desejos. Essa participação reforça o sentimento de pertencimento e utilidade, beneficiando a saúde e o bem-estar geral dos idosos.

 

por Massa News

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA