conecte-se conosco


RANCHO ALEGRE D'OESTE

Saúde de Rancho Alegre intensifica recomendações sobre os cuidados preventivos para evitar a dengue

Publicados

em

Saúde de Rancho Alegre intensifica recomendações sobre os cuidados preventivos para evitar a dengue

Com a chegada do verão, o Departamento de Saúde de Rancho Alegre d’Oeste alerta para a necessidade de redobrar os cuidados na prevenção da dengue. O aumento do risco de propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, Zika e chikungunya, motiva um esforço intensificado para conscientizar a população sobre medidas preventivas.
A propagação do Aedes aegypti atinge seu ápice durante o verão, devido ao aumento da quantidade de chuvas, que proporciona mais locais propícios para a fêmea depositar seus ovos. As altas temperaturas aceleram o ciclo de desenvolvimento do mosquito, resultando em uma proliferação mais rápida entre as fases de ovo, larva e adulto. A água das chuvas pode, ainda, desencadear a eclosão de ovos colocados semanas ou meses antes, originando milhares de novos mosquitos.

 


A secretária de Saúde, Dayana Rodrigues, destaca a importância de conscientizar a população sobre a prevenção, especialmente em um período propício à proliferação do Aedes aegypti. “Estamos no verão, momento em que as chuvas aumentam, favorecendo a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Para evitar isso, precisamos conscientizar a população sobre a prevenção, que depende de medidas efetivas de controle do vetor”, enfatiza Dayana.
Ela reforça que a prevenção da dengue envolve evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que possa servir como criadouro. Locais como vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo recipientes pequenos, como tampas de garrafas, podem se tornar criadouros. “Evitar a água parada é a melhor forma de prevenção. Por isso, é fundamental a participação consciente de toda a população”, alerta Dayana.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Férias Felizes de Rancho Alegre será lançada terça,21, pela prefeita Suely
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BOA ESPERANÇA

Hemepar precisa com urgência de doação de sangue O+ e O-; estoque atual dá para 2 dias

Publicados

em

O atual estoque de sangue tipos O+ e O- do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é suficiente para apenas mais dois dias.

A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) nesta quarta-feira (24) ao reforçar o pedido urgente de doações de sangue desses tipos.

 

A situação é considerada crítica. O Hemepar é uma das unidades da secretaria responsável por coletar, fazer transfusões, armazenar, processar e distribuir sangue a 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos no estado.

De acordo com a secretaria, neste ano mais de 113,7 mil bolsas de sangue foram doadas no Paraná, sendo cerca de 60 mil tipo O+ ou O-. Ainda assim, a pasta alerta que a aproximação de períodos mais frios pode fazer com que a frequência de doações diminua.

“O frio é um grande dificultador da doação. Nestes períodos, as pessoas tendem a possuir hábitos mais caseiros e frequentemente notamos uma queda na coleta de sangue. Por isso, é importante reforçar, sempre que possível, a importância deste ato, absolutamente indispensável no salvamento de vidas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

 

Leia Também:  Férias Felizes de Rancho Alegre será lançada terça,21, pela prefeita Suely

Em CuritibaCascavelMaringáPato BrancoPonta Grossa e Toledo é possível agendar pelo site a doação de sangue ao Hemepar. Nas demais unidades, o atendimento é por ordem de chegada.

Quem pode doar sangue?

 

Para ser voluntário é preciso ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto.

Homens podem fazer a doação de dois em dois meses; as mulheres de três em três.

Durante o processo, são coletados cerca de 470 ml de sangue, de acordo com a altura e o peso do doador, além de quatro tubos de sangue para a realização dos exames.

Todos os dias, cerca de 700 bolsas de sangue são encaminhadas aos hospitais paranaenses para os mais diversos tipos de tratamento, somando mais de 21 mil bolsas por mês e 252 mil ao ano.

Leia Também:  Futsal e atletismo de Rancho Alegre estão na final dos Jogos Escolares
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA