conecte-se conosco


Geral

Laje desaba sobre crianças e menina de quatro anos tem as duas pernas amputadas

Publicados

em

Foz do Iguaçu: laje desaba sobre crianças e menina de quatro anos tem as duas pernas amputadas
Uma menina de 4 anos teve as duas pernas amputadas ao ser atingida por uma queda de laje, que caiu sobre ela e sobre um amiguinho, de 10 anos, no fim da tarde do último sábado (13) em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O garoto também está internado com lesões gravíssimas em cabeça e peito.
A queda de laje foi na Rua Armando Dalpiazza, no bairro Parque da Lagoa. Conforme o Corpo de Bombeiros, as crianças tomavam banho de piscina no jardim, montada embaixo de uma sacada, quando a estrutura cedeu e caiu sobre a piscina.

Na hora a menina teve as pernas amputadas. O menino teve traumatismo craniano grave, hemorragia pelos ouvidos e lesão muito significativa em tórax, que prejudica o pulmão.
A menina foi levada pelos próprios familiares ao Hospital Costa Cavalcanti. O garoto, por outro lado, foi levado pelo Siate ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Dessa forma, ambos permanecem internados em estado gravíssimo.
(Reportagem: RIC)

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  165 ambulâncias e veículos ampliam atendimento regional da saúde
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dia dos Avós: convívio com os netos faz bem para a saúde

Publicados

em

Nesta sexta-feira (26), celebra-se o Dia dos Avós em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. A data, criada no século XX, homenageia os avós e destaca a importância da convivência intergeracional.

dia-dos-avos

 

Estudos mostram que a interação com os netos pode trazer diversos benefícios para a saúde dos idosos, segundo a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária do Ministério da Saúde.

Benefícios da relação entre avós e netos

De acordo com Lígia Gualberto, médica geriatra e coordenadora do setor, o convívio com os netos oferece mais do que carinho e companhia. Ele promove:

  • Respeito intergeracional: a convivência ensina o respeito pelas diferenças e o valor das diversas gerações.
  • Aprendizado de novas tecnologias: os avós têm a chance de aprender sobre novas tecnologias e desenvolver habilidades contemporâneas.
  • Perspectivas culturais: a interação permite que os idosos vejam o mundo sob novas perspectivas, enriquecendo sua visão cultural.

Dia dos Avós: impactos positivos na saúde

O Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos (ELSI Brasil) indica que idosos que participam ativamente de suas comunidades e têm boas relações sociais apresentam melhores indicadores de saúde.

Essa participação é fundamental para a capacidade intrínseca, um conceito multidimensional de saúde introduzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse conceito avalia as capacidades mentais e físicas essenciais para que os idosos continuem engajados em atividades que valorizam.

Leia Também:  Síndrome do Pânico: cientistas criam app que ajuda a controlar sintomas

Envelhecimento Ativo

A OMS destaca que a mudança de visão sobre o envelhecimento, tanto por parte dos idosos quanto da sociedade, contribui para uma maior longevidade.

O conceito de “envelhecimento ativo” refere-se à participação dos idosos em atividades sociais, econômicas, culturais e espirituais, conforme suas capacidades e desejos. Essa participação reforça o sentimento de pertencimento e utilidade, beneficiando a saúde e o bem-estar geral dos idosos.

 

por Massa News

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA